O Governo de Santa Catarina está atualmente elaborando o Plano Estadual de Logística e Transportes (PELT-SC), um planejamento estratégico importante para o desenvolvimento da infraestrutura de transportes do estado.
Este plano visa identificar necessidades, propor soluções de investimento e modernizar os modais de transporte, buscando reduzir custos logísticos e aumentar a competitividade catarinense.
Para oportunizar a todos os segmentos da sociedade a participação na elaboração do PELT-SC, a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) lançou uma consulta pública foi lançada com o objetivo de apresentar o projeto e buscar sugestões.
As entidades empresariais estão engajadas com a iniciativa, motivando os seus associados a participando do movimento acessando a pesquisa.
>>> Para saber como contribuir, acesse o link Pesos PELT-SC (Página 1 de 7).

> Plano Estadual de Logística visa nortear investimentos e políticas públicas para o setor
Sobre o PELT-SC
O Plano Estadual de Logística e Transportes (PELT-SC) é um instrumento estratégico fundamental para o futuro de Santa Catarina. Sua elaboração, atualmente em curso pelo Governo do Estado com consultoria técnica da empresa Infra S.A. e com prazo de desenvolvimento de 18 meses desde a assinatura do contrato (ocorrida entre maio e setembro de 2024), visa nortear os investimentos e as políticas públicas para o setor nas próximas décadas, com um horizonte até 2050.
A estruturação do PELT-SC envolve um diagnóstico detalhado da infraestrutura e dos fluxos logísticos atuais, a identificação de gargalos e a proposição de soluções integradas entre os diferentes modais: rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo. O processo inclui a participação de entidades setoriais, como FIESC e FACISC, e a realização de workshops para colher subsídios.
Sua importância para o desenvolvimento de Santa Catarina é imensa. Um PELT-SC bem delineado permitirá a otimização dos escoamentos da produção, a redução de custos logísticos para as empresas, o aumento da competitividade dos produtos catarinenses nos mercados nacional e internacional, e a atração de novos investimentos. Além disso, contribuirá para a melhoria da mobilidade, a geração de empregos e o desenvolvimento regional equilibrado, garantindo que a infraestrutura acompanhe o dinamismo econômico do estado. (Com informações do Governo de SC)