Seja um associado
Notícias

Fique bem informado

Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 04/06/2021
Compartilhe:

Família de viajantes visita Jaraguá do Sul e reconhece importância de modelo de associativismo da região

Literalmente na estrada há mais de dez anos, intercalando roteiros por países no mundo inteiro e compartilhando experiências por onde passa, a Família Nalu já é conhecida pelas aventuras apresentadas em um canal de tevê por assinatura especializado em esportes radicais.

Formada pelo surfista catarinense Everaldo “Pato” Teixeira, a esposa Fabiana e os filhos Isabella Nalu e Zay Nalu Teixeira, a família no dia 29 de maio passou por Jaraguá do Sul, onde cumpriu uma rápida agenda que incluiu uma visita ao Centro Empresarial – CEJAS. O convite para que a família conhecesse a cidade partiu do ex-presidente da ACIJS Paulo Rubens Obenaus, aproveitando a passagem do casal e filhos pelo Estado. “Jaraguá é uma cidade empreendedora, com cases de sucesso que são muito identificados aos propósitos que o casal e seus filhos divulgam”, observa Obenaus.

Em Jaraguá, os viajantes também conheceram o Parque Malwee e receberam informações sobre a cidade e região e o modelo de associativismo presente na comunidade. No Centro Empresarial, a família recebida pelo presidente Luis Hufenüssler Leigue e falou sobre o projeto de divulgação de aventuras pelo mundo, que enfatiza principalmente experiências junto à natureza e iniciativas de qualidade de vida e de desenvolvimento sustentável.

Conhecido como um atleta especializado em big riders, ou surfistas de ondas gigantes, “Pato” defende que o esporte e a educação, aliados à disciplina, são as alternativas para a formação de cidadãos melhores, capazes de construírem uma humanidade melhor. Segundo ele, esse é o legado que pode ser deixado às novas gerações, ensinamento que o atleta e a esposa busca repassar com o programa de aventuras no Canal Off. O engajamento com valores como senso de colaboração, de respeito ao meio ambiente e de práticas que estimulem a tolerância e a melhor compreensão coletiva são compartilhados com a filha adolescente, Isabella, e com o pequeno Zay, de 1 ano e oito meses.

Para o casal, chegar à marca de mais de 300 episódios por diferentes lugares do planeta e se manter no ar por 13 anos só foi possível pelo entendimento de que por trás de qualquer projeto é preciso que se tenha a visão de empreendedorismo com responsabilidade social. Dos primeiros programas que só contavam com o apoio de Fabiana, filmando com o marido nas narrativas e na organizações de locações, até os episódios em que já contavam com outros recursos e o apoio de uma equipe, foi preciso muito planejamento e preparação.

“Muitas pessoas pensam que é só viagens, lugares bonitos, mas não se dão conta das dificuldades de se criar uma família, viajando o tempo todo, sem uma rotina para  a educação, mas isso passa pelos objetivos que se quer alcançar. O que estamos fazendo hoje com o planeta não é legal e o resultado está aí, com o aquecimento global, com os efeitos da pandemia, temos de aprender com essa situação e mudar nossos hábitos. Ficamos felizes em conhecer um modelo de cidade como o de Jaraguá, onde há um senso de sustentabilidade. Esse é o legado que se pode deixar e vermos pessoas mais comprometidas, capazes de construir um futuro com mais qualidade para a humanidade”, assinala “Pato”.

Nas viagens, conta Fabiana, é possível perceber opostos, de lugares onde há um cuidado com o meio ambiente e outros com menos consciência. “Viajando por esses lugares, aprendemos que é possível viver de forma simples e cada um fazendo a sua parte, como uma família que pode ensinar e aprender, porque o exemplo conta muito na educação e na formação de consciência. Cada pessoa tem o seu papel na sociedade, independente do lugar onde mora”, completa Fabiana.

Isabella, que aos 14 anos já é destaque no surfe na categoria que compete, confessa que passou a entender o sentido do projeto quando percebeu que muito mais do que viagens e aventuras, os pais buscavam compartilhar vivências por onde passavam e, assim, buscar e levar inspiração para o lugar em que estivessem. “Nós aprendemos com isso que, se de um lado surgem oportunidades, se você não souber fazer nada com essa oportunidade, não irã a lugar algum. É como uma empresa, com responsabilidades e objetivos, mantendo energia e alegria para se realizar um bom trabalho”.

O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Luis Hufenüssler Leigue, que recepcionou a Família Nalu na visita ao Centro Empresarial, destacou a importância da experiência que “Pato” e a esposa Fabiana desenvolveram e compartilham com os filhos. “Essa consciência como família e da responsabilidade com o mundo, está muito lincada ao senso de colaboração que buscamos cada vez mais em nossa cidade, a partir do entendimento de que unindo forças do meio empresarial, poder público e sociedade, podemos ter mais qualidade de vida para todos. É o ponto chave para seguirmos como humanidade”, resume, ao enfatizar o tripé que acompanha a história da ACIJS: Associativismo, Voluntariado e Empreendedorismo.

No encontro no CEJAS também participaram Harysson Passig, representando a Prefeitura, e a vice-presidente de Comunidade e Urbanismo da ACIJS Caroline Elisa Obenaus Cani.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Summit ACIJS celebra legados de inspiração e compartilha desafios à sustentabilidade dos negócios
Gestão Empresarial

Summit ACIJS celebra legados de inspiração e compartilha desafios à sustentabilidade dos negócios

Com foco em governança corporativa, sucessão e profissionalização, a 3ª edição do Summit Empresarial ACIJS reuniu centenas de gestores e líderes no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul para debater o crescimento sustentável das empresas

Leia mais
Três histórias, diferentes setores e um ponto em comum: gestão como estratégia para construir o futuro
Gestão Empresarial

Três histórias, diferentes setores e um ponto em comum: gestão como estratégia para construir o futuro

Summit Empresarial ACIJS reúne cases da DR Aromas & Ingredientes, Urbano Alimentos e Jaraguá Futsal para discutir governança, sucessão e gestão de alta performance

Leia mais
ACIJS recebe Reitoria da UFSC para fortalecer integração entre academia e setor produtivo
Institucional

ACIJS recebe Reitoria da UFSC para fortalecer integração entre academia e setor produtivo

Encontro buscou estreitar relações entre a instituição de ensino e a classe empresarial, debatendo demandas da indústria para o desenvolvimento de parcerias da academia em projetos de inovação

Leia mais
Agenda ACIJS traz inovação, liderança e desenvolvimento a associados e comunidade
Núcleos Empresariais

Agenda ACIJS traz inovação, liderança e desenvolvimento a associados e comunidade

Programação de atividades dos núcleos setoriais reúne capacitações, visitas técnicas e eventos de networking para fortalecer o empreendedorismo na região

Leia mais
SESI apresenta estrutura da nova Escola de Referência em Jaraguá do Sul
Institucional

SESI apresenta estrutura da nova Escola de Referência em Jaraguá do Sul

Projeto traz proposta inovadora, como a metodologia STEAM, laboratórios de alta tecnologia e contraturno escolar para reforçar a educação integrada ao desenvolvimento regional

Leia mais
Entidades do Vale do Itapocu concluem Diálogos Institucionais por mais representatividade regional
ELEIÇÕES 2026

Entidades do Vale do Itapocu concluem Diálogos Institucionais por mais representatividade regional

Série de encontros com candidatos teve como objetivo ouvir candidatos e apresentar “Carta de Compromissos”, reforçando demandas estratégicas da região

Leia mais
01 02 03 … 206
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.