Quando o assunto é qualidade de vida que leva à longevidade, Jaraguá do Sul é uma das cidades brasileiras que aparecem com destaque em pesquisa divulgada recentemente.
Em sua terceira edição, o IDL – Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade mostra como os 5.570 municípios do Brasil se preparam na atenção à qualidade de vida às pessoas com 60 anos ou mais. Criado pelo Instituto de Longevidade, o estudo leva em conta dados públicos que têm como fonte IBGE, DataSUS e INSS, que destacam 23 indicadores de saúde, socioambientais e econômicos.
Divididos em três categorias de acordo com o porte das cidades, o IDL coloca Santa Catarina como um dos estados melhor posicionados. Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Jaraguá do Sul, por exemplo, ocupa a 11ª posição no ranking nacional e a terceira colocação no estado, superada por Florianópolis (4ª) e Balneário Camboriú (7ª), enquanto Itajaí ocupa a 13ª.
No ranking geral, ainda aparecem Blumenau (20º lugar), Tubarão (25º), Joinville (31º), Criciúma (41º), Brusque (42º), Lages (49º), Chapecó (55º) e São José (74º).
>>> Confira alguns dos locais públicos que valorizam bem-estar e contribuem para a melhor qualidade de vida no município – crédito PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL
Jaraguá também se sobressai em outro levantamento. No Ranking Connected Smart Cities 2023, divulgado em setembro, Jaraguá é a 16ª do Brasil, enquanto Florianópolis é a primeira entre 656 cidades pesquisadas.
Com mais de 70 indicadores, o Ranking avalia as cidades com maior potencial de desenvolvimento no País, segundo a consultoria Urban Systems que qualifica as cidades mais inteligentes e conectadas do país. (Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul e Portal Jornal do Vale)