Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 13/08/2025
Compartilhe:

Especialistas avaliam cenários e as perspectivas econômicas ao País

O anúncio de tarifas mais elevadas para as exportações do Brasil aos Estados Unidos trouxe apreensão principalmente a empresas que comercializam com o mercado norte americano, mas reações também preocupam outros setores devido aos reflexos como a elevação da taxa de juros, desvalorização cambial e outros efeitos na economia.

A leitura do cenário atual e futuro, e as incertezas que cercam a postura do País frente aos desafios para que as empresas brasileiras se mantenham no jogo do mercado global, foi tema do Encontro Empresarial ACIJS no dia 12, em parceria com o Sicredi.

Para falar sobre as perspectivas econômicas participaram do evento, realizado no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Alexandre Englert Barbosa, diretor executivo de Estratégia, Sustentabilidade, Administração e Finanças do Sicredi, e o gerente de análises econômicas da instituição, André Nunes e Nunes.

>>> Confira no álbum de imagens momentos do Encontro Empresarial ACIJS, em parceria com o Sicredi
[Fotos de Caroline Stinghen/ACIJS]

Para os dois especialistas, o cenário internacional tem sido fonte de imprevisibilidades causadas por movimentações nos últimos anos, da pandemia ao conflito entre Rússia e Ucrânia, e aos sistemáticos anúncios de taxações por parte dos Estados e, mais pontualmente, o acirramento das relações econômicas com o Brasil por parte do governo de Donald Trump.

“A elevação das tarifas de exportação tem exacerbado este movimento do mercado porque faz aumentar os custos para as empresas, reduz a eficiência e deteriorando as expectativas de crescimento global”, avalia Nunes e Nunes. Segundo ele, as projeções de crescimento apuradas por instituições e análise econômica indicam que serão subtraídas 0,5% do crescimento global nos próximos dois anos. Isto significa deixar de gerar no mercado consumidor cerca de 600 bilhões de dólares. “Quando a economia cresce menos, demanda menos insumos, diminui a taxa de investimentos, gera menos empregos e o consumo baixa”.

“Diante de cenários com maior volatividade, como este, é preciso ter liquidez, governança, agilidade e eficiência”, acrescenta Alexandre Barbosa. A maior capacidade de liquidez facilita as empresas em movimentações mais rápidas na busca por alternativas, e com a boa governança uma tomada de decisão ágil para evitar impactos maiores nos negócios. “Santa Catarina é um estado com uma economia diversificada, que vem crescendo acima da média nacional. Isto faz diferença em momentos de volatividade como o que estamos vendo”, assinala.

André Nunes e Nunes comenta ainda sobre a política fiscal do governo, que segundo ele tem contaminado as taxas de juros de longo prazo. “Todas as incertezas quanto ao funcionamento das finanças públicas e com o tamanho da dívida pública, tem feito com que as taxas de juros fiquem mais elevadas. Isto acaba diminuindo o horizonte de empresários, faz com que se tenha menos visibilidade sobre como será o futuro, o que impacta na decisão de investimentos”.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra
Dicas para o Mercado

Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra

Evento, gratuito, é uma das atividades do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE, uma opção de qualificação profissional e de excelência para líderes, empresários e empreendedores

Leia mais
Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região
Destaques

Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região

Em sua sétima edição, evento tem programação com foco em experiências e desenvolvimento regional

Leia mais
Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT
Associativismo

Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT

Encontro Empresarial da ACIJS reuniu lideranças e profissionais do setor para discutir os desafios e oportunidades da indústria têxtil no Brasil

Leia mais
BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região
Associativismo

BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região

A participação no encontro é gratuita e aberta a empresários de todos os setores que buscam conhecer linhas de crédito definidas pelo governo federal no enfrentamento ás tarifas impostas pelo governo dos EUA

Leia mais
Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul
Notícias

Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul

Iniciativa do Núcleo de Voluntariado Corporativo tem como objetivo promover valores como solidariedade, consciência ambiental e consumo responsável, por meio da troca de brinquedos e livros entre crianças da comunidade

Leia mais
BR-280: duplicação no trecho estadualizado prossegue com obras em Guaramirim
Destaques

BR-280: duplicação no trecho estadualizado prossegue com obras em Guaramirim

Viaduto sobre a linha férrea é a única Obra de Arte de maior porte restante do projeto de duplicação do trecho estadual da rodovia

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.