Entidades debatem, em Corupá, turismo regional com foco na sustentabilidade
Pensar o turismo de forma integrada, buscando alternativas para a estruturação de um setor com forte potencial, com sustentabilidade econômica apoiado no planejamento e na inovação.
Com esse propósito, entidades ligadas ao setor produtivo se reúnem nesta quinta-feira, dia 25, durante o 1° Fórum de Turismo Regional Norte, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá.
Iniciativa da Associação Empresarial de Corupá, por meio do Núcleo de Turismo, com apoio da Prefeitura e Secretaria de Turismo do município, Facisc, Santur, Sebrae, ACIAA (Araquari), ACIAM (Massaranduba), ACIG (Garuva), ACIJS (Jaraguá do Sul), ACISFS (São Francisco do Sul), ACIAG (Guaramirim), ACIAS (Schroeder), ACIJ (Joinville), ACINI (Itapoá), e os consórcios intermunicipais Quiriri e Cigamvali.
O evento acontece das 9h às 17 horas, aberto a empreendedores, profissionais da área e público em geral. Informações e inscrições pelo site www.aciaccorupa.com.br e pelo telefone/whatsapp (47) 984 45 3846.
Faz parte da programação uma agenda de palestras e debates, café e almoço com gastronomia típica de Corupá e exposições turísticas da região para a geração de negócios.
Um painel às 11 horas vai contar com as participações de Carlos Capellini, sócio-diretor da Girus Soluções em Turismo e da Toordata Inteligência Turística, que atuará como mediador, e palestras Eliane Cristina Müller, diretora executiva da Asbanco – Associação dos Bananicultores de Corupá; Peter S. Volkmann, diretor da empresa de transportes Volkmann; e Ná Menegari, gestora, consultora e palestrante na área do turismo.
Para a diretoria da ACIJS, o evento é uma oportunidade de discutir caminhos para o fomento do turismo, que junto com o setor de eventos foi fortemente afetado pelos efeitos da pandemia de coronavírus.
De acordo com dados do Ministério do Turismo, o setor encerrou 2020 com R$ 55,6 bilhões a menos no faturamento em relação ao desempenho de 2019. No total, o setor arrecadou R$ 113,2 bilhões, o pior resultado da receita da série histórica iniciada em 2011, representando um rombo de 33% em comparação ao faturamento do ano anterior. Na expectativa de reverter o cenário, o governo federal definiu em 2018 o Plano Nacional de Turismo que prevê ações para o desenvolvimento do setor que estão apoiadas na recuperação gradual da economia brasileira e a expectativa de inserção de 39,7 milhões de pessoas no mercado consumidor de viagens e a geração de 2 milhões de novos empregos no turismo.
Esse crescimento, no entanto, passa pela estruturação do setor e de suas cadeias de negócios, com uma agenda permanente alinhada a políticas públicas em parceria com a iniciativa privada, com ênfase na economia criativa e no empreendedorismo inovador. Direcionamentos identificados com o recém-lançado Pacto de Desenvolvimento Regional, entre outras iniciativas, que serão tema da reunião de presidentes de Associações Empresariais e secretários de Turismo dos municípios participantes, às 14 horas.
Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG
Nesta quarta-feira (5), Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de investimentos alinhados às práticas ESG — ambientais, sociais e de […]
Força econômica industrial, Jaraguá do Sul busca novo protagonismo com turismo vocacionado
Estratégias para o desenvolvimento do setor passam pelo engajamento regional e pela afirmação de políticas públicas consistentes, defendem lideranças e especialistas no 7º Seminário de Turismo realizado pelo Núcleo de Hospitalidade da ACIJS
Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil
Em novo ranking, cidade cai uma posição, mas se mantém com destaque em anuário brasileiro de segurança pública
Voz Única: Facisc reforça pleitos prioritários para a região Norte
Projetos estruturantes, necessários para o desenvolvimento regional, formam o eixo central na mobilização do setor produtivo junto ao poder público
Resultados reforçam a importância da destinação do Imposto de Renda a projetos sociais
Encontro realizado no Centro Empresarial teve como objetivo fortalecer parcerias entre poder público, organizações sociais e comunidade para ampliar destinações via renúncia fiscal a projetos no município
Sicredi é a melhor empresa para trabalhar no Brasil e a maior da região Sul
Instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil conquistou dois reconhecimentos de grande relevância em 2025

