“Fake News traz sérios riscos à democracia”, afirma especialista em plenária da ACIJS

A publicação e o compartilhamento de notícias falsas, as chamadas Fake News, representam um risco à democracia no momento em que o País se aproxima de mais um pleito eleitoral.
A afirmação é do professor Rodrigo Amorim, pesquisador pela Fundação Cásper Líbero na área de Marketing e Comunicação. Com 15 anos de experiência em projetos de branding e comunicação para empresas nacionais e multinacionais, e atuando como professor em cursos de pós-graduação e como palestrante, o especialista abordou o tema na plenária da ACIJS e APEVI na segunda-feira (13).
Para ele, é muito importante iniciativas que coloquem o assunto em evidência. “O protagonismo de uma entidade empresarial ao levantar este tema é válido, na medida em que as Fake News são um risco para o processo democrático eleitoral, porque esvazia-se uma agenda propositiva e temos um debate que muitas vezes vai consistir em provocar medo e destruir reputação. Ao mesmo tempo em que democratiza o acesso à informação, a internet tem este efeito colateral com a falta de credibilidade de notícias divulgadas na rede”, assinala.
Amorim entende que as pessoas devem assumir suas responsabilidades como formadoras de opinião. Observa que, de fato, existe a automatização, com uso de robôs, mas, sobretudo, na produção das Fake News, uma vez que o compartilhamento – que é o que dá destaque à notícia falsa – é feito majoritariamente por humanos.
“Para se defender das Fake News, a gente pode trabalhar em duas frentes. Primeiro, entender que isso existe, ter responsabilidade, entender que a gente não pode mais usar a expressão ‘ah mas eu só compartilhei’, mas há algumas dicas simples, como buscar mais fontes para a mesma informação e verificar quem está produzindo, se é um veículo confiável e se é uma página que você conhece”.

Confira a íntegra da palestra de Rodrigo Amorim acessando http://bit.ly/2MskjXb.
Executivo e Legislativo apresentarão, dia 1º, resultados do ano no Encontro Empresarial da ACIJS
Evento tradicional de fim de ano no Centro Empresarial permite que a comunidade conheça as principais ações da Prefeitura e da Câmara de Vereadores
ACIJS elege nova diretoria para o período 2026-2027
Entre as diretrizes da nova gestão, ressaltados pelo presidente Francisco Tavares Junior, estão o compromisso da nova gestão com temas historicamente acompanhados pela entidade, como o crescimento regional sustentável e o fortalecimento da educação como caminho para o desenvolvimento das empresas e da comunidade
Sustentabilidade é desafio permanente da sociedade, afirmam especialistas no V Seminário Cidades Mais Saudáveis
Evento foi realizado em parceria com a Prefeitura e ACIJS, que é mantenedora do programa Jaraguá Mais Saudável
ACIJS e CDL são reconhecidas em solenidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Homenagem reconhece parceria da classe empresarial com as instituições de segurança
Seminário fortalece ações de promoção da saúde nas cidades
Em 2025, evento marca um novo momento: o de reconhecer o que já foi construído e refletir sobre os próximos passos do programa Jaraguá Mais Saudável
Mutirão de Limpeza mobiliza voluntários em Jaraguá do Sul
Aberta à participação de toda a comunidade, ação busca valorizar os espaços públicos e fortalecer o orgulho de viver em Jaraguá do Sul.