Gestão de resultados e substituição tributária na pauta empresarial
A plenária da ACIJS e APEVI na segunda-feira (26) traz aos empresários de Jaraguá do Sul e região dois assuntos importantes para as empresas.
Spyrus Diamantaras, gestor de negócios do Sebrae de Santa Catarina, fará a apresentação do programa GIR – Gestão de Indicadores de Resultados, voltado à busca de formas eficientes para a garantia de bons resultados a empreendimentos de todos os portes.
Trata-se de um programa bastante completo, que trabalha a parte estratégica e ajuda a definir indicadores de metas e estabelece um plano de crescimento e possibilita melhores oportunidades às empresas que querem atingir resultados eficientes.
O programa oferece uma carga horária em sala de aula e consultoria na própria empresa, com o objetivo de permitir ao gestor aprender a monitorar periodicamente seus resultados em diferentes esferas: finanças, marketing, recursos humanos e processos.
Através de práticas mensuráveis, as empresas poderão ao final do curso analisar o crescimento de seus negócios, com ganhos reais para o dia a dia. O GIR começa com um Diagnóstico Empresarial Preliminar que irá identificar o perfil da empresa e a possibilidade de participação no programa.
A partir daí os selecionados realizam o Plano Empresarial, que traça estratégias e indicadores que irão nortear todo o andamento das ações em cada negócio. Após esta etapa, acontece o aprofundamento nas áreas de gestão e em seguida, a revisão estratégica do negócio e a apresentação da evolução da performance, finalizando com um novo plano empresarial traçado com base nas necessidades exclusivas de cada empresa participante.
Ainda na plenária, o contador Dionei Hienckmayer vai abordar os impactos para as empresas a partir de recente decisão da Secretaria de Estado da Fazenda de desonerar a cadeia produtiva do Estado, por meio da revogação no CONFAZ os protocolos que garantiam a cobrança de ICMS devido por substituição tributária (ICMS-ST) para produtos alimentícios, materiais de limpeza e utilidades domésticas. Estas alterações terão efeitos já a partir de 1º de abril, tanto nas operações internas como nas interestaduais que tenham como destino Santa Catarina.
O objetivo do Governo do Estado, explica o secretário Paulo Eli, é excluir a maior parte dos produtos do regime de substituição tributária progressiva (“para frente”) no ICMS. Hoje o Estado tem entre 60% e 70% dos produtos sob o regime do ICMS-ST. Não é de hoje que Santa Catarina vem mudando a sistemática da substituição tributária. O processo iniciou em 2017, quando houve alteração nas regras do recolhimento de ICMS para eletroeletrônicos e brinquedos. A recente decisão da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, de suspender a “dupla incidência do imposto”, levou Santa Catarina a dar continuidade ao realinhamento estratégico.
A plenária é aberta a empresários, profissionais, estudantes e comunidade em geral, com entrada gratuita.
Informações pelo telefone (47) 3275-7027 e pelo e-mail [email protected].
Eleições 2026: Infraestrutura lidera pleitos da região Norte para o Voz Única estadual
Iniciativa da FACISC consolida a infraestrutura rodoviária e a estabilidade energética como as principais bandeiras das associações empresariais do Norte catarinense para o ciclo eleitoral de 2026
Expo 150 celebra sesquicentenário de Jaraguá do Sul com foco em inovação e negócios
Empresas podem confirmar presença na Feira de Exibição de Negócios, um dos pontos altos da comemoração de 150 anos e oferece oportunidades exclusivas de exposição para negócios que desejam fazer parte do novo ciclo de desenvolvimento econômico da região. Saiba como garantir presença neste grande evento!
ACIJS abre inscrições para Trilha Empreendedora de Finanças
Programa de Educação Empresarial abre inscrições para Trilha Empreendedora de Finanças em maio, oportunizando a empreendedores de todas as áreas conteúdo com foco em gestão financeira, precificação e tomada de decisão
Jaraguá do Sul, 150 anos: Cidade reverencia o passado, festeja o presente e projeta o futuro
Abertura de cápsula do tempo enterrada em 1976 conecta gerações e dá início ao projeto ‘Cartas ao Amanhã’, que registrará o legado atual para o bicentenário da cidade
Painel na ACIJS reflete expectativas e desafios das empresas com a Reforma Tributária
Especialistas e gestores discutem estratégias de adaptação para garantir a saúde do caixa e a competitividade das empresas frente às mudanças no sistema tributário
FIESC reforça parcerias em Jaraguá do Sul e anuncia investimentos de R$ 60 milhões
Em agenda na cidade, o presidente Gilberto Seleme se reuniu com lideranças na ACIJS, visitou o Centro WEG e detalhou o cronograma da nova Escola SESI de Referência, a ser inaugurada em 2026
