NOTA OFICIAL – A favor da moralidade, contra o aumento de gastos públicos
A ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul repudia com veemência a forma como foram encaminhados à Assembleia Legislativa de Santa Catarina os Projetos de Lei oriundos do Governo do Estado, que trata de reajustes e concessões de benefícios e projetam um custo exorbitante aos cofres públicos.
A entidade se alinha a manifestações de setores representativos do meio empresarial e da sociedade civil quanto aos efeitos de medidas colocadas à votação sem a necessária transparência e discussão diante do custo de novas despesas públicas em momento inoportuno e descabido.
Reafirmamos o posicionamento da ACIJS, apoiado na trajetória de mais de 8 décadas como representante da classe empresarial de Jaraguá do Sul. Corroboramos valores da gestão eficiente, pautados na boa ética da governança responsável e da defesa das práticas de compliance, seja no meio empresarial ou na atividade pública, reafirmando permanente compromisso de colaboração com o poder público, mas alicerçado nos fundamentos que permeiam a história da entidade.
A concessão de privilégios, a criação de cargos, aumentos de salários e/ou de benefícios e gratificações, caminha em direção contrária ao quadro de dificuldades vivenciado pela maioria da população, somadas às dificuldades de empresas que se ressentem de mais apoio para a superação dos efeitos da pandemia. Conforme as projeções, somente com reajustes e bonificações, a previsão é de que gaste cerca de R$ 1,3 bilhão em 2022, que se soma a outros ajustes como é o caso de uma reforma administrativa que inclui a criação de secretarias ao custo de R$ 16,3 milhões ao ano.
Ainda que o Governo do Estado justifique tais medidas, que constituem privilégios, como algo possível diante da situação do Tesouro Estadual, em desempenho de receitas que é justamente decorrente da capacidade de superação do setor produtivo e da contribuição de vários setores que souberam dar exemplos de sacrifícios para que o estado não sucumbisse à crise, seja qual for o argumento, é inadmissível medidas que soam como acordos com vistas às eleições de 2022.
Cabe ao Parlamento de Santa Catarina demonstrar sua capacidade de discernimento e evitar um dano que pode ser avassalador às finanças públicas em futuro próximo, pelos precedentes que se estabelece e comprometendo a capacidade de reação da economia estadual.
É preciso que a classe política volte a se alinhar em torno de uma bússola orientada pela moralidade pública, no gesto de sensatez em relação ao que a sociedade espera de seus representantes públicos, sob pena de um desgaste ainda mais grave em sua imagem e de credibilidade em momento tão decisivo da história de Santa Catarina e do Brasil.
A Diretoria
Jaraguá do Sul, 21 de dezembro de 2021.

Programa que transforma vidas: Qualifica Jaraguá conclui edição 2025
Formatura no Centro Empresarial movimentou lideranças e demonstrou importância da iniciativa para a empregabilidade e inclusão social
ACIJS é campeã do Prêmio InovA+ como destaque do associativismo empresarial de SC
Entidade também recebeu o Selo Digital FACISC em reconhecimento à conquista
Confira o horário de atendimento de fim de ano na ACIJS
Associado: programe-se e fique atento aos horários de plantão de fim de ano na ACIJS. Em caso de dúvidas, entre em contato com a ACIJS pelo WhatsApp: (47) 98835-8568.
ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos
Evento reuniu lideranças da comunidade, parceiros do programa e jovens acolhidos, marcando mais um ano de realizações
BR-280: DNIT alerta para alteração no trânsito em obras na duplicação
Órgão federal informa alteração no tráfego na rodovia no trecho em obras na região de Guaramirim
BR-280: informações atualizadas sobre duplicação do lote 2.2
Trecho que compreende o contorno rodoviário representa importante investimento na melhoria da infraestrutura regional