Palestra esclarece aplicação da Inteligência Artificial
O uso de robôs não representa riscos a empregos formais ou implica na desativação de postos de trabalho em massa. A afirmação é do especialista em Inteligência Artificial Henrique Bilbao, CEO e fundador da empresa blumenauense HiMaker, ao falar sobre o assunto na plenária ACIJS-APEVI na segunda-feira (21).
Formado em Ciências da Computação, Henrique desenvolveu o robô virtual Elly, que utiliza as ferramentas de inteligência artificial do Watson, da IBM. Segundo ele, a aceitação de sistemas autômatos vem crescendo em vários setores da economia e estudos indicam que até 2020 mais de 85% da relação entre empresas e consumidores se dará por meio de recursos de Inteligência Artificial.
“Há indicadores de substituição de 5 milhões de empregos nos próximos anos em funções que poderão se desempenhadas por robôs, mas isto não quer dizer que as pessoas ficarão desempregadas. O que vai acontecer é que estes trabalhadores poderão se dedicar a atividades mais importantes para as empresas, precisarão se atualizar, mas isto não significa desemprego”, diz o empresário.
Mesmo com o incremento do uso de robôs, lembra Henrique Bilbao, será preciso profissionais para o treinamento dos equipamentos, uma vez que um robô apenas repete o que está programado. “O robô depende sempre das informações que recebe. A diferença é que ele aprende uma única vez e não esquece nunca o que está na sua programação”.
As vantagens dos sistemas de inteligência artificial estão concentradas basicamente na eliminação de atividades repetitivas que desgastam o trabalhador, a redução de custos burocráticos, otimizando assim tempo e recursos das empresas.
Há ganhos com o fluxo automático das informações, permitindo que as organizações tenham um canal único de conversação com seus clientes, evitando desgastes comuns no relacionamento tradicional e com isto os funcionários podem se concentrar em atividades mais rentáveis às empresas, que ganham mais escala e se tornam mais competitivas no mercado.

Samae apresenta na ACIJS resultados de gestão de água e saneamento
Relato mostra avanços significativos em áreas essenciais à qualidade de vida, como a ampliação de fornecimento de água, tratamento de esgoto e no incentivo à destinação correta de resíduos e na reciclagem

Núcleo de Voluntariado recebe reconhecimento por atuação social em Jaraguá do Sul
Honraria concedida pelo Poder Legislativo distingue a força do voluntariado e capacidade de organização de pessoas, entidade e poder público em torno da causa social no município

Jaraguá do Sul entre as cidades mais competitivas do Brasil
Município aparece em 12º lugar em ranking nacional do Centro de Liderança Pública

Painel SC que Dá Certo destaca histórias de empreendedorismo de sucesso
Um dos destaques, o Grupo Agricopel estará no Summit ACIJS, em setembro

Especialistas orientam empresas sobre importância da gestão de riscos no ambiente de trabalho
Encontro Empresarial realizado pela ACIJS em parceria com a Unimed debateu as alterações na NR 1 e os impactos de doenças psicossociais nos trabalhadores

Jornada Empreendedora Sebrae e ACIJS sobre legislação tributária
Confira os destaques da agenda ACIJS, participe e ajude a fortalecer o associativismo empresarial da região