Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra
O Brasil enfrenta um apagão de mão de obra que desafia diretamente a competitividade do setor produtivo.
A escassez de profissionais qualificados compromete a inovação, a produtividade e a capacidade de resposta das empresas às transformações do mercado.
Em um cenário de mudanças aceleradas, impulsionadas pela digitalização e novas demandas sociais, a gestão estratégica de pessoas torna-se um diferencial decisivo.
Líderes preparados são capazes de identificar talentos, promover a requalificação interna e criar ambientes que valorizam o aprendizado contínuo.
A educação corporativa e a cultura de desenvolvimento ganham protagonismo como resposta à escassez. Mais do que preencher vagas, é preciso formar equipes resilientes e adaptáveis.
A liderança, nesse contexto, deve inspirar, orientar e construir pontes entre o presente e o futuro. Investir em pessoas é investir na sustentabilidade do negócio. E, sobretudo, é reconhecer que o capital humano é um dos motores da transformação no mundo do trabalho.
Alinhada esse contexto, a ACIJS realiza nesta quarta-feira, dia 15, a palestra “Gestão e Liderança em Tempos de Apagão de Mão de Obra”, evento que faz parte do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE). O assunto será abordado pela professora Jacqueline Rezende, especialista em liderança e comportamento humano, e será uma oportunidade a líderes e gestores se prepararem para lidar com mudanças constantes que impactam organizações de todos os setores.
A programação tem início às 9h30 no Centro Empresarial, com um café de boas-vindas e na sequência a palestra. A inscrição é gratuita, porém, com vagas limitadas. A descrição sobre conteúdos e abordagens da palestra pode ser conferida em www.acijs.com.br.
>>> Informações pelo telefone (47) 98835-1316 e pelo e-mail [email protected].

Insights valiosos a gestores para a atração e retenção de talentos
Na palestra, Jacqueline Rezende oferecerá uma leitura crítica sobre o apagão de mão de obra, abordando desde os impactos da transformação digital no perfil profissional até estratégias de educação corporativa e requalificação.
No atual cenário, especialistas avaliam que a capacidade de atrair e reter talentos se torna um diferencial competitivo para as lideranças, que assumem papel de protagonistas para que as empresas se tornem mais competitivas.
A professora Jacqueline Rezende trará insights sobre como gestores podem desenvolver ambientes de aprendizado contínuo, promover engajamento e alinhar a cultura organizacional nas empresas, mitigando a escassez de profissionais.
Sobre a palestrante
Jacqueline Rezende é Master Coach, Trainer em Programação Neurolinguística, Mestre em Administração pela FUMEC, MBA em Negócios em Gestão de Pessoas pela UNA, MBA Americano em Inteligência Empresarial pela Ohio University – USA, Negociação Avançada pela Universidade de Harvard – USA, Pós-Graduação em Administração de Empresas pela UNA, Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior pela FIJ.
Além de ser Especialista em Liderança, comportamento Humano e Comunicação Eficaz, com formação internacional junto a ICC e pela SBC. E Assistente Social Pela PUC MINAS.
Sua experiência profissional inclui os cargos de Liderança na Fiat Automóveis, Sistema FIEMG. Atualmente, é sócia proprietária da SIAS Educação e Consultoria, tendo em seu portfólio prestação de serviços de consultoria e treinamentos em diversas empresas.
Sobre o PGVE – Programa de Gestão e Vivência Empresarial
Esta palestra é uma das atividades do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE, uma opção de qualificação profissional e de excelência para líderes, empresários e empreendedores.
O programa é idealizado pela Fundação Empreender, em parceria com a Unisociesc. O objetivo é oportunizar às empresas associadas um programa de desenvolvimento gerencial para alavancar os resultados e gerar perenidade dos negócios para gestores, líderes e empreendedores.
Confira outras atividades da agenda ACIJS:
O Núcleo de Automecânicas realiza no dia 15, quarta-feira, reunião e visita técnica à Bertolini Mecânica, quando também serão discutidos assuntos como um treinamento de osciloscópio com palestra técnica; o workshop de planejamento estratégico e metas para 2026; Missão Empresarial para a Repair Tech 2025; Programa de Integração Técnica; nova gestão período 2026-2027; e confraternização de fim de ano.
>> Informações: (47) 99901-6016 / [email protected]

O Núcleo da Mulher Empreendedora realiza no dia 16 a palestra “Aspectos Jurídicos da Contratação PJ: Evitando problemas futuros”, com a Advogada Juliana Clarissa Karing Costa, da Karing Advogados Associados. Empresários e colaboradores de empresas interessados no tema estão convidados a participar.
>> Informações: (47) 99692-0117 / [email protected]

