Jaraguá do Sul quer mais impulso à internacionalização de pequenas empresas com foco na inovação
Em nova visita a Jaraguá do Sul na quarta-feira (2), a secretária de Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Daniella Abreu, conheceu demandas da região quanto à inserção de pequenas e médias empresas no mercado global. Daniella se reuniu com representantes da classe empresarial e da administração municipal, e conheceu as estruturas do Instituto da Indústria Eggon João da Silva, mantido pela Federação das Indústrias (FIESC), e do Novale Hub, que fazem parte do ecossistema de inovação do Vale do Itapocu.
No Instituto da Indústria, a secretária recebeu informações sobre projetos com foco em energias renováveis e mobilidade elétrica, que objetivam o desenvolvimento de profissionais que já atuam nestes segmentos da indústria, a capacitação de trabalhadores que buscam novas oportunidades, além de abrir campo a jovens que desejam formação no mundo do trabalho. Jefferson Galdino, gerente executivo do SENAI e SESI para as regiões do Vale do Itapocu e Planalto Norte, assinalou que os cursos são formatados de acordo com a matriz econômica e buscando atender demandas da indústria, assim como apoiar as novas vertentes de desenvolvimento.
Galdino explica que as informações sobre a metodologia de ensino, definição de ementas e do corpo docente conta, além dos profissionais do Instituto, com o suporte técnico de empresas como a WEG, apoiadora da iniciativa. Um dos primeiros cursos é o MBI em mobilidade elétrica e energias renováveis, com turma fechada, mas as projeções são de outros cursos que atenderão também áreas de negócios como têxtil, moveleira, automação, gestão de pessoas e construção civil. Além dos cursos, o Instituto Eggon João da Silva também se alinha à diretriz das demais unidades mantidas pela FIESC no Estado com foco no desenvolvimento tecnológico e inovação, prestando serviços às indústrias.
O vice-presidente regional da FIESC Célio Bayer, ressaltou que o objetivo dos investimentos é estender essa base de conhecimento e a expertise de inovação já existente principalmente para as pequenas e médias empresas, e assim contribuir para uma maior competitividade e motivá-las para o mercado internacional. Lembrou que essas necessidades são apontadas pelo Comitê de Desenvolvimento Regional, formado em 2019 e com a participação das prefeituras, entidades empresariais, indústrias e instituições de ensino. Bayer ressaltou que o comitê atua de maneira a somar com organizações como o Novale Hub, mas há interesse em uma expansão ainda maior não só nos 5 municípios da Amvali como a outras regiões em parcerias que estão sendo articuladas.
O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Luis Hufenüssler Leigue, enfatizou no encontro com Daniella Abreu a disposição das entidades que representam a indústria, comércio e serviços, atuarem juntas com o Governo do Estado na elaboração de propostas que auxiliem as empresas a serem mais competitivas. Uma das dificuldades, acentuou, é com linhas de fomento voltadas ao microcrédito.
“Insistimos nesta questão porque entendemos que facilitar o acesso principalmente ao micro e pequeno empresário é uma necessidade mais do que urgente, não só no atual cenário em que muitos negócios precisam sobreviver à crise, mas pensando no pós-pandemia, que vai impactar a todos com uma economia que exigirá ainda mais criatividade dos empreendedores”, reiterou. Luis Leigue, que também preside o Conselho de Administração do Novale, explicou que esse envolvimento em diversas frentes, reforça o caráter voluntário e colaborativo que a iniciativa privada e o poder público, junto com outros segmentos organizados da sociedade, dedicam à busca de um desenvolvimento sustentável da região.
A secretária Daniella Abreu disse que o Governo do Estado busca meios para apoiar as indústrias que atuam com foco na inovação e no desenvolvimento de novas tecnologias. Destacou que há parcerias com instituições que podem viabilizar programas de capacitação destinados a pequenos negócios, incluindo crédito, produção de materiais de divulgação e até no aperfeiçoamento de idiomas, e se comprometeu a atuar para que a região seja incluída num roteiro de atividades com esses objetivos.
Participaram do encontro com a secretária de Assuntos Internacionais também a gerente-executiva da FIESC Vanessa Wohlgemuth Campos, a chefe de gabinete da Prefeitura Emanuela Wolff, o secretário de Desenvolvimento Econômico Daniel de Arruda, o vice-presidente de Articulação Institucional da ACIJS e diretor de Relações Institucionais e Marketing da WEG, Daniel Godinho, além do CEO do Novale Hub Nelson Netto e as equipes do Instituto da Indústria e do Centro de Inovação.
Noite de reconhecimento aos Núcleos Empresariais da ACIJS
Moção de Aplausos representa o reconhecimento do Poder Legislativo à atuação dos Núcleos Empresariais em prol do desenvolvimento econômico e social do município
BR-280: obra do novo viaduto em Guaramirim prossegue
Última grande Obra de Arte Especial do projeto de duplicação do trecho estadual, expectativa do Governo do Estado é de conclusão do viaduto nos primeiros meses de 2026
Câmara de Vereadores homenageará Núcleos Empresariais da ACIJS
Reconhecimento com moção de aplausos aos Núcleos Empresariais acontece nesta quinta-feira, às 19 horas, no CEJAS. Evento é aberto à comunidade
ACIJS realiza, dia 27, assembleia de eleição de nova diretoria
Associados são convidados a partir da AGE que definirá novo período de gestão para a diretoria no biênio 2026-2027
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional


