Associação Jaraguá Mais Saudável se apresenta à Câmara de Vereadores
A diretoria da Associação Jaraguá Mais Saudável participou da sessão da Câmara de Vereadores no dia 27, quinta-feira, para um relato sobre as ações do programa, voltado à promoção da qualidade de vida na comunidade.
Acompanhada de membros da diretoria, a presidente Caroline Obenaus Cani falou sobre a história, os pilares e os objetivos do programa, que busca promover hábitos saudáveis na cidade.de vida da população.

A Associação Jaraguá Mais Saudável é uma instituição sem fins lucrativos, oficialmente reconhecida como de utilidade pública municipal pela Lei Nº 8.826/2021. Criada para abrigar o programa, que fomenta um ecossistema voltado à promoção da saúde e longevidade por meio de ações de qualidade de vida e bem-estar, apoiadas em tr~es pilares: Comer, Mover e Pertencer, incentivando uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e o fortalecimento dos laços sociais.
O movimento teve início em 2016, com o objetivo de transformar Jaraguá do Sul em uma referência em qualidade de vida. Em 2017, a equipe técnica do Blue Zones – instituição que identifica regiões do mundo onde as pessoas vivem mais tempo e com mais saúde – visitou a cidade, trazendo insights valiosos. Em 2018, uma parceria entre SESI, ACIJS e Prefeitura, impulsionou o projeto, resultando no lançamento oficial do programa em 2019 e na criação da Associação Jaraguá Mais Saudável.
Desde então, a entidade tem promovido diversas atividades em prol da saúde da população, contando com o apoio de parceiros, voluntários e patrocinadores. Em 2024, o programa passou para o domínio da ACIJS e segue em sua missão de ampliar o impacto e promover uma cidade mais conectada, ativa e resiliente.
Objetivos estratégicos
Segundo a presidente Caroline, o Jaraguá Mais Saudável tem metas bem definidas para garantir a continuidade e ampliação de suas iniciativas:
- Consolidar a solidez financeira e institucional para garantir a sustentabilidade do programa.
- Fortalecer o engajamento comunitário e institucional, incentivando a participação da população.
- Expandir a presença nas mídias e realizar campanhas alinhadas aos pilares do programa.
- Coordenar ações integradas e estruturantes, criando sinergias no ecossistema de saúde.
- Promover saúde e bem-estar de forma inclusiva e descentralizada, baseada em evidências.
Conforme a presidente, com esse compromisso, a Associação reafirma seu papel na construção de um futuro mais saudável e produtivo para Jaraguá do Sul, incentivando mudanças positivas e sustentáveis no dia a dia da população.
Para isso, ressalta, é importante a parceria entre a instituição e a Câmara Municipal. “A Casa de Leis sempre esteve envolvida nesses projetos e faz todo sentido por conta dos diversos pilares que os vereadores atuam na sociedade”, frisou. (Com informações da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul)
Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil
Em novo ranking, cidade cai uma posição, mas se mantém com destaque em anuário brasileiro de segurança pública
Voz Única: Facisc reforça pleitos prioritários para a região Norte
Projetos estruturantes, necessários para o desenvolvimento regional, formam o eixo central na mobilização do setor produtivo junto ao poder público
Resultados reforçam a importância da destinação do Imposto de Renda a projetos sociais
Encontro realizado no Centro Empresarial teve como objetivo fortalecer parcerias entre poder público, organizações sociais e comunidade para ampliar destinações via renúncia fiscal a projetos no município
Sicredi é a melhor empresa para trabalhar no Brasil e a maior da região Sul
Instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil conquistou dois reconhecimentos de grande relevância em 2025
Jornada Empreendedora ACIJS/SEBRAE quer mostrar importância de ESG para as micro e pequenas empresas
Palestra gratuita no Centro Empresarial, exclusiva para empresas associadas, quer mostrar que ações focadas na construção de um mundo melhor, limpo e economicamente equilibrado não representam mais apenas uma tendência e sim exigência do mercado
FACISC lança campanha para reforçar representatividade do setor produtivo catarinense
ACIJS está integrada à campanha Aí me representa, que mostra o valor do associativismo em prol do desenvolvimento empresarial