No dia 16 de outubro, o Núcleo de Hospitalidade promove mais uma edição do Seminário de Turismo, em parceria com o Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau e a Prefeitura. Com início às 13 horas, no Centro Empresarial, o evento traz como tema “Vale dos Encantos Experience” e tem como objetivo fortalecer o turismo regional por meio da valorização de experiências autênticas e integradas. A entrada é gratuita e aberta à comunidade, mediante inscrição solidária e a doação de 1 quilo de alimentos não perecível. A programação contempla temas como cultura e tradição, religiosidade, esportes de aventura e projetos sustentáveis, com destaque para rotas em regiões rurais e a expansão do agroturismo. O evento também abre espaço para debater o futuro do turismo regional, com a integração com municípios vizinhos.
>> Informações: (47) 99901-6016 / [email protected]

O Conselho de Núcleo Setoriais realiza no dia 21 um painel de Sensibilização para abertura de mais um Núcleo na entidade, desta vez com foco nas áreas de finanças e controladoria. O encontro terá como tema “Finanças e Controladoria orientadas a resultados: Métricas que impulsionam o negócio e performance como base para decisões inteligentes”, que será conduzido por Wagner Alexandre Theis, Carla Feder e Manoel Costa. O encontro tem como objetivo refletir sobre os desafios e oportunidades da área, além de apresentar a proposta do núcleo, que nasce com o propósito de fortalecer profissionais e empresas por meio da troca de experiências, capacitações e geração de conhecimento estratégico. A ação é gratuita e ocorre às 19h no CEJAS. Empresários e colaboradores de empresas interessados no tema estão convidados a participar, bastando acessar o link https://forms.gle/LXtxmst4tw79CzHz8
>> Informações: (47) 99692-0117/ [email protected]

No dia 22, a ACIJS volta a abrir espaço para que seus associados compartilhem suas experiências e cases de sucesso. Desta vez a convidada do programa Jornada Empreendedora, em parceria com o SEBRAE, é Thalita Leonardo, da Objetive Soluções Estratégicas, que irá ministrar a palestra ‘Planeje, poupe, conquiste: o caminho para uma vida’, de forma gratuita. O evento ocorrerá às 19h, no CEJAS. A palestra vai tratar sobre os princípios essenciais do controle e planejamento financeiro pessoal e familiar. Estratégias práticas para organizar suas finanças, evitar dívidas desnecessárias, construir uma reserva financeira e planejamento para objetivos de curto, médio e longo prazo.
>> Informações: (47) 98835-1316 / [email protected]

No dia 23, o Núcleo de Jovens Empreendedores realiza o Workchopp Conexão & Chopp Artesanal”, a partir das 19h, na Fábrica da Cervejaria Stannis. A iniciativa promete proporcionar aos participantes uma noite de networking, aprendizado e descontração. O evento é aberto a empreendedores e demais interessados em conhecer o trabalho do Núcleo Empresarial e fazer parte do movimento associativista empresarial. O investimento é de R$ 30,00, que pode ser efetuado pelo pix 84.434.372/0001-16 (ACIJS) e acessando o link de inscrição https://forms.gle/PysX1yoA1pQfyTqF6.
>> Informações: (47) 8900-7612/ [email protected]

Em novembro, o Núcleo de Gestão de Condomínios, em parceria com a Sicredi, realiza no dia 27 o evento Encontro de Síndicos que contará com uma palestra com o tema “Mais que Gestão: Orgulho, Conexão e Propósito!”. O encontro será conduzido por Paulo Cesar, administrador com MBA em Gestão de Negócios, mestrado em Planejamento e Certificado como Síndico 5 Estrelas pela Fundação Vanzolini. O evento ocorre às 19h no CEJAS e as inscrições são gratuitas. Empresários e colaboradores de empresas interessados no tema estão convidados a participar.
>> Informações: (47 9133-1408) / [email protected]

ACIJS reafirma parceria com poder público em balanço de final de ano
Evento tradicional da ACIJS no final do ano permite que a Prefeitura e Câmara de Vereadores apresentem um relato das ações em prol da comunidade
Duas Rodas celebra centenário e reafirma o orgulho de Jaraguá do Sul
Empresa comemora neste dia 1º de dezembro uma trajetória que a levou a ter operações em 8 países e exportar para mais de 70 países
Executivo e Legislativo apresentarão, dia 1º, resultados do ano no Encontro Empresarial da ACIJS
Evento tradicional de fim de ano no Centro Empresarial permite que a comunidade conheça as principais ações da Prefeitura e da Câmara de Vereadores
ACIJS elege nova diretoria para o período 2026-2027
Entre as diretrizes da nova gestão, ressaltados pelo presidente Francisco Tavares Junior, estão o compromisso da nova gestão com temas historicamente acompanhados pela entidade, como o crescimento regional sustentável e o fortalecimento da educação como caminho para o desenvolvimento das empresas e da comunidade
Sustentabilidade é desafio permanente da sociedade, afirmam especialistas no V Seminário Cidades Mais Saudáveis
Evento foi realizado em parceria com a Prefeitura e ACIJS, que é mantenedora do programa Jaraguá Mais Saudável
ACIJS e CDL são reconhecidas em solenidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Homenagem reconhece parceria da classe empresarial com as instituições de segurança