Entidades debatem, em Corupá, turismo regional com foco na sustentabilidade
Pensar o turismo de forma integrada, buscando alternativas para a estruturação de um setor com forte potencial, com sustentabilidade econômica apoiado no planejamento e na inovação.
Com esse propósito, entidades ligadas ao setor produtivo se reúnem nesta quinta-feira, dia 25, durante o 1° Fórum de Turismo Regional Norte, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá.
Iniciativa da Associação Empresarial de Corupá, por meio do Núcleo de Turismo, com apoio da Prefeitura e Secretaria de Turismo do município, Facisc, Santur, Sebrae, ACIAA (Araquari), ACIAM (Massaranduba), ACIG (Garuva), ACIJS (Jaraguá do Sul), ACISFS (São Francisco do Sul), ACIAG (Guaramirim), ACIAS (Schroeder), ACIJ (Joinville), ACINI (Itapoá), e os consórcios intermunicipais Quiriri e Cigamvali.
O evento acontece das 9h às 17 horas, aberto a empreendedores, profissionais da área e público em geral. Informações e inscrições pelo site www.aciaccorupa.com.br e pelo telefone/whatsapp (47) 984 45 3846.
Faz parte da programação uma agenda de palestras e debates, café e almoço com gastronomia típica de Corupá e exposições turísticas da região para a geração de negócios.
Um painel às 11 horas vai contar com as participações de Carlos Capellini, sócio-diretor da Girus Soluções em Turismo e da Toordata Inteligência Turística, que atuará como mediador, e palestras Eliane Cristina Müller, diretora executiva da Asbanco – Associação dos Bananicultores de Corupá; Peter S. Volkmann, diretor da empresa de transportes Volkmann; e Ná Menegari, gestora, consultora e palestrante na área do turismo.
Para a diretoria da ACIJS, o evento é uma oportunidade de discutir caminhos para o fomento do turismo, que junto com o setor de eventos foi fortemente afetado pelos efeitos da pandemia de coronavírus.
De acordo com dados do Ministério do Turismo, o setor encerrou 2020 com R$ 55,6 bilhões a menos no faturamento em relação ao desempenho de 2019. No total, o setor arrecadou R$ 113,2 bilhões, o pior resultado da receita da série histórica iniciada em 2011, representando um rombo de 33% em comparação ao faturamento do ano anterior. Na expectativa de reverter o cenário, o governo federal definiu em 2018 o Plano Nacional de Turismo que prevê ações para o desenvolvimento do setor que estão apoiadas na recuperação gradual da economia brasileira e a expectativa de inserção de 39,7 milhões de pessoas no mercado consumidor de viagens e a geração de 2 milhões de novos empregos no turismo.
Esse crescimento, no entanto, passa pela estruturação do setor e de suas cadeias de negócios, com uma agenda permanente alinhada a políticas públicas em parceria com a iniciativa privada, com ênfase na economia criativa e no empreendedorismo inovador. Direcionamentos identificados com o recém-lançado Pacto de Desenvolvimento Regional, entre outras iniciativas, que serão tema da reunião de presidentes de Associações Empresariais e secretários de Turismo dos municípios participantes, às 14 horas.
BR-280: trecho estadualizado entra na reta final com novo viaduto na Mannes
Obra da travessia elevada sobre a linha férrea, em Guaramirim, segue com previsão de entrega para abril de 2026
Ranking de agência de riscos destaca Jaraguá do Sul entre as Melhores Cidades do Brasil
O estudo evidencia que boas práticas de administração, alinhadas à eficiência na gestão dos recursos públicos e e qualidade dos serviços para a população podem transformar cidades em polos de desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social
Programa que transforma vidas: Qualifica Jaraguá conclui edição 2025
Formatura no Centro Empresarial movimentou lideranças e demonstrou importância da iniciativa para a empregabilidade e inclusão social
ACIJS é campeã do Prêmio InovA+ como destaque do associativismo empresarial de SC
Entidade também recebeu o Selo Digital FACISC em reconhecimento à conquista
Confira o horário de atendimento de fim de ano na ACIJS
Associado: programe-se e fique atento aos horários de plantão de fim de ano na ACIJS. Em caso de dúvidas, entre em contato com a ACIJS pelo WhatsApp: (47) 98835-8568.
ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos
Evento reuniu lideranças da comunidade, parceiros do programa e jovens acolhidos, marcando mais um ano de realizações

