Jaraguá do Sul entre as cidades mais competitivas do Brasil
Em sua décima primeira edição, o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, realizado pelo CLP – Centro de Liderança Pública, destaca Santa Catarina entre as unidades da federação com as melhores performances.
De acordo com o levantamento, o estado ocupa a segunda posição, atrás de São Paulo. Considerando o desempenho por cidades o ranking chega à sua sexta edição, com 4 municípios em posição de destaque: Florianópolis (1º), Jaraguá do Sul (12º), Blumenau (14ª), e São Bento do Sul (20º).
Para a elaboração do ranking, são analisados 65 indicadores distribuídos em 13 pilares temáticos, que incluem sustentabilidade fiscal, qualidade da educação, segurança, inovação e outros setores.
Quando o levantamento considera o desempenho regionalizado, Santa Catarina faz bonito com 9 municípios entre os 20 melhores do Sul do Brasil.
Confira a relação: Florianópolis, SC (1º nacional); Porto Alegre, RS (4º nacional); Curitiba, PR (5º nacional); Maringá, PR (7º nacional); Jaraguá do Sul, SC (12º nacional); Blumenau, SC (14º nacional); São Bento do Sul, SC (20º nacional); Criciúma, SC (23º nacional); Ijuí, RS (26º nacional); Caxias do Sul, RS (27º nacional); Balneário Camboriú, SC (34º nacional); Lajeado, RS (37º nacional); Londrina, PR (39º nacional); Paranavaí, PR (40º nacional); Francisco Beltrão, PR (41º nacional); Joinville, SC (44º nacional); Pinhais, PR (45º nacional); Chapecó, SC (51º nacional); São José dos Pinhais, PR (56º nacional); Concórdia, SC (62º nacional).
Sobre o ranking
O Ranking de Competitividade dos Municípios avalia a capacidade do poder público de promover bem-estar social e um ambiente de negócios favorável. A proposta é estimular a competição saudável entre gestores, incentivando excelência e inovação.
A sexta edição do estudo analisou 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, que segundo o Censo de 2024 do IBGE, representam 60,28% da população nacional.
>>> Confira mais informações sobre o ranking acessando: Ranking de Competitividade – Municípios
A avaliação se estrutura em 65 indicadores, divididos em 13 pilares temáticos e organizados em três dimensões principais: instituições, sociedade e economia. Os pilares avaliados são: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações. (Com informações do portal ND Mais)
Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra
Evento, gratuito, é uma das atividades do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE, uma opção de qualificação profissional e de excelência para líderes, empresários e empreendedores
Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região
Em sua sétima edição, evento tem programação com foco em experiências e desenvolvimento regional
Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT
Encontro Empresarial da ACIJS reuniu lideranças e profissionais do setor para discutir os desafios e oportunidades da indústria têxtil no Brasil
BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região
A participação no encontro é gratuita e aberta a empresários de todos os setores que buscam conhecer linhas de crédito definidas pelo governo federal no enfrentamento ás tarifas impostas pelo governo dos EUA
Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul
Iniciativa do Núcleo de Voluntariado Corporativo tem como objetivo promover valores como solidariedade, consciência ambiental e consumo responsável, por meio da troca de brinquedos e livros entre crianças da comunidade
BR-280: duplicação no trecho estadualizado prossegue com obras em Guaramirim
Viaduto sobre a linha férrea é a única Obra de Arte de maior porte restante do projeto de duplicação do trecho estadual da rodovia