Notícias 23 nov, 21

Presente dos nucleados simbolizou o agradecimento da comunidade à história de bons serviços do Hospital São José

Núcleo de Panificação e Confeitaria da ACIJS celebra 85 anos do Hospital São José

A celebração de 85 anos do Hospital São José, nesta segunda-feira (22), contou com um momento especial.

Para marcar a data e reconhecer, ainda que de maneira singela, a gratidão da comunidade de Jaraguá do Sul e região à bela trajetória da instituição, o Núcleo de Panificação e Confeitaria da ACIJS presenteou direção e colaboradores do hospital com 30 bolos preparados pelas empresas que representam o setor.

O diretor geral, Mauricio José Souto-Maior, disse que o momento foi significativo e traduz o carinho da comunidade a um histórico marcado pelo compromisso permanente com a saúde e o bem-estar da população.

“Quando recebemos essa demonstração de carinho, com os empresários compartilhando o sucesso desta trajetória, há uma energia muito boa que reforça essa relação de todos no hospital, da diretoria aos médicos, profissionais de saúde e demais funcionários”, assinalou. Além da unidade no centro de Jaraguá do Sul, os bolos também foram compartilhados com as unidades do Hospital São José em Schroeder e Corupá.

Confira nas imagens alguns momentos da entrega dos bolos à direção do hospital:

Acompanhado pelo líder do Núcleo de Panificação e Confeitaria Valdemir Michels, e representando a diretoria da ACIJS e empresas associadas, o vice-presidente de Núcleos Empresariais Samuel Piazera Taranto disse que a passagem dos 85 anos do Hospital São José representa uma data emblemática e que enseja muita comemoração não apenas para seus mais de 1.000 colaboradores diretos, mas para toda a comunidade de Jaraguá do Sul e região.

“A instituição é uma das mais relevantes e importantes na história do nosso município, exercendo papel fundamental para o sadio desenvolvimento regional”, enaltece. Samuel lembra que a ACIJS e o HSJ compartilharam e ainda compartilham, durante suas trajetórias octogenárias, esforços comuns de diversos e importantes atores, com atuação conjunta e de parceria, o que se confirma pela constatação de que boa parte dos ex-presidentes da ACIJS, também estiveram à frente do HSJ em determinados momentos.

“É uma parceria continua e que se mantém intensa até os dias atuais, seja pela comunhão de esforços para a concretização de projetos de manutenção e ampliação de suas estruturas, seja pela participação do HSJ, por intermédio de seus colaboradores, em diversos dos Núcleos Setoriais/Temáticos da ACIJS. A classe empresarial e a comunidade são muito gratas pelo trabalho de excelência desenvolvido pelo hospital, por intermédio de todos os seus colaboradores e gestores”.

Importância histórica

Desde o início de suas atividades, o Hospital São José mantém um histórico de atuação voltada à região, evoluindo em sua trajetória ao longo dos anos e se tornando nos últimos anos uma das mais importantes referências em atendimento em várias especialidades médicas. O Hospital São José tem como missão promover assistência à saúde com responsabilidade social, sendo considerada uma das estruturas mais completas de saúde hospitalar em Santa Catarina.

Confira um resumo da linha do tempo que marca essa história de sucesso:

. Em 1935, iniciou-se a construção civil do Hospital São José, sob o comando de Padre Alberto Jacob, tendo sua conclusão em 22 de novembro de 1936. Neste mesmo ano, o hospital foi entregue à responsabilidade operacional das Irmãs Franciscanas, que, juntamente com o médico Dr. Jorge Richter, permaneceram no comando por um período de 14 anos.

. Em 1950, as Irmãs Franciscanas deixaram de atuar na operacionalização das atividades hospitalares. Destaca-se no mesmo período a construção civil do novo centro hospitalar, localizado no endereço atual, que foi inaugurado oficialmente em 19 de abril de 1959, sob a administração da Diretora Senhora Inês Zabotti, contando, ainda, com um Conselho de Administração.

. Em 13 de fevereiro de 1960, assumiram a gestão as Irmãs da Divina Providência, com a finalidade de atender aos doentes sob duas modalidades: “caritativa e comercial”, sendo acima de tudo uma instituição Humanitária e Cristã.

. Com o progresso e crescimento do município de Jaraguá do Sul e das cidades circunvizinhas, em 2004, por meio da criação de um Conselho Deliberativo, foi firmada a parceria entre a ACIJS e a Sociedade Divina Providência.  Mais do que garantir a melhor assistência e desenvolvimento de todas as atividades, o acordo tinha o intuito de reestruturar o Hospital São José a partir do planejamento e execução do Plano Diretor.

. No dia 13 de outubro de 2010 foi criada a Associação Hospitalar São José de Jaraguá do Sul, que assumiu a gestão e toda a responsabilidade pela organização e execução das atividades promovidas pelo complexo hospitalar.

. No dia 26 do mês abril de 2012, a instituição requereu a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS Saúde), concedido a pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecidas como entidades beneficentes de assistência social com a finalidade de prestação de serviços na área da saúde.



Confira as

Últimas notícias

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Núcleos Empresariais oportunizam a empreendedores acesso a uma vasta rede de relacionamentos, vital para o desenvolvimento dos negócios

BR-280: Atualização da obra de duplicação do trecho federal - lote 2.2 (contorno)

Conforme a coordenadoria regional do DNIT, obras na rodovia seguem o cronograma e contorno tem previsão de conclusão em dezembro de 2025

Feirão do Imposto conscientiza sobre impactos da carga tributária

Com o tema "Dígitos que sufocam", a campanha deste ano movimenta empresas da região para mostrar como a elevada carga tributária pode ser sufocante para os cidadãos e para a economia como um todo

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Acompanhe a agenda de encontros de nucleados e atividades de educação empresarial da ACIJS

Inovação e gestão com foco nas pessoas faz organizações crescerem com sustentabilidade

Empresário falou sobre estratégias que levaram a Duas Rodas a posições de liderança nos segmentos em que atua no mercado internacional

Imposto de Renda: recursos de doações podem ajudar projetos sociais na região

ACIJS incentiva contribuintes da região a destinarem recursos do Imposto de Renda em apoio a projetos sociais

Jaraguá do Sul já encaminhou mais de 250 toneladas de doações ao RS

Novamente o município e região demonstram capacidade de mobilização da comunidade em torno da solidariedade

SC quer elevar participação do PIB para 10% no setor de tecnologia, até 2030

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Marcelo Fett destacou importância do alinhamento do setor produtivo com as políticas do estado na área da inovação

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira destaques da agenda da ACIJS

Geração de valor nas organizações é tema do Encontro Empresarial

Evento com palestra do presidente da Duas Rodas, Leonardo Zipf, é aberto a empresários e comunidade em geral

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar