Associação Jaraguá Mais Saudável se apresenta à Câmara de Vereadores
A diretoria da Associação Jaraguá Mais Saudável participou da sessão da Câmara de Vereadores no dia 27, quinta-feira, para um relato sobre as ações do programa, voltado à promoção da qualidade de vida na comunidade.
Acompanhada de membros da diretoria, a presidente Caroline Obenaus Cani falou sobre a história, os pilares e os objetivos do programa, que busca promover hábitos saudáveis na cidade.de vida da população.

A Associação Jaraguá Mais Saudável é uma instituição sem fins lucrativos, oficialmente reconhecida como de utilidade pública municipal pela Lei Nº 8.826/2021. Criada para abrigar o programa, que fomenta um ecossistema voltado à promoção da saúde e longevidade por meio de ações de qualidade de vida e bem-estar, apoiadas em tr~es pilares: Comer, Mover e Pertencer, incentivando uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e o fortalecimento dos laços sociais.
O movimento teve início em 2016, com o objetivo de transformar Jaraguá do Sul em uma referência em qualidade de vida. Em 2017, a equipe técnica do Blue Zones – instituição que identifica regiões do mundo onde as pessoas vivem mais tempo e com mais saúde – visitou a cidade, trazendo insights valiosos. Em 2018, uma parceria entre SESI, ACIJS e Prefeitura, impulsionou o projeto, resultando no lançamento oficial do programa em 2019 e na criação da Associação Jaraguá Mais Saudável.
Desde então, a entidade tem promovido diversas atividades em prol da saúde da população, contando com o apoio de parceiros, voluntários e patrocinadores. Em 2024, o programa passou para o domínio da ACIJS e segue em sua missão de ampliar o impacto e promover uma cidade mais conectada, ativa e resiliente.
Objetivos estratégicos
Segundo a presidente Caroline, o Jaraguá Mais Saudável tem metas bem definidas para garantir a continuidade e ampliação de suas iniciativas:
- Consolidar a solidez financeira e institucional para garantir a sustentabilidade do programa.
- Fortalecer o engajamento comunitário e institucional, incentivando a participação da população.
- Expandir a presença nas mídias e realizar campanhas alinhadas aos pilares do programa.
- Coordenar ações integradas e estruturantes, criando sinergias no ecossistema de saúde.
- Promover saúde e bem-estar de forma inclusiva e descentralizada, baseada em evidências.
Conforme a presidente, com esse compromisso, a Associação reafirma seu papel na construção de um futuro mais saudável e produtivo para Jaraguá do Sul, incentivando mudanças positivas e sustentáveis no dia a dia da população.
Para isso, ressalta, é importante a parceria entre a instituição e a Câmara Municipal. “A Casa de Leis sempre esteve envolvida nesses projetos e faz todo sentido por conta dos diversos pilares que os vereadores atuam na sociedade”, frisou. (Com informações da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul)
BR-280: trecho estadualizado entra na reta final com novo viaduto na Mannes
Obra da travessia elevada sobre a linha férrea, em Guaramirim, segue com previsão de entrega para abril de 2026
Ranking de agência de riscos destaca Jaraguá do Sul entre as Melhores Cidades do Brasil
O estudo evidencia que boas práticas de administração, alinhadas à eficiência na gestão dos recursos públicos e e qualidade dos serviços para a população podem transformar cidades em polos de desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social
Programa que transforma vidas: Qualifica Jaraguá conclui edição 2025
Formatura no Centro Empresarial movimentou lideranças e demonstrou importância da iniciativa para a empregabilidade e inclusão social
ACIJS é campeã do Prêmio InovA+ como destaque do associativismo empresarial de SC
Entidade também recebeu o Selo Digital FACISC em reconhecimento à conquista
Confira o horário de atendimento de fim de ano na ACIJS
Associado: programe-se e fique atento aos horários de plantão de fim de ano na ACIJS. Em caso de dúvidas, entre em contato com a ACIJS pelo WhatsApp: (47) 98835-8568.
ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos
Evento reuniu lideranças da comunidade, parceiros do programa e jovens acolhidos, marcando mais um ano de realizações