Palestra esclarece aplicação da Inteligência Artificial

O uso de robôs não representa riscos a empregos formais ou implica na desativação de postos de trabalho em massa. A afirmação é do especialista em Inteligência Artificial Henrique Bilbao, CEO e fundador da empresa blumenauense HiMaker, ao falar sobre o assunto na plenária ACIJS-APEVI na segunda-feira (21).
Formado em Ciências da Computação, Henrique desenvolveu o robô virtual Elly, que utiliza as ferramentas de inteligência artificial do Watson, da IBM. Segundo ele, a aceitação de sistemas autômatos vem crescendo em vários setores da economia e estudos indicam que até 2020 mais de 85% da relação entre empresas e consumidores se dará por meio de recursos de Inteligência Artificial.
“Há indicadores de substituição de 5 milhões de empregos nos próximos anos em funções que poderão se desempenhadas por robôs, mas isto não quer dizer que as pessoas ficarão desempregadas. O que vai acontecer é que estes trabalhadores poderão se dedicar a atividades mais importantes para as empresas, precisarão se atualizar, mas isto não significa desemprego”, diz o empresário.
Mesmo com o incremento do uso de robôs, lembra Henrique Bilbao, será preciso profissionais para o treinamento dos equipamentos, uma vez que um robô apenas repete o que está programado. “O robô depende sempre das informações que recebe. A diferença é que ele aprende uma única vez e não esquece nunca o que está na sua programação”.
As vantagens dos sistemas de inteligência artificial estão concentradas basicamente na eliminação de atividades repetitivas que desgastam o trabalhador, a redução de custos burocráticos, otimizando assim tempo e recursos das empresas.
Há ganhos com o fluxo automático das informações, permitindo que as organizações tenham um canal único de conversação com seus clientes, evitando desgastes comuns no relacionamento tradicional e com isto os funcionários podem se concentrar em atividades mais rentáveis às empresas, que ganham mais escala e se tornam mais competitivas no mercado.
Duas Rodas celebra centenário e reafirma o orgulho de Jaraguá do Sul
Empresa comemora neste dia 1º de dezembro uma trajetória que a levou a ter operações em 8 países e exportar para mais de 70 países
Executivo e Legislativo apresentarão, dia 1º, resultados do ano no Encontro Empresarial da ACIJS
Evento tradicional de fim de ano no Centro Empresarial permite que a comunidade conheça as principais ações da Prefeitura e da Câmara de Vereadores
ACIJS elege nova diretoria para o período 2026-2027
Entre as diretrizes da nova gestão, ressaltados pelo presidente Francisco Tavares Junior, estão o compromisso da nova gestão com temas historicamente acompanhados pela entidade, como o crescimento regional sustentável e o fortalecimento da educação como caminho para o desenvolvimento das empresas e da comunidade
Sustentabilidade é desafio permanente da sociedade, afirmam especialistas no V Seminário Cidades Mais Saudáveis
Evento foi realizado em parceria com a Prefeitura e ACIJS, que é mantenedora do programa Jaraguá Mais Saudável
ACIJS e CDL são reconhecidas em solenidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Homenagem reconhece parceria da classe empresarial com as instituições de segurança
Seminário fortalece ações de promoção da saúde nas cidades
Em 2025, evento marca um novo momento: o de reconhecer o que já foi construído e refletir sobre os próximos passos do programa Jaraguá Mais Saudável