Força econômica industrial, Jaraguá do Sul busca novo protagonismo com turismo vocacionado
Reconhecida como um dos mais importantes polos industriais do Sul do Brasil e com destaque na economia catarinense, Jaraguá do Sul busca uma nova vertente de desenvolvimento: o turismo vocacionado.
Berço de empresas líderes em setores como metalmecânico, têxtil e vestuário, alimentos e essências aromáticas, a cidade agora quer ser reconhecida também como destino turístico.
Nos últimos anos, o município tem resgatado o legado cultural deixado por seus colonizadores — em sua maioria de origem europeia — com forte presença na música, dança, gastronomia e arquitetura. Esses valores, antes pouco valorizados, vêm sendo promovidos como ativos estratégicos para atrair visitantes a roteiros desenhados pela natureza.
Situada no Vale dos Encantos, que geograficamente corresponde ao Vale do Itapocu, no Norte catarinense, Jaraguá do Sul e os demais municípios da microrregião são emoldurados pela Serra do Mar. A paisagem exuberante é um convite natural para trilhas, escaladas e turismo ecológico. Com um ambiente bucólico típico de regiões onde a agricultura de subsistência ainda é presente, a cidade oferece um circuito ideal para caminhadas, ciclismo e atividades de aventura.
A região também é propícia a quem busca experiências mais contemplativas: jardins bem cuidados em propriedades rurais, ou momentos de fé em igrejas históricas, celebrações embaladas por música e culinária típica, além da cerveja artesanal que anima encontros festivos — seja para visitantes pontuais em agendas de negócios ou famílias em roteiros mais prolongados.
Desafio de expandir modelo econômico para um novo ciclo
Thiago Sarmanho, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, defende que o turismo deve assumir papel de protagonista em um novo ciclo econômico da cidade. Segundo ele, o associativismo e o voluntariado são vetores fundamentais para este objetivo, com forte engajamento de entidades e da comunidade, que contribuíram para o desenvolvimento de Jaraguá.
O desafio, aponta, é expandir a matriz econômica consolidada para um novo ciclo, por meio da gestão vocacionada de regiões com potencial para indústrias inovadoras, sem deixar de lado o turismo — seja de negócios, aventura ou contemplação. “O turismo pode e deve ser motor da diversificação econômica, promovendo um desenvolvimento sustentável”, reforça Sarmanho.

Thiago Sarmanho defende que o turismo pode ser um novo motor de desenvolvimento para a cidade
[foto Horst Bäumle)
Ele destaca como eixo estratégico para o fortalecimento do turismo a valorização de regiões como Garibaldi, Ribeirão Grande, Nereu Ramos, Manso e Rio da Luz. Essas localidades se destacam pela concentração de descendentes das famílias fundadoras de Jaraguá (italianos, húngaros e alemães, em maior número), pela religiosidade e pela arquitetura de influência europeia. O bairro Rio da Luz, por exemplo, foi tombado como a primeira paisagem cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), conectando-se à Rota do Enxaimel e integrando o turismo regional com destinos como Pomerode e o Vale do Itajaí.
Além disso, áreas centrais da cidade, com atrações no Centro Cultural e outros espaços dedicados às artes, podem ser incorporadas em roteiros. O perímetro urbano também oferece experiências como o Morro Boa Vista — referência nacional no voo livre — e passeios pelos rios da região. “Há cada vez mais consciência de que é o setor privado que faz o turismo acontecer”, assinala Thiago. “Ao setor público, cabe fomentar, definir diretrizes e garantir infraestrutura para viabilizar os investimentos”, entende.
Nesse contexto, ele destaca a criação do Comitê de Desenvolvimento Econômico, instituído por ato municipal em 2023, como fórum consultivo formado por representantes da Prefeitura, ACIJS, CDL, Fiesc, Novale Hub e Convention Bureau. O Comitê atua com sugestões e propostas para estimular o crescimento sustentável da cidade. Um dos resultados práticos foi a realização do projeto de place branding, em parceria com o Sebrae, que definiu a marca territorial “Orgulho de Ser” — expressão do senso de pertencimento dos jaraguaenses e daquilo que a cidade tem de melhor.
Olhar o turismo como política pública duradoura
Luciana Tomé, consultora do Sebrae na área de turismo, acredita que Jaraguá do Sul está no caminho certo para se consolidar como destino turístico. “Jaraguá construiu ao longo do tempo uma marca territorial forte, traduzida no ‘Orgulho de Ser’. Esse valor é o principal ativo para atrair visitantes e investidores, pois desperta pertencimento e desejo de retorno. É o que forma a reputação, essencial para qualquer destino turístico”, afirma.
Ela reforça que “mais do que vender produtos, é preciso promover a imagem da cidade como um território desejável, acolhedor e memorável”, com uma abordagem sistêmica que envolva hospitalidade, infraestrutura, receptividade e valorização do capital humano. “A cidade deve ser vista como um grande produto, com atributos que encantam e fidelizam.”

Luciana Tomé destaca importância de o turismo ser tratado como política pública duradoura
[foto Horst Bäumle)
Para que isso se torne realidade, Luciana defende que o turismo seja tratado como política pública duradoura, com um plano de ação que se mantenha independente das gestões de governo. “É fundamental o engajamento do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil. O Seminário de Turismo reforça a importância de integrar todos os setores em um plano de desenvolvimento que vá além de ações pontuais, promovendo sustentabilidade, bem-estar e crescimento econômico”, conclui.
BR-280: trecho estadualizado entra na reta final com novo viaduto na Mannes
Obra da travessia elevada sobre a linha férrea, em Guaramirim, segue com previsão de entrega para abril de 2026
Ranking de agência de riscos destaca Jaraguá do Sul entre as Melhores Cidades do Brasil
O estudo evidencia que boas práticas de administração, alinhadas à eficiência na gestão dos recursos públicos e e qualidade dos serviços para a população podem transformar cidades em polos de desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social
Programa que transforma vidas: Qualifica Jaraguá conclui edição 2025
Formatura no Centro Empresarial movimentou lideranças e demonstrou importância da iniciativa para a empregabilidade e inclusão social
ACIJS é campeã do Prêmio InovA+ como destaque do associativismo empresarial de SC
Entidade também recebeu o Selo Digital FACISC em reconhecimento à conquista
Confira o horário de atendimento de fim de ano na ACIJS
Associado: programe-se e fique atento aos horários de plantão de fim de ano na ACIJS. Em caso de dúvidas, entre em contato com a ACIJS pelo WhatsApp: (47) 98835-8568.
ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos
Evento reuniu lideranças da comunidade, parceiros do programa e jovens acolhidos, marcando mais um ano de realizações