Nos últimos anos, Jaraguá do Sul tem mostrado um crescimento significativo em termos de empregabilidade. Em 2024, Jaraguá do Sul continuou a mostrar um cenário positivo em termos de empregabilidade. Até outubro, segundo os dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, a cidade registrava um saldo positivo de 3.626 empregos, com um total de 76.072 postos de trabalho formais, representando um crescimento de 6% em relação a 2023.
A manutenção dos bons indicadores nas contratações com carteira assinada tem mobilizado empresas, por meio das entidades representativas do setor produtivo, poder público e instituições de ensino voltadas à capacitação e qualificação da mão de obra.
Em sua terceira edição, neste sábado (15), o Feirão de Empregos é uma das estratégias da união de forças para que o município se mantenha entre os principais geradores de oportunidades a pessoas que se iniciam no mercado de trabalho ou para trabalhadores que buscam recolocação em diversos segmentos da economia.
O 3º Feirão de Empregos ocorrerá das 8 às 15 horas, na Arena Jaraguá. No local, 87 empresas ofertarão mais de 3.000 vagas de empregos, incluindo cerca de 200 vagas para menor aprendiz e em torno de mil possibilidades para Pessoas com Deficiência (PcDs). Além das vagas de trabalho, o evento oferece oportunidades em 10 instituições de ensino que disponibilizarão cursos gratuitos.
Para facilitar o acesso do público, uma linha especial de ônibus fará o trajeto do terminal central até a Arena, exclusivamente para atender as pessoas que desejarem comparecer ao local.
O Feirão de Empregos é organizado pela Prefeitura, em parceria com a FIESC, SESI, SENAI, ACIJS, CDL, APEVI, ABRH, Senat, Sebrae, Senac e Sesc.

Expectativa dos organizadores é repetir o sucesso das duas edições anteriores do Feirão
[foto de Caroline Stinghen]
Ação articulada garante sucesso do evento, diz ACIJS
A presidente da ACIJS, Caroline Obenaus Cani, define o Feirão de Empregos como exemplo perfeito do quanto a ação articulada entre iniciativa privada, entidades organizadas e o setor público pode gerar em dividendos positivos para o município.
“Nestes anos em que o evento acontece e com os resultados alcançados, temos visto que esta soma de esforços vem contribuindo para que nossa cidade se mantenha entre as principais geradoras de empregos”, observa Caroline Cani.
“É uma iniciativa que reúne empresas de diversos setores, com o respaldo o poder público, facilitando a conexão direta entre empregadores e candidatos. Além de agilizar contratações, o feirão oferece orientação profissional, qualificação e acesso a vagas para diferentes perfis. A iniciativa também contribui para a reinserção de trabalhadores no mercado, reduzindo a taxa de desemprego local. Outro benefício é a valorização da mão de obra qualificada, incentivando a capacitação contínua. O evento fortalece a economia e com esta iniciativa atende demanda das indústrias e do comércio por profissionais preparados. Com isso, atrai novos investimentos e fomenta o crescimento empresarial”, reforça a presidente da ACIJS.

Apoio de entidades que integram o Centro Empresarial tem sido fator determinante para o sucesso do Feirão de Empregos
[foto de Caroline Stinghen]
FIESC destaca viés social da ampliação da oferta de postos de trabalho
Célio Bayer, vice-presidente regional da FIESC, também avalia o Feirão de Empregos como uma oportunidade de inclusão social, não só para a população de nascidos em Jaraguá do Sul e região, como a famílias que escolhem a cidade para morar. “É uma iniciativa que oportuniza a pessoas que muitas vezes não têm a chance de buscar vagas em um mercado de trabalho qualificado, com empresas de destaque em vários segmentos, e a cursos de qualificação, a maioria inclusive ofertados de forma gratuita”.
Bayer lembra que Jaraguá do Sul, por sua importância econômica, é sempre uma terra de oportunidades, onde há chances concretas de crescimento no poder de renda das famílias porque as empresas estão sempre buscando reter talentos e abrir as portas para quem deseja investir em uma carreira profissional qualificada.
“É uma cidade com um parque fabril que se apoia na tecnologia e na inovação e, portanto, com terreno fértil para quem quer vislumbrar um horizonte com nível elevado”, completa, lembrando a diversidade de setores beneficiados com uma mão de obra de excelência, na indústria, no comércio e serviços.
Daren de Vargas Basso de Souza, gerente executiva do SESI-SENAI, também posiciona o Feirão como uma ação de cidade, em prol do desenvolvimento sustentável do município e região. “É um movimento que gera uma sinergia muito boa porque oportuniza às pessoas encontrar a vaga que mais se encaixa com o perfil profissional de cada um, nos diferentes setores e atividades econômicas, seja na área técnica, administrativa ou operacional”, informa.
Além do Feirão de Empregos, ela destaca outras iniciativas que contribuem para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho na região, sempre buscando fortalecer as parcerias do setor produtivo e municípios. Exemplos como o portal Jaraguá Mais Empregos, uma plataforma online e gratuita que facilita a conexão entre empresas e candidatos, e o Qualifica Jaraguá, que oferece cursos de capacitação profissional a pessoas em vulnerabilidade social, segundo Daren, contribuem para que a cidade mantenha elevados os índices de empregabilidade. “A colaboração entre os setores garante um ambiente favorável para o crescimento econômico sustentável, tornando Jaraguá do Sul um exemplo de desenvolvimento e geração de oportunidades em Santa Catarina”, completa.
Modelo colaborativo apoiado no associativismo empresarial é referência, diz Prefeitura
“O nosso Feirão de Empregos é mais um ótimo exemplo resultante da nossa força associativa e mentalidade colaborativa”, enaltece Thiago Sarmanho, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, ao pontuar as vantagens de uma ação institucional coordenada como um evento que concentra as várias oportunidades de trabalho no município.
“Jaraguá do Sul é uma cidade industrial, visto que mais da metade dos nossos empregos formais estão na indústria. Ano após ano, temos uma grande necessidade de contratações os primeiros meses do ano, e muitas empresas, especialmente nossas indústrias, realizavam ações pontuais e isoladas para a captação de currículos”.
Observando esse movimento, assinala Thiago, poder público e entidades privadas se uniram, e criaram o Feirão de Empregos, unificando necessidades e concentrando empresas e suas oportunidades, num evento público e 100% gratuito, com resultados das duas primeiras edições do evento que já o tornam um case nacional. Segundo ele, Prefeituras do estado de São Paulo, Minas Gerais e diversas cidades catarinenses procuram conhecer o projeto para replicar o modelo em seus municípios.
“No nosso município, iniciativas como esta encontram solo muito fértil, pois a atitude associativista e colaborativa é intrínseca à nossa cultura. Orgulhosamente, isso é Jaraguá do Sul”, ressalta.

Thiago Sarmanho (Prefeitura) e Daren Vargas Souza (SENAI-SESI) destacam movimento de cidade, em prol do desenvolvimento com sustentabilidade
[foto de Caroline Stinghen]