Estudantes da rede público do município receberão aulas com formação voltada ao mundo do trabalho no projeto Escola em Tempo Integral
A Prefeitura de Jaraguá do Sul lançou nesta quinta-feira (27), o projeto Escola em Tempo Integral que vai oferecer a alunos da rede pública de ensino cursos em diversas áreas com o objetivo de despertar interesse pela formação para o mundo do trabalho.
As aulas profissionalizantes beneficiarão estudantes do nono ano por meio de cursos de tecnologia e robótica; ciências e invenções; comunicação e mídias; matemática e games; vestuário, elétrica, mecânica, eletrônica, informática e química; e nas áreas de projetos de inovação e empreendedorismo.
O projeto tem a parceria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), através do SESI e SENAI, e foi apresentado oficialmente à comunidade em evento que reuniu lideranças da classe empresarial – a ACIJS foi representada pela ex-presidente Ana Clara Franzner Chiodini. Também prestigiaram o evento os ex-presidentes e membros do Conselho Superior da entidade Vicente Donini, Paulo Obenaus e Luis Leigue.
As aulas no contraturno terão início no próximo dia 2 de julho, com 3 horas diárias a mais na carga horária escolar, de segunda a sexta-feira, totalizando 15 horas semanais e com término de acordo com o calendário escolar. Segundo a Prefeitura, inicialmente o projeto atenderá 141 estudantes das escolas Gertrudes Milbratz, Albano Kanzler, Jonas Alves de Souza, Helmuth Duwe, Ricieri Marcatto, Renato Pradi e Henrique Heise. Depois, será ampliado para todas as 26 escolas da rede, atingindo 600 estudantes.
Lançamento do projeto reuniu estudantes e contou a com a presença de lideranças da comunidade
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, avalia que o projeto contribui com o desenvolvimento escolar e profissional dos estudantes. “Estes alunos estão tendo uma oportunidade única, de se prepararem para um futuro promissor”, ressaltou.
O diretor de Educação e Tecnologia da FIESC e diretor regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira, destacou que cursos e oficinas oferecidos por SESI e SENAI estão conectados com as necessidades do mercado. “Nosso compromisso, aqui e em todas as cidades, é formar profissionais capazes e qualificados.” Ele lembrou que a metodologia utilizada interliga ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, e tem foco na aplicação prática da aprendizagem.
O vice-presidente regional da FIESC, Célio Bayer, destacou a iniciativa como mais um exemplo de parceria bem sucedida de vários setores da comunidade, como o poder público, iniciativa privada, das entidades que representam o setor produtivo e de instituições de ensino.