Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra
O Brasil enfrenta um apagão de mão de obra que desafia diretamente a competitividade do setor produtivo.
A escassez de profissionais qualificados compromete a inovação, a produtividade e a capacidade de resposta das empresas às transformações do mercado.
Em um cenário de mudanças aceleradas, impulsionadas pela digitalização e novas demandas sociais, a gestão estratégica de pessoas torna-se um diferencial decisivo.
Líderes preparados são capazes de identificar talentos, promover a requalificação interna e criar ambientes que valorizam o aprendizado contínuo.
A educação corporativa e a cultura de desenvolvimento ganham protagonismo como resposta à escassez. Mais do que preencher vagas, é preciso formar equipes resilientes e adaptáveis.
A liderança, nesse contexto, deve inspirar, orientar e construir pontes entre o presente e o futuro. Investir em pessoas é investir na sustentabilidade do negócio. E, sobretudo, é reconhecer que o capital humano é um dos motores da transformação no mundo do trabalho.
Alinhada esse contexto, a ACIJS realiza nesta quarta-feira, dia 15, a palestra “Gestão e Liderança em Tempos de Apagão de Mão de Obra”, evento que faz parte do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE). O assunto será abordado pela professora Jacqueline Rezende, especialista em liderança e comportamento humano, e será uma oportunidade a líderes e gestores se prepararem para lidar com mudanças constantes que impactam organizações de todos os setores.
A programação tem início às 9h30 no Centro Empresarial, com um café de boas-vindas e na sequência a palestra. A inscrição é gratuita, porém, com vagas limitadas. A descrição sobre conteúdos e abordagens da palestra pode ser conferida em www.acijs.com.br.
>>> Informações pelo telefone (47) 98835-1316 e pelo e-mail educacao@acijs.com.br.
Insights valiosos a gestores para a atração e retenção de talentos
Na palestra, Jacqueline Rezende oferecerá uma leitura crítica sobre o apagão de mão de obra, abordando desde os impactos da transformação digital no perfil profissional até estratégias de educação corporativa e requalificação.
No atual cenário, especialistas avaliam que a capacidade de atrair e reter talentos se torna um diferencial competitivo para as lideranças, que assumem papel de protagonistas para que as empresas se tornem mais competitivas.
A professora Jacqueline Rezende trará insights sobre como gestores podem desenvolver ambientes de aprendizado contínuo, promover engajamento e alinhar a cultura organizacional nas empresas, mitigando a escassez de profissionais.
Sobre a palestrante
Jacqueline Rezende é Master Coach, Trainer em Programação Neurolinguística, Mestre em Administração pela FUMEC, MBA em Negócios em Gestão de Pessoas pela UNA, MBA Americano em Inteligência Empresarial pela Ohio University – USA, Negociação Avançada pela Universidade de Harvard – USA, Pós-Graduação em Administração de Empresas pela UNA, Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior pela FIJ.
Além de ser Especialista em Liderança, comportamento Humano e Comunicação Eficaz, com formação internacional junto a ICC e pela SBC. E Assistente Social Pela PUC MINAS.
Sua experiência profissional inclui os cargos de Liderança na Fiat Automóveis, Sistema FIEMG. Atualmente, é sócia proprietária da SIAS Educação e Consultoria, tendo em seu portfólio prestação de serviços de consultoria e treinamentos em diversas empresas.
Sobre o PGVE – Programa de Gestão e Vivência Empresarial
Esta palestra é uma das atividades do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE, uma opção de qualificação profissional e de excelência para líderes, empresários e empreendedores.
O programa é idealizado pela Fundação Empreender, em parceria com a Unisociesc. O objetivo é oportunizar às empresas associadas um programa de desenvolvimento gerencial para alavancar os resultados e gerar perenidade dos negócios para gestores, líderes e empreendedores.
Confira outras atividades da agenda ACIJS:
O Núcleo de Automecânicas realiza no dia 15, quarta-feira, reunião e visita técnica à Bertolini Mecânica, quando também serão discutidos assuntos como um treinamento de osciloscópio com palestra técnica; o workshop de planejamento estratégico e metas para 2026; Missão Empresarial para a Repair Tech 2025; Programa de Integração Técnica; nova gestão período 2026-2027; e confraternização de fim de ano.
>> Informações: (47) 99901-6016 / cristiano@connect.com.br
O Núcleo da Mulher Empreendedora realiza no dia 16 a palestra “Aspectos Jurídicos da Contratação PJ: Evitando problemas futuros”, com a Advogada Juliana Clarissa Karing Costa, da Karing Advogados Associados. Empresários e colaboradores de empresas interessados no tema estão convidados a participar.
