Palestra esclarece aplicação da Inteligência Artificial

O uso de robôs não representa riscos a empregos formais ou implica na desativação de postos de trabalho em massa. A afirmação é do especialista em Inteligência Artificial Henrique Bilbao, CEO e fundador da empresa blumenauense HiMaker, ao falar sobre o assunto na plenária ACIJS-APEVI na segunda-feira (21).
Formado em Ciências da Computação, Henrique desenvolveu o robô virtual Elly, que utiliza as ferramentas de inteligência artificial do Watson, da IBM. Segundo ele, a aceitação de sistemas autômatos vem crescendo em vários setores da economia e estudos indicam que até 2020 mais de 85% da relação entre empresas e consumidores se dará por meio de recursos de Inteligência Artificial.
“Há indicadores de substituição de 5 milhões de empregos nos próximos anos em funções que poderão se desempenhadas por robôs, mas isto não quer dizer que as pessoas ficarão desempregadas. O que vai acontecer é que estes trabalhadores poderão se dedicar a atividades mais importantes para as empresas, precisarão se atualizar, mas isto não significa desemprego”, diz o empresário.
Mesmo com o incremento do uso de robôs, lembra Henrique Bilbao, será preciso profissionais para o treinamento dos equipamentos, uma vez que um robô apenas repete o que está programado. “O robô depende sempre das informações que recebe. A diferença é que ele aprende uma única vez e não esquece nunca o que está na sua programação”.
As vantagens dos sistemas de inteligência artificial estão concentradas basicamente na eliminação de atividades repetitivas que desgastam o trabalhador, a redução de custos burocráticos, otimizando assim tempo e recursos das empresas.
Há ganhos com o fluxo automático das informações, permitindo que as organizações tenham um canal único de conversação com seus clientes, evitando desgastes comuns no relacionamento tradicional e com isto os funcionários podem se concentrar em atividades mais rentáveis às empresas, que ganham mais escala e se tornam mais competitivas no mercado.
Noite de reconhecimento aos Núcleos Empresariais da ACIJS
Moção de Aplausos representa o reconhecimento do Poder Legislativo à atuação dos Núcleos Empresariais em prol do desenvolvimento econômico e social do município
BR-280: obra do novo viaduto em Guaramirim prossegue
Última grande Obra de Arte Especial do projeto de duplicação do trecho estadual, expectativa do Governo do Estado é de conclusão do viaduto nos primeiros meses de 2026
Câmara de Vereadores homenageará Núcleos Empresariais da ACIJS
Reconhecimento com moção de aplausos aos Núcleos Empresariais acontece nesta quinta-feira, às 19 horas, no CEJAS. Evento é aberto à comunidade
ACIJS realiza, dia 27, assembleia de eleição de nova diretoria
Associados são convidados a partir da AGE que definirá novo período de gestão para a diretoria no biênio 2026-2027
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional