Tecnologia, inovação e empreendedorismo vão à sala de aula no contraturno escolar em Jaraguá do Sul
Estudantes da rede público do município receberão aulas com formação voltada ao mundo do trabalho no projeto Escola em Tempo Integral
A Prefeitura de Jaraguá do Sul lançou nesta quinta-feira (27), o projeto Escola em Tempo Integral que vai oferecer a alunos da rede pública de ensino cursos em diversas áreas com o objetivo de despertar interesse pela formação para o mundo do trabalho.
As aulas profissionalizantes beneficiarão estudantes do nono ano por meio de cursos de tecnologia e robótica; ciências e invenções; comunicação e mídias; matemática e games; vestuário, elétrica, mecânica, eletrônica, informática e química; e nas áreas de projetos de inovação e empreendedorismo.
O projeto tem a parceria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), através do SESI e SENAI, e foi apresentado oficialmente à comunidade em evento que reuniu lideranças da classe empresarial – a ACIJS foi representada pela ex-presidente Ana Clara Franzner Chiodini. Também prestigiaram o evento os ex-presidentes e membros do Conselho Superior da entidade Vicente Donini, Paulo Obenaus e Luis Leigue.
As aulas no contraturno terão início no próximo dia 2 de julho, com 3 horas diárias a mais na carga horária escolar, de segunda a sexta-feira, totalizando 15 horas semanais e com término de acordo com o calendário escolar. Segundo a Prefeitura, inicialmente o projeto atenderá 141 estudantes das escolas Gertrudes Milbratz, Albano Kanzler, Jonas Alves de Souza, Helmuth Duwe, Ricieri Marcatto, Renato Pradi e Henrique Heise. Depois, será ampliado para todas as 26 escolas da rede, atingindo 600 estudantes.

Lançamento do projeto reuniu estudantes e contou a com a presença de lideranças da comunidade
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, avalia que o projeto contribui com o desenvolvimento escolar e profissional dos estudantes. “Estes alunos estão tendo uma oportunidade única, de se prepararem para um futuro promissor”, ressaltou.
O diretor de Educação e Tecnologia da FIESC e diretor regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira, destacou que cursos e oficinas oferecidos por SESI e SENAI estão conectados com as necessidades do mercado. “Nosso compromisso, aqui e em todas as cidades, é formar profissionais capazes e qualificados.” Ele lembrou que a metodologia utilizada interliga ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, e tem foco na aplicação prática da aprendizagem.
O vice-presidente regional da FIESC, Célio Bayer, destacou a iniciativa como mais um exemplo de parceria bem sucedida de vários setores da comunidade, como o poder público, iniciativa privada, das entidades que representam o setor produtivo e de instituições de ensino.
Entidades empresariais recebem candidatos em Diálogos Institucionais e apresentam pleitos da região
Lideranças políticas que concorrem no pleito eleitoral debaterão infraestrutura, saúde, segurança e educação com empresários de Jaraguá do Sul e região entre os dias 8 e 10 de setembro.
Vigilância Sanitária realiza Semana da Gestão da Qualidade
De 14 a 18 próximos, evento no Centro Empresarial, com apoio do Núcleo de Gestão e Qualidade ACIJS, reunirá capacitações para o setor regulado, servidores públicos e municípios da região com foco em melhoria contínua e prevenção de riscos
Jaraguá do Sul lança edital de Sandbox Regulatório e abre caminho para empresas testarem inovações na prática
Iniciativa, que tem apoio da ACIJS, consolida política pública de desburocratização e atração de novos negócios, permitindo que startups e indústrias, entre outros segmentos econômicos, testem produtos com regras simplificadas e clientes reais
Summit Empresarial debate governança, sucessão e alta performance com cases de sucesso de Jaraguá do Sul
Evento reunirá líderes e executivos no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJAS) em 23 de setembro para discutir estratégias práticas de crescimento sustentável
SC assume liderança nacional e impulsiona destaque de Jaraguá do Sul no ranking de competitividade
Estado desbanca hegemonia de 14 anos de São Paulo no estudo do Centro de Liderança Pública; Jaraguá do Sul alcança o 9º lugar entre os municípios mais competitivos do Brasil
Jaraguá do Sul tem nova edição do programa Inspeção Veicular Gratuita
Ação educativa do Núcleo de Automecânicas da ACIJS no dia 19 de setembro marca a Semana Nacional do Trânsito, oferece checagem de 60 itens sem custo e reforça a manutenção preventiva como fator decisivo na redução de sinistros