Empresário relata experiência na política e defende maior participação na vida pública

O vereador joinvilense Ninfo König participou da plenária semanal da ACIJS e APEVI nesta terça-feira (12), quando fez um relato sobre a experiência de um empresário na vida pública. Ele disse que tem se dedicado a um trabalho de conscientização para despertar nas pessoas o interesse pela atividade política, segundo seu entendimento a única forma de se promover mudanças no País. “Quando os bons não participam, os maus ocupam o espaço”, lembrou.
Com formação pela primeira turma do curso de Ciências Econômicas da então Fundação Universitária da Região de Joinville (Furj, atual Univille), em 1969, e uma bem-sucedida trajetória no mundo corporativo, o empresário diz que obteve sucesso na iniciativa privada graças à plena dedicação ao trabalho.
Empreendedor nato, fundou empresas reconhecidas em todo o Brasil, como a fabricante de produtos em plástico Akros (atual Amanco). Atualmente, o empresário se dedica a negócios na área financeira, e de incorporação e administração no setor de hotelaria, além de manter ativa participação no associativismo estadual, como ex-presidente da Associação Empresarial de Joinville, vice-presidente da FIESC e FACISC, entre outras atividades.
Em 2016, o empresário lançou-se à disputa por uma das cadeiras da Câmara de Vereadores de Joinville, sendo eleito com 4.749 votos. No relato na plenária, se disse frustrado com o ambiente político, mas enfatizou que apenas com a mobilização da sociedade é possível reverter o atual quadro de descrença.
“Só uma forma de consertar o Brasil, e isto se dá pela via política. Não teremos mudanças se não nos envolvermos com a vida pública, principalmente quem produz e gera riquezas. Hoje temos uma situação em que há uma parte da sociedade que produz, gera impostos, emprego e renda, e o governo consome 50% do que o trabalho produz”, argumentou.
Ninfo König destaca ainda a inércia de muitos segmentos e fala da falta de mobilização contra a má gestão de recursos, onerando cada vez mais o contribuinte. “Há um custeio exagerado da máquina pública, sem praticamente retorno para a sociedade. É preciso criar desde já uma força-tarefa com a participação de pessoas com pessoas do bem, comprometidas e conscientes do seu papel como agentes de mudanças. Se estas pessoas não agirem, ficaremos na mesmice de sempre”.
>> Assista a palestra na íntegra: https://youtu.be/WGIR47d8IaA
ACIJS recebe Reitoria da UFSC para fortalecer integração entre academia e setor produtivo
Encontro buscou estreitar relações entre a instituição de ensino e a classe empresarial, debatendo demandas da indústria para o desenvolvimento de parcerias da academia em projetos de inovação
Agenda ACIJS traz inovação, liderança e desenvolvimento a associados e comunidade
Programação de atividades dos núcleos setoriais reúne capacitações, visitas técnicas e eventos de networking para fortalecer o empreendedorismo na região
SESI apresenta estrutura da nova Escola de Referência em Jaraguá do Sul
Projeto traz proposta inovadora, como a metodologia STEAM, laboratórios de alta tecnologia e contraturno escolar para reforçar a educação integrada ao desenvolvimento regional
Entidades do Vale do Itapocu concluem Diálogos Institucionais por mais representatividade regional
Série de encontros com candidatos teve como objetivo ouvir candidatos e apresentar “Carta de Compromissos”, reforçando demandas estratégicas da região
Programa Novos Caminhos celebra conquista de adolescentes e reconhece parcerias
Solenidade reuniu magistrados e empresários da região para certificar 38 jovens em acolhimento e reconhecer empresas e instituições apoiadoras da iniciativa social – CEJAS, ACIJS e o Núcleo de Voluntariado Corporativo estão entre as homenageadas
Entidades empresariais recebem candidatos em Diálogos Institucionais e apresentam pleitos da região
Lideranças políticas que concorrem no pleito eleitoral debaterão infraestrutura, saúde, segurança e educação com empresários de Jaraguá do Sul e região entre os dias 8 e 10 de setembro.