Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 11/12/2024
Compartilhe:

Jaraguá tem Dia D contra a dengue, no sábado (14)

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria da Saúde, anunciou para o sábado, dia 14, mais uma mobilização da comunidade para o enfrentamento do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

A ação no município, que ocorrerá no Partage Shopping, das 10 às 22 horas, está integrada ao Dia D de Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti definida pelo Ministério da Saúde. Na ocasião, profissionais da Saúde do Município irão promover a distribuição de folderes e realizar orientações junto ao público além de exposição dos locais que podem gerar focos e o jogo de tabuleiro da dengue para as crianças.

A iniciativa do Ministério da Saúde vai unir governo, estados, municípios, agentes comunitários e de combate às endemias, profissionais da saúde e a população brasileira para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito.

Conforme o Ministério, 75% dos focos do mosquito, aproximadamente, estão nos domicílios, fato que evidencia a importância do cuidado doméstico na eliminação dos criadouros. O Dia D de Mobilização contará com campanhas de conscientização e engajamento da população em todo o país para prevenir os focos do mosquito, fortalecendo a responsabilidade coletiva na prevenção das arboviroses.

Para o secretário adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, Rivaldo Cunha, com a chegada do período de chuvas, o aedes aegypti tende a aumentar sua proliferação, então o momento de prevenir é agora. “Nós queremos chamar a atenção da população como um todo. Este é o momento de prevenir potencial epidemia que poderia acontecer em janeiro ou fevereiro”, destacou.

A intenção da mobilização é que a população contribua com ações simples, como retirar de casa qualquer objeto que possa acumular água, ambiente que pode se transformar num foco de proliferação do mosquito aedes aegypti. Outra questão de vulnerabilidade tem relação com a coleta dos resíduos sólidos deixados de forma irregular, muitas vezes em terrenos abandonados ou pelas ruas.

Números da doença

Em 2024, foram contabilizados mais de 6,7 milhões de casos e 5.950 mortes por causa da doença. O sistema de saúde investiga se outros 1.091 óbitos tiveram a doença como causa. Para se ter uma ideia, no ano passado, foram 1.179 mortes pelo vírus, um número cinco vezes menor. 

Neste ano, Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná foram as unidades federativas com as maiores incidências da doença. Os picos ocorreram de fevereiro a maio, quando o país contabilizou mais de um milhão de casos por mês. O pior período foi março, com mais de 1,7 milhão de registros da doença. Neste ano, o maior número de pessoas diagnosticadas com dengue foi na faixa etária dos 20 aos 29 anos de idade.

Em Santa Catarina, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o número de casos prováveis de dengue ficou 156,41% mais alto em outubro de 2024 em comparação ao mesmo período do ano passado, por exemplo, e isso pode indicar um aumento ainda maior de casos neste verão.

>>> ACIJS, CDL Jaraguá do Sul e APEVI, entidades do Centro Empresarial, estão juntas com a Prefeitura no esforço para conter o avanço dos casos da doença no município. As entidades estão divulgando um check list fundamental para prevenir focos do mosquito Aedes Aegypti em casa ou na empresa. Confira as recomendações:

[Com informações da Prefeitura e Governo Federal]

Compartilhe:
Notícias relacionadas
DNIT atualiza informações sobre obras da BR-280 em Jaraguá do Sul
Institucional

DNIT atualiza informações sobre obras da BR-280 em Jaraguá do Sul

ACIJS acompanha execução do projeto de duplicação da rodovia federal, que trará melhorias na mobilidade e segurança viária na região

Leia mais
Construção de cadeia de valor é tema de palestra gratuita da ACIJS, dia 17
Gestão Empresarial

Construção de cadeia de valor é tema de palestra gratuita da ACIJS, dia 17

Confira a agenda de atividades da ACIJS para associados e eventos abertos à comunidade e fortaleça o movimento empresarial de Jaraguá do Sul e região

Leia mais
Estudo da FIESC mostra efeitos do tarifaço na economia de SC
Institucional

Estudo da FIESC mostra efeitos do tarifaço na economia de SC

Cenário mais provável aponta recuo de R$ 1,2 bilhão no PIB de SC, perda de 20 mil empregos e de R$ 171,9 milhões no ICMS. Diversificação industrial de Jaraguá do Sul ajuda a reduzir impactos maiores na região, mas cenário segue monitorado pela Prefeitura

Leia mais
Jaraguá do Sul inicia obras da nova Central Regional de Videomonitoramento da Polícia Militar
Institucional

Jaraguá do Sul inicia obras da nova Central Regional de Videomonitoramento da Polícia Militar

Reforma do imóvel que já foi a sede da ACIJS foi oficialmente anunciada no dia 7 de julho, e deverá estar concluída num prazo de 300 dias

Leia mais
Jaraguá do Sul intensifica campanha de vacinação contra o sarampo
Comunicado ACIJS

Jaraguá do Sul intensifica campanha de vacinação contra o sarampo

Campanha tem como um dos focos prioritários trabalhadores da região

Leia mais
Jaraguá do Sul promove Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados
Notícias

Jaraguá do Sul promove Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados

Programação da Semana Inclusiva tem como foco mobilizar a sociedade em torno do assunto e motivar empresas para a ampliação das oportunidades de inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.