>> Informações: (47) 99692-0117 / consultor5@acijs.com.br
No dia 16 de outubro, o Núcleo de Hospitalidade promove mais uma edição do Seminário de Turismo, em parceria com o Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau e a Prefeitura. Com início às 13 horas, no Centro Empresarial, o evento traz como tema “Vale dos Encantos Experience” e tem como objetivo fortalecer o turismo regional por meio da valorização de experiências autênticas e integradas. A entrada é gratuita e aberta à comunidade, mediante inscrição solidária e a doação de 1 quilo de alimentos não perecível. A programação contempla temas como cultura e tradição, religiosidade, esportes de aventura e projetos sustentáveis, com destaque para rotas em regiões rurais e a expansão do agroturismo. O evento também abre espaço para debater o futuro do turismo regional, com a integração com municípios vizinhos.
>> Informações: (47) 99901-6016 / cristiano@connect.com.br
O Conselho de Núcleo Setoriais realiza no dia 21 um painel de Sensibilização para abertura de mais um Núcleo na entidade, desta vez com foco nas áreas de finanças e controladoria. O encontro terá como tema “Finanças e Controladoria orientadas a resultados: Métricas que impulsionam o negócio e performance como base para decisões inteligentes”, que será conduzido por Wagner Alexandre Theis, Carla Feder e Manoel Costa. O encontro tem como objetivo refletir sobre os desafios e oportunidades da área, além de apresentar a proposta do núcleo, que nasce com o propósito de fortalecer profissionais e empresas por meio da troca de experiências, capacitações e geração de conhecimento estratégico. A ação é gratuita e ocorre às 19h no CEJAS. Empresários e colaboradores de empresas interessados no tema estão convidados a participar, bastando acessar o link https://forms.gle/LXtxmst4tw79CzHz8
>> Informações: (47) 99692-0117/ consultor5@acijs.com.br
No dia 22, a ACIJS volta a abrir espaço para que seus associados compartilhem suas experiências e cases de sucesso. Desta vez a convidada do programa Jornada Empreendedora, em parceria com o SEBRAE, é Thalita Leonardo, da Objetive Soluções Estratégicas, que irá ministrar a palestra ‘Planeje, poupe, conquiste: o caminho para uma vida’, de forma gratuita. O evento ocorrerá às 19h, no CEJAS. A palestra vai tratar sobre os princípios essenciais do controle e planejamento financeiro pessoal e familiar. Estratégias práticas para organizar suas finanças, evitar dívidas desnecessárias, construir uma reserva financeira e planejamento para objetivos de curto, médio e longo prazo.
>> Informações: (47) 98835-1316 / eventos@acijs.com.br
No dia 23, o Núcleo de Jovens Empreendedores realiza o Workchopp Conexão & Chopp Artesanal”, a partir das 19h, na Fábrica da Cervejaria Stannis. A iniciativa promete proporcionar aos participantes uma noite de networking, aprendizado e descontração. O evento é aberto a empreendedores e demais interessados em conhecer o trabalho do Núcleo Empresarial e fazer parte do movimento associativista empresarial. O investimento é de R$ 30,00, que pode ser efetuado pelo pix 84.434.372/0001-16 (ACIJS) e acessando o link de inscrição https://forms.gle/PysX1yoA1pQfyTqF6.
>> Informações: (47) 8900-7612/ consultor2@acijs.com.br
Em novembro, o Núcleo de Gestão de Condomínios, em parceria com a Sicredi, realiza no dia 27 o evento Encontro de Síndicos que contará com uma palestra com o tema “Mais que Gestão: Orgulho, Conexão e Propósito!”. O encontro será conduzido por Paulo Cesar, administrador com MBA em Gestão de Negócios, mestrado em Planejamento e Certificado como Síndico 5 Estrelas pela Fundação Vanzolini. O evento ocorre às 19h no CEJAS e as inscrições são gratuitas. Empresários e colaboradores de empresas interessados no tema estão convidados a participar.
>> Informações: (47 9133-1408) / glades1981@gmail.com
Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região
Em sua sétima edição, evento tem programação com foco em experiências e desenvolvimento regional
Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT
Encontro Empresarial da ACIJS reuniu lideranças e profissionais do setor para discutir os desafios e oportunidades da indústria têxtil no Brasil
BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região
A participação no encontro é gratuita e aberta a empresários de todos os setores que buscam conhecer linhas de crédito definidas pelo governo federal no enfrentamento ás tarifas impostas pelo governo dos EUA
Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul
Iniciativa do Núcleo de Voluntariado Corporativo tem como objetivo promover valores como solidariedade, consciência ambiental e consumo responsável, por meio da troca de brinquedos e livros entre crianças da comunidade
BR-280: duplicação no trecho estadualizado prossegue com obras em Guaramirim
Viaduto sobre a linha férrea é a única Obra de Arte de maior porte restante do projeto de duplicação do trecho estadual da rodovia
Nucleados de Automecânicas buscam qualificação para atender à crescente demanda de veículos elétricos
Empresas do setor, ligadas à ACIJS vêm buscando atualização constante para a qualificação dos serviços no município e região