Painel debate desafios e perspectivas do mercado de veículos elétricos
O mercado de carros elétricos no Brasil tem mostrado um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado por uma combinação de fatores como preocupações ambientais, incentivos governamentais e avanços tecnológicos.
O aumento da conscientização sobre a sustentabilidade e a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa têm levado consumidores e empresas a considerarem veículos elétricos como uma alternativa viável aos veículos movidos a combustíveis fósseis.
Entretanto, o segmento ainda enfrenta diversos desafios para alcançar um desenvolvimento robusto. A infraestrutura de recarga é uma das principais barreiras, com uma rede de pontos de carregamento ainda insuficiente para atender a crescente demanda. Além disso, o custo elevado dos veículos elétricos em comparação com os convencionais é um obstáculo significativo, embora o cenário esteja melhorando com a redução dos preços das baterias e a oferta de novos modelos mais acessíveis.
Cenários do setor vão estar em debate durante o 2º Painel de Carros Elétricos, que ocorre no dia 4 de junho (terça-feira), às 19 horas no CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.
Iniciativa dos Núcleos Empresariais de Automecânicas e de Concessionárias de Veículos da ACIJS, o evento tem como pano de fundo o futuro dos veículos elétricos e a infraestrutura necessária para impulsionar a mobilidade sustentável. Em torno do tema central “Rumo ao futuro sustentável”, o evento reunirá especialistas da indústria automotiva, empresários do setor, acadêmicos e entusiastas para explorar as últimas tendências, desafios e oportunidades.
O evento é aberto ao público em geral, com ingresso solidário de 1 quilo de alimento não perecível. As inscrições devem ser feitas no site www.acijs.com.br (aba agenda) e informações podem ser obtidas pelos telefones (47) 98835-1316 e 99901-6016 ou pelos e-mails eventos@acijs.com.br e cristiano@connect.com.br.
Programação do painel e abordagens dos convidados
O 2º Painel de Carros Elétricos terá como mediador o empresário Odair Borges de Freitas, da ABF Bosch Service, integrante do Núcleo Estadual de Automecânicas e da Associação de Reparadoras de Veículos de Santa Catarina, ex-coordenador do Núcleo Empresarial de Automecânicas da ACIJS de 2004 a 2007 e ex-vice-presidente da entidade.
“É uma oportunidade para conhecermos um setor que revoluciona a indústria automotiva, um movimento em direção a um futuro mais limpo e sustentável. Teremos um debate sobre a infraestrutura necessária para impulsionar a mobilidade verde, além de apresentar as últimas tendências e tecnologias do segmento”, assinala Odair.
São convidados como painelistas o engenheiro Eduardo José Batista, chefe de projetos de mobilidade elétrica da WEG, que falará sobre a atuação da empresa junto à indústria de baterias de carros elétricos e trará um panorama das inovações tecnológicas e contribuições da eletro mobilidade para a sustentabilidade; Diego Zaninotto, diretor da Uvel Veículos, abordará a visão sobre a demanda e tendências do mercado, desafios e oportunidades para adoção de veículos elétricos em larga escala; Frederico R. Bastos, CEO na TBOX Automotive Diagnostics, apresentará uma visão sobre as especificidades da manutenção e reparação de carros elétricos, e desafios técnicos e oportunidades para o setor de reparação automotiva.
Mercado em expansão, mesmo com desafios de infraestrutura
A produção e a frota de carros elétricos no Brasil têm crescido significativamente, segundo os dados de entidades do setor, como a Anfavea – Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotivos. Em 2023, as vendas de veículos elétricos atingiram 93,9 mil unidades, quase dobrando em comparação ao ano anterior. A frota total de veículos elétricos e híbridos no Brasil chegou a 291 mil em 2023, um aumento impressionante de 787% nos últimos cinco anos.
São Paulo é o estado com a maior concentração de carros elétricos, refletindo sua infraestrutura mais desenvolvida e a maior demanda por veículos sustentáveis. O estado lidera tanto em número de veículos quanto em pontos de recarga disponíveis, o que facilita a adoção de veículos elétricos.
Em Santa Catarina, o número de veículos elétricos também tem mostrado um crescimento considerável. Em 2022, o estado contava com 3.138 veículos leves eletrificados, abrangendo modelos totalmente elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos não plug-in (HEV). No estado, Florianópolis lidera os municípios catarinenses com a maior frota de veículos elétricos, mas também se destacam Balneário Camboriú, Blumenau, Joinville, Itajaí, além de Jaraguá do Sul.
Consultorias e empresas de pesquisa, como McKinsey, BCG e Frost & Sullivan, que frequentemente publicam relatórios sobre o mercado de veículos elétricos, também indicam a expansão do setor, que ainda convive com a dependência de importação de componentes e a falta de uma cadeia de suprimentos local robusta. Por outro lado, especialistas apontam a perspectiva de desenvolvimento do segmento por meio de políticas públicas de incentivo, como isenção de impostos e subsídios para a instalação de infraestrutura de recarga, além de promover a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias relacionadas.
As montadoras também estão ampliando suas linhas de veículos elétricos no país, e a expectativa é que a produção nacional aumente nos próximos anos. Com a expansão da infraestrutura de recarga e a diminuição dos custos, espera-se que o mercado de carros elétricos no Brasil continue crescendo, contribuindo para um futuro mais sustentável e uma mobilidade urbana mais eficiente.
Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra
Evento, gratuito, é uma das atividades do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE, uma opção de qualificação profissional e de excelência para líderes, empresários e empreendedores
Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região
Em sua sétima edição, evento tem programação com foco em experiências e desenvolvimento regional
Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT
Encontro Empresarial da ACIJS reuniu lideranças e profissionais do setor para discutir os desafios e oportunidades da indústria têxtil no Brasil
BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região
A participação no encontro é gratuita e aberta a empresários de todos os setores que buscam conhecer linhas de crédito definidas pelo governo federal no enfrentamento ás tarifas impostas pelo governo dos EUA
Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul
Iniciativa do Núcleo de Voluntariado Corporativo tem como objetivo promover valores como solidariedade, consciência ambiental e consumo responsável, por meio da troca de brinquedos e livros entre crianças da comunidade
BR-280: duplicação no trecho estadualizado prossegue com obras em Guaramirim
Viaduto sobre a linha férrea é a única Obra de Arte de maior porte restante do projeto de duplicação do trecho estadual da rodovia