Em visita a Joinville na manhã desta quinta-feira (9), o governador Jorginho Mello anunciou que o Governo do Estado repassará R$ 8 milhões para a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC).
A agenda fez parte das comemorações dos 172 anos de Joinville, completados neste 9 de março, e movimentou lideranças da região. O governador justificou a liberação de recursos como um reconhecimento à importante atuação das corporações de bombeiros voluntários.
“Os bombeiros fazem esse serviço que todos adoramos. São eles que vêm ao nosso encontro salvar nossa vida e nosso patrimônio. Estamos fazendo esse repasse na certeza de que vão atender muito bem todos esses municípios”, destacou Jorginho Mello.
O valor previsto para 2023 é 33% maior do que a média anual dos últimos anos, que gira em torno de R$ 6 milhões. “São 32 corporações que atendem 51 cidades e totalizam 1,6 milhão de catarinenses atendidos pelos bombeiros voluntários”, explicou o presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler.
A renovação do convênio de ajuda financeira permite aos bombeiros voluntários manter a estrutura de serviços que há mais de um século é referência no Brasil. O modelo, pioneiro na América do Sul, tem sua origem em Joinville, onde está a mais antiga instituição do gênero do País.
A iniciativa que começou em Joinville em 1892, avançou para outras regiões e hoje forma um contingente de homens e mulheres que prestam serviços de emergência em cooperação com a Defesa Civil e demais órgãos de segurança do Estado.
É o caso da corporação de Jaraguá do Sul, com mais de 50 anos de dedicação à causa social de preservação da vida, do bem privado e público, representados por valorosos homens e mulheres que se revezam em jornadas em empresas e instituições, a horas de dedicação voluntária no enfrentamento a sinistros com fogo, no resgate de vítimas de acidentes de trânsito e no apoio às ações de defesa civil em calamidades públicas.
A classe empresarial de Jaraguá do Sul mantém apoio histórico aos bombeiros voluntários do município e região, e no incentivo ao fortalecimento do modelo catarinense, por sua importância social e engajamento comunitário. O pleito de apoio do Governo do Estado para a manutenção dos bombeiros voluntários representa uma conquista importante para a comunidade, avalia a diretoria da ACIJS. (Com informações do Governo de SC)