Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 12/12/2024
Compartilhe:

Jaraguá do Sul recupera posição em retorno de ICMS

A Secretaria de Estado da Fazenda publicou o Índice de Participação dos Municípios (IPM) na arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que será repassado em 2025.

As três primeiras posições do ranking continuam ocupadas por Itajaí (8,17%), Joinville (7,87%) e Blumenau (3,56%), nesta ordem. A novidade é a recuperação de Jaraguá do Sul (2,63%), que passa a ocupar a quarta posição em relação ao ranking atual.

Conforme a SEF, o IPM estabelecido para 2025 leva em conta o movimento econômico e os dados educacionais de 2023, sendo estabelecido mediante um cálculo transparente e que contou com a participação dos gestores municipais. O índice divulgado agora é o definitivo: os municípios tiveram prazo para questionar o número apresentado provisoriamente pela Secretaria, em junho.

Outro destaque do ranking é o município de Araquari (1,43%), figurando entre os dez municípios de Santa Catarina com os maiores índices do ICMS. Em contrapartida, quem deixa o grupo das 10 cidades com maiores índices de retorno é São Francisco do Sul, também no Norte do estado, passando da 9ª para a 14ª colocação – o índice cairá de 1,6% para 1,2%.

Critério de repartição

O ICMS é o principal imposto estadual. Uma fatia de 25% da arrecadação deste imposto realizada pelo Estado retorna aos municípios em proporções diferentes, de acordo com seu índice de participação (IPM), que é recalculado a cada ano. O IPM que será aplicado em 2025 leva em consideração a média do valor adicionado de 2022 e 2023 e os dados educacionais de 2023.

Além do chamado Valor Adicionado (VA), que corresponde ao movimento econômico, a composição do índice também considera o ICMS Educacional. O ICMS Educacional é um índice calculado com base na qualidade da Educação e no número de matrículas dos municípios (já compõe o IPM desde 2023).

A repartição do ICMS entre os municípios em 2025 terá a seguinte proporção: 73% (VA), 12% (ICMS Educacional) e 15% (Igualitário) – o ranking completo pode ser acessado em VA2023_IPM2025.xlsx

Conforme previsto em lei, o percentual do ICMS Educacional aumenta progressivamente até alcançar 15% em 2028. (Com informações dos portais SC.Gov.Br e NSC Total)

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Confira o horário de atendimento de fim de ano na ACIJS
Administrativo

Confira o horário de atendimento de fim de ano na ACIJS

Associado: programe-se e fique atento aos horários de plantão de fim de ano na ACIJS. Em caso de dúvidas, entre em contato com a ACIJS pelo WhatsApp: (47) 98835-8568.

Leia mais
ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos
Destaques

ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos

Evento reuniu lideranças da comunidade, parceiros do programa e jovens acolhidos, marcando mais um ano de realizações

Leia mais
BR-280: DNIT alerta para alteração no trânsito em obras na duplicação
Notícias

BR-280: DNIT alerta para alteração no trânsito em obras na duplicação

Órgão federal informa alteração no tráfego na rodovia no trecho em obras na região de Guaramirim

Leia mais
BR-280: informações atualizadas sobre duplicação do lote 2.2
Destaques

BR-280: informações atualizadas sobre duplicação do lote 2.2

Trecho que compreende o contorno rodoviário representa importante investimento na melhoria da infraestrutura regional

Leia mais
ACIJS reafirma parceria com poder público em balanço de final de ano
Institucional

ACIJS reafirma parceria com poder público em balanço de final de ano

Evento tradicional da ACIJS no final do ano permite que a Prefeitura e Câmara de Vereadores apresentem um relato das ações em prol da comunidade

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.