A convite da OAB de Jaraguá do Sul e da Justiça Eleitoral, a ACIJS e o Núcleo de Voluntariado Corporativo participaram no sábado (24) de audiência pública realizada para a conferência visual das urnas eletrônicas que serão usadas nestas eleições, com o 1º turno acontecendo no domingo, dia 2 de outubro.
A audiência pública é um processo padrão e transparente para conferir se as urnas estão ligando corretamente, se as teclas de todos os números estão funcionando, se estão lacradas e, principalmente, se estão com horário certo. Após a verificação, os equipamentos são novamente colocados nas caixas e só reabertos no dia 02/10. As urnas começam a funcionar exatamente às 7h, quando começa o período para a votação.
Álvaro Oliveira, membro do Núcleo de Voluntariado ACIJS, participou da audiência e teve todas suas dúvidas esclarecidas pelo chefe do Cartório da 87ª Zona Eleitoral, Ricardo André dos Santos. Segundo ele, são 500 urnas para a região de Jaraguá do Sul, Corupá e Schroeder. E todas elas foram conferidas no sábado.
Cerca de 1,6 mil pessoas trabalharão na região para as eleições, entre mesários, equipe da Justiça Eleitoral e demais voluntários. Trata-se de uma mega operação para que tudo ocorra com tranquilidade.
E-título
A Justiça Eleitoral também está orientando para a utilização do e-Título nas Eleições 2022.
Além do título de eleitor na versão impressa, será possível votar nas Eleições 2022 usando o e-Título. E os eleitores que querem usar o aplicativo não podem deixar para baixá-lo de última hora: a emissão da versão digital do documento ficará suspensa em 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno. No dia de um eventual segundo turno, marcado para 30 de outubro, a emissão do título de eleitor digital também ficará suspensa, segundo matéria publicada no G1.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta usuários do e-Título a baixarem ou atualizarem o aplicativo o quanto antes para evitar possíveis erros com o aumento da demanda. O órgão diz que o aplicativo se tornou o mais baixado nas lojas de Android e iOS na última semana, com 2,5 milhões de downloads.
O e-Título reúne informações como nome, número de inscrição do título de eleitor, data de nascimento, número de zona eleitoral e seção, município, nome dos pais. Há ainda um QR Code que serve para validar as informações.
Campanha pelo voto regional
No esforço de conscientização para que os moradores de Jaraguá do Sul e região participem do processo eleitoral, a ACIJS idealizou uma campanha de incentivo ao voto em candidatos da região, visando também a representatividade na Assembleia Legislativa e Câmara Federal.
Além do incentivo ao voto regional, a campanha também tem como propósito orientar eleitores para a prevenção às notícias falsas (fakenews), e traz informações sobre o processo eleitoral, funções que competem aos candidatos ao Executivo (Presidência da República e Governo do Estado) e Legislativo (Assembleia, Câmara e Senado), através de um guia do voto consciente que pode ser acessado em https://bit.ly/3RV5mLh.