Notícias 10 ago, 18

Empresas podem vencer desafios de maneira mais assertiva se pensarem o mercado como um ecossistema e, organizadas por segmentos produtivos, […]

In Rede propõe fortalecimento de conexões entre núcleos setoriais

Empresas podem vencer desafios de maneira mais assertiva se pensarem o mercado como um ecossistema e, organizadas por segmentos produtivos, buscarem experiências que possam agregar valor individual e coletivamente.

Com o objetivo integrar empreendedores de Jaraguá do Sul e região em torno deste objetivo, o Conselho de Núcleos Setoriais da ACIJS e APEVI realizou, no dia 7, a segunda edição do In Rede, um evento voltado ao fortalecimento dos 16 grupos setoriais mantidos pelas entidades.

“Estabelecer conexões que nos levem a objetivos comuns, deixando de pensar apenas no ambiente de cada um para considerar uma visão de longo alcance. Este é um caminho sem volta, se olharmos os novos comportamentos do mercado e o avanço tecnológico, que nos impelem para uma convergência positiva para todos, teremos respostas mais rápidas e com maior probabilidade de sucesso”, resume o presidente da ACIJS, Anselmo Ramos.

Para o consultor Daniel Keller, trata-se de uma provocação positiva na medida em que as atividades do encontro sugerem que os participantes reflitam sobre questões como processo criativo, motivação e trabalho coletivo. Foram realizadas uma palestra e uma dinâmica para estimular, entre os participantes, valores que, aponta, ao longo do tempo podem ter sido esquecidos, como a colaboração e o engajamento.

Luis Hufenüssler Leigue, vice-presidente da Marketing da ACIJS, lembra que o modelo tradicional de empresas tem muitas vezes sua gestão focada em uma figura central, que detém as tomadas de decisão e não privilegia o compartilhamento. “Vivemos uma nova economia que traz a transição desta visão onde as decisões são lentas e a empresa se considera mais importante do que o ecossistema do qual faz parte, para um modelo no qual a troca de informações e estas conexões ajudam na travessia de momentos difíceis”, assinala.

Assimilar valores que somem às condutas do dia a dia, como o cumprimento de leis, a concorrência leal e a divisão de responsabilidades em todos os níveis do negócio, reflete, na visão do vice-presidente de Marketing, uma mudança de postura. “É um novo modelo mental, no qual sabemos a jornada que desejamos, seja no ambiente da empresa, na conduta profissional ou na atitude como pessoa, como um direcionamento para as crenças que acreditamos. Com isto, fortalecemos o ecossistema e, ao mesmo tempo, a empresa, porque ambos estão interligados no propósito do negócio, com valores como a integridade e consistência”.

 

 

Cooperação setorial

Jaraguá do Sul está integrada ao modelo de Núcleos Setoriais desde que a experiência chegou a Santa Catarina, a partir de 2003, quando foi estabelecida parceria entre a Fundação Empreender, FACISC – Federação das Associações Empresariais e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, Alemanha, transferindo para alguns municípios do Estado a tecnologia para o desenvolvimento das empresas de pequeno porte.

Os segmentos produtivos representados na estrutura de núcleos setoriais da ACIJS e APEVI envolvem automecânicas, concessionárias de veículos, saúde e bem estar, gestão e qualidade, hospitalidade, gastronomia, inovação, jovens empreendedores, marketing e comunicação, metalmecânicas, mulheres empreendedoras, panificação e confeitaria, segurança e saúde do trabalhador, sustentabilidade corporativa, terraplenagem e transportadoras, totalizando mais de 240 empresas atuantes.



Confira as

Últimas notícias

Entidades empresariais pedem que infraestrutura seja priorizada na região

As Associações Empresariais da região da AMVALI buscam o comprometimento do Governo do Estado quanto à priorização de obras de infraestrutura que assegurem aos municípios

ACIJS chega aos 84 anos como referência de associativismo e engajamento social

Encontro Empresarial no dia 27 vai marcar a data comemorativa com painel sobre governança e longevidade das empresas

Segurança pública recebe novos equipamentos com apoio da comunidade

Recursos visam ampliar ainda mais a estrutura do policiamento na região de abrangência do 14º BPM

ACIJS vê aumento da Taxa Selic como movimento preocupante à economia

Entidades nacionais avaliam que novo ajuste vem em momento inoportuno para a retomada econômica

ACIJS comemora 84 anos com painel sobre governança

Evento reunirá no Centro Empresarial ex-presidentes em painel que abordará tema relevante à empresas e comunidade

Assembleia apresenta ações do Pacto Regional de Desenvolvimento e Inovação

Iniciativa tem como propósito maior promover o desenvolvimento regional com sustentabilidade econômica e social

Agenda da ACIJS com atividades para núcleos e comunidade

Eventos direcionados a empresas associadas, nucleadas e comunidade visam a troca de experiências e o conhecimento

Núcleo de Voluntariado mobiliza a comunidade em ações sociais

Sucesso demonstrou comprometimento de empresas e da comunidade com iniciativas de apoio a instituições sociais

Presidente da ACIJS fala sobre metas e desafios da gestão ao portal NSC Total

Entrevista de Ana Clara Franzner Chiodini à colunista Estela Benetti destaca ações da entidade e participação da classe empresarial na comunidade

ACIJS é destaque em podcasts na Rede OCP

Programa evidenciou a forte atuação da entidade em várias frentes econômicas e sociais

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar