Seja um associado
Notícias

Fique bem informado

Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 09/09/2024
Compartilhe:

Evento especial do Núcleo de Mulheres Empreendedoras ACIJS celebra 29 anos de mobilização

O Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS) comemora na terça-feira, dia 10, o vigésimo nono ano de atuação e de representatividade à participação feminina na economia do município e região.

Para marcar a data, um evento especial aberto à comunidade vai contar com palestra da empresária e conselheira Monika Hufenüssler Conrads, e da vice-presidente de Núcleos Empresariais da ACIJS, Simone da Rosa, sobre o tema “Desenvolvimento da Mulher Empreendedora”, às 19 horas, no Centro Empresarial – CEJAS.

As duas convidadas abordarão temas relevantes para o sucesso e a evolução dos negócios, celebrando 29 anos do  Núcleo e uma trajetória repleta de conquistas e aprendizado e conectando mulheres que desempenham papéis relevantes nas corporações ou no dia a dia na sociedade.

Para as lideranças femininas, será uma oportunidade para reflexão sobre a jornada empreendedora, troca de experiências e fortalecimento de um segmento da liderança feminina. As palestrantes abordarão temas cruciais para o sucesso e a evolução dos negócios.

>>> Inscrições pelo link https://acijs.com.br/agenda/especial-29-anos-do-nme-desenvolvimento-da-mulher-empreendedora/.

>>> Informações pelo telefone (47) 99692-0117 / [email protected]

Participação crescente no cenário mundial e brasileiro

De acordo com o SEBRAE, a participação das mulheres no empreendedorismo brasileiro tem crescido significativamente nos últimos anos e já representa quase metade dos empreendedores no país. Estudos mostram que, muitas vezes, as mulheres empreendem por necessidade, buscando maior independência financeira e flexibilidade para conciliar trabalho e vida pessoal, mas logo se destacam pela capacidade de resiliência e inovação em setores como comércio, serviços e tecnologia.

Quando se trata de ocupar funções de liderança à frente das organizações, as mulheres também se destacam, embora muitos obstáculos ainda precisam ser vencidos em termos globais.

A pesquisa “Mulheres no conselho: uma perspectiva global”, da Deloitte, empresa internacional de consultoria, auditoria e gestão de riscos, mostra que elas estão presentes em menos de um quarto dos assentos de conselhos administrativos em empresas de todo o mundo – em 2023, elas eram 23,3%.

Quando se fala de cargo de CEOs, o número é ainda menor: são apenas 6%. Os números representam um avanço discreto em relação a 2021: as conselheiras aumentaram 3,6% e as CEOs, 1%.

No Brasil, entre as 160 empresas analisadas, há participação de 170 mulheres em conselhos administrativos. O número de mulheres em conselhos no país cresceu de 10% para 16% de 2021 para 2023. Além disso, houve aumento de 30% na porcentagem de mulheres CFOs (chefes de setores financeiros). O crescimento em relação a CEOs, porém, foi mais tímido. O número foi de 1,2% em 2021 para 2,4% em 2023.

Já a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo IBGE, mostra que as mulheres estão presentes no mundo corporativo ocupando diferentes funções de liderança em mais de 9 milhões de negócios.

Santa Catarina aparece com destaque, com a participação de mulheres em diversos setores da economia. 

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Duplicação da BR-280 lidera pauta de prioridades do Voz Única entregue a candidatos no Norte Catarinense
ELEIÇÕES 2026

Duplicação da BR-280 lidera pauta de prioridades do Voz Única entregue a candidatos no Norte Catarinense

FACISC apresentou a candidatos à Câmara Federal e Assembleia Legislativa, durante encontro em Guaramirim, os seis pleitos prioritários da Regional Norte, com foco em infraestrutura rodoviária, energia, saúde e educação

Leia mais
ACIJS e Prefeitura alinham demandas prioritárias para o município
Associativismo

ACIJS e Prefeitura alinham demandas prioritárias para o município

Diretoria da entidade se reuniu com o prefeito Jair Franzner para acompanhar o andamento de pleitos estratégicos para o crescimento sustentável da cidade

Leia mais
ACIJS promove Workshop Executivo para orientar empresas sobre os impactos práticos da Reforma Tributária
Gestão Empresarial

ACIJS promove Workshop Executivo para orientar empresas sobre os impactos práticos da Reforma Tributária

Com prazo até 30 de setembro para decisões estratégicas que afetam impostos, evento exclusivo no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul reúne especialistas em direito, contabilidade e finanças para apoiar líderes de Pequenas e Micro Empresas

Leia mais
Top of Mind destaca WEG entre as marcas mais lembradas de Santa Catarina
Destaques

Top of Mind destaca WEG entre as marcas mais lembradas de Santa Catarina

Evento em Florianópolis premiou destaques a partir de pesquisa do Instituto Mapa e empresa de Jaraguá do Sul obteve novo reconhecimento estadual

Leia mais
Painel Gasto Brasil democratiza o acompanhamento do orçamento público
Notícias

Painel Gasto Brasil democratiza o acompanhamento do orçamento público

ACIJS e FACISC destacam a importância da plataforma idealizada pela CACB como ferramenta que consolida dados de gastos da União, estados e municípios, com mais transparência do acesso do cidadão às informações fiscais e aplicação de recursos públicos

Leia mais
ACIJS e Sicredi promovem palestra gratuita sobre inteligência patrimonial e alocação de investimentos
Cursos e Eventos

ACIJS e Sicredi promovem palestra gratuita sobre inteligência patrimonial e alocação de investimentos

Encontro no dia 26, promovido pela ACIJS e Sicredi ensina como alinhar carteira de investimentos ao perfil de risco e objetivos de longo prazo

Leia mais
01 02 03 203
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.