Eleições 2022 – Justiça Eleitoral faz conferência de urnas eletrônicas
A convite da OAB de Jaraguá do Sul e da Justiça Eleitoral, a ACIJS e o Núcleo de Voluntariado Corporativo participaram no sábado (24) de audiência pública realizada para a conferência visual das urnas eletrônicas que serão usadas nestas eleições, com o 1º turno acontecendo no domingo, dia 2 de outubro.
A audiência pública é um processo padrão e transparente para conferir se as urnas estão ligando corretamente, se as teclas de todos os números estão funcionando, se estão lacradas e, principalmente, se estão com horário certo. Após a verificação, os equipamentos são novamente colocados nas caixas e só reabertos no dia 02/10. As urnas começam a funcionar exatamente às 7h, quando começa o período para a votação.
Álvaro Oliveira, membro do Núcleo de Voluntariado ACIJS, participou da audiência e teve todas suas dúvidas esclarecidas pelo chefe do Cartório da 87ª Zona Eleitoral, Ricardo André dos Santos. Segundo ele, são 500 urnas para a região de Jaraguá do Sul, Corupá e Schroeder. E todas elas foram conferidas no sábado.
Cerca de 1,6 mil pessoas trabalharão na região para as eleições, entre mesários, equipe da Justiça Eleitoral e demais voluntários. Trata-se de uma mega operação para que tudo ocorra com tranquilidade.
E-título
A Justiça Eleitoral também está orientando para a utilização do e-Título nas Eleições 2022.
Além do título de eleitor na versão impressa, será possível votar nas Eleições 2022 usando o e-Título. E os eleitores que querem usar o aplicativo não podem deixar para baixá-lo de última hora: a emissão da versão digital do documento ficará suspensa em 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno. No dia de um eventual segundo turno, marcado para 30 de outubro, a emissão do título de eleitor digital também ficará suspensa, segundo matéria publicada no G1.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta usuários do e-Título a baixarem ou atualizarem o aplicativo o quanto antes para evitar possíveis erros com o aumento da demanda. O órgão diz que o aplicativo se tornou o mais baixado nas lojas de Android e iOS na última semana, com 2,5 milhões de downloads.
O e-Título reúne informações como nome, número de inscrição do título de eleitor, data de nascimento, número de zona eleitoral e seção, município, nome dos pais. Há ainda um QR Code que serve para validar as informações.
Campanha pelo voto regional
No esforço de conscientização para que os moradores de Jaraguá do Sul e região participem do processo eleitoral, a ACIJS idealizou uma campanha de incentivo ao voto em candidatos da região, visando também a representatividade na Assembleia Legislativa e Câmara Federal.
Além do incentivo ao voto regional, a campanha também tem como propósito orientar eleitores para a prevenção às notícias falsas (fakenews), e traz informações sobre o processo eleitoral, funções que competem aos candidatos ao Executivo (Presidência da República e Governo do Estado) e Legislativo (Assembleia, Câmara e Senado), através de um guia do voto consciente que pode ser acessado em https://bit.ly/3RV5mLh.
Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra
Evento, gratuito, é uma das atividades do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE, uma opção de qualificação profissional e de excelência para líderes, empresários e empreendedores
Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região
Em sua sétima edição, evento tem programação com foco em experiências e desenvolvimento regional
Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT
Encontro Empresarial da ACIJS reuniu lideranças e profissionais do setor para discutir os desafios e oportunidades da indústria têxtil no Brasil
BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região
A participação no encontro é gratuita e aberta a empresários de todos os setores que buscam conhecer linhas de crédito definidas pelo governo federal no enfrentamento ás tarifas impostas pelo governo dos EUA
Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul
Iniciativa do Núcleo de Voluntariado Corporativo tem como objetivo promover valores como solidariedade, consciência ambiental e consumo responsável, por meio da troca de brinquedos e livros entre crianças da comunidade
BR-280: duplicação no trecho estadualizado prossegue com obras em Guaramirim
Viaduto sobre a linha férrea é a única Obra de Arte de maior porte restante do projeto de duplicação do trecho estadual da rodovia