Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 09/09/2024
Compartilhe:

Evento especial do Núcleo de Mulheres Empreendedoras ACIJS celebra 29 anos de mobilização

O Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS) comemora na terça-feira, dia 10, o vigésimo nono ano de atuação e de representatividade à participação feminina na economia do município e região.

Para marcar a data, um evento especial aberto à comunidade vai contar com palestra da empresária e conselheira Monika Hufenüssler Conrads, e da vice-presidente de Núcleos Empresariais da ACIJS, Simone da Rosa, sobre o tema “Desenvolvimento da Mulher Empreendedora”, às 19 horas, no Centro Empresarial – CEJAS.

As duas convidadas abordarão temas relevantes para o sucesso e a evolução dos negócios, celebrando 29 anos do  Núcleo e uma trajetória repleta de conquistas e aprendizado e conectando mulheres que desempenham papéis relevantes nas corporações ou no dia a dia na sociedade.

Para as lideranças femininas, será uma oportunidade para reflexão sobre a jornada empreendedora, troca de experiências e fortalecimento de um segmento da liderança feminina. As palestrantes abordarão temas cruciais para o sucesso e a evolução dos negócios.

>>> Inscrições pelo link https://acijs.com.br/agenda/especial-29-anos-do-nme-desenvolvimento-da-mulher-empreendedora/.

>>> Informações pelo telefone (47) 99692-0117 / consultor5@acijs.com.br

Participação crescente no cenário mundial e brasileiro

De acordo com o SEBRAE, a participação das mulheres no empreendedorismo brasileiro tem crescido significativamente nos últimos anos e já representa quase metade dos empreendedores no país. Estudos mostram que, muitas vezes, as mulheres empreendem por necessidade, buscando maior independência financeira e flexibilidade para conciliar trabalho e vida pessoal, mas logo se destacam pela capacidade de resiliência e inovação em setores como comércio, serviços e tecnologia.

Quando se trata de ocupar funções de liderança à frente das organizações, as mulheres também se destacam, embora muitos obstáculos ainda precisam ser vencidos em termos globais.

A pesquisa “Mulheres no conselho: uma perspectiva global”, da Deloitte, empresa internacional de consultoria, auditoria e gestão de riscos, mostra que elas estão presentes em menos de um quarto dos assentos de conselhos administrativos em empresas de todo o mundo – em 2023, elas eram 23,3%.

Quando se fala de cargo de CEOs, o número é ainda menor: são apenas 6%. Os números representam um avanço discreto em relação a 2021: as conselheiras aumentaram 3,6% e as CEOs, 1%.

No Brasil, entre as 160 empresas analisadas, há participação de 170 mulheres em conselhos administrativos. O número de mulheres em conselhos no país cresceu de 10% para 16% de 2021 para 2023. Além disso, houve aumento de 30% na porcentagem de mulheres CFOs (chefes de setores financeiros). O crescimento em relação a CEOs, porém, foi mais tímido. O número foi de 1,2% em 2021 para 2,4% em 2023.

Já a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo IBGE, mostra que as mulheres estão presentes no mundo corporativo ocupando diferentes funções de liderança em mais de 9 milhões de negócios.

Santa Catarina aparece com destaque, com a participação de mulheres em diversos setores da economia. 

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Construção de cadeia de valor é tema de palestra gratuita da ACIJS, dia 17
Associativismo

Construção de cadeia de valor é tema de palestra gratuita da ACIJS, dia 17

Confira a agenda de atividades da ACIJS para associados e eventos abertos à comunidade e fortaleça o movimento empresarial de Jaraguá do Sul e região

Leia mais
Estudo da FIESC mostra efeitos do tarifaço na economia de SC
Institucional

Estudo da FIESC mostra efeitos do tarifaço na economia de SC

Cenário mais provável aponta recuo de R$ 1,2 bilhão no PIB de SC, perda de 20 mil empregos e de R$ 171,9 milhões no ICMS. Diversificação industrial de Jaraguá do Sul ajuda a reduzir impactos maiores na região, mas cenário segue monitorado pela Prefeitura

Leia mais
Jaraguá do Sul inicia obras da nova Central Regional de Videomonitoramento da Polícia Militar
Institucional

Jaraguá do Sul inicia obras da nova Central Regional de Videomonitoramento da Polícia Militar

Reforma do imóvel que já foi a sede da ACIJS foi oficialmente anunciada no dia 7 de julho, e deverá estar concluída num prazo de 300 dias

Leia mais
Jaraguá do Sul intensifica campanha de vacinação contra o sarampo
Comunicado ACIJS

Jaraguá do Sul intensifica campanha de vacinação contra o sarampo

Campanha tem como um dos focos prioritários trabalhadores da região

Leia mais
Jaraguá do Sul promove Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados
Notícias

Jaraguá do Sul promove Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados

Programação da Semana Inclusiva tem como foco mobilizar a sociedade em torno do assunto e motivar empresas para a ampliação das oportunidades de inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho

Leia mais
Jaraguá do Sul em contagem regressiva para o maior evento empresarial da região
Gestão Empresarial

Jaraguá do Sul em contagem regressiva para o maior evento empresarial da região

Para quem busca atualização estratégica, inspiração e conexões de alto nível, o Summit Empresarial ACIJS é uma oportunidade imperdível. Evento, que acontece dia 24, tem poucas vagas disponíveis

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.