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Publicado em 30/09/2022
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Eleições 2022 – Campanha de entidades por voto regional repercute na comunidade

A campanha “Vote em quem é de casa. Eleja quem você conhece da região”, idealizada pelas entidades empresariais de Jaraguá do Sul com o objetivo de fortalecer a representação política dos municípios do Vale do Itapocu junto à Assembleia Legislativa e Câmara Federal, vem repercutindo positivamente na comunidade.

É o que mostra reportagem do jornal O Correio do Povo, e de divulgações em diversos meios de comunicação. “A exemplo de eleições passadas, este ano as entidades empresariais de Jaraguá do Sul também estão trabalhando para conscientizar os eleitores sobre a importância de votar em candidatos que representam a região nas eleições de 2 de outubro”, destaca matéria no OCP ao citar a campanha realizada durante todo o mês de setembro, por meio de diversas plataformas de mídias, incluindo outdoors espalhados pelas cidades, para atingir todos os públicos.

Por meio das redes sociais, mensagens foram disseminadas para todos os púbicos de diferentes plataformas

Criada pela agência Woop Comunicação, a campanha faz referência ao sentido de confiança que o voto a nomes conhecidos representa na relação entre candidato e a sua comunidade, inspirando valores como a proximidade com o eleitor para o acompanhamento do trabalho parlamentar na defesa de pleitos importantes ao desenvolvimento do município e região. Por meio da expressão popular “É de casa”, a ideia sugere que os candidatos que moram perto e conhecem a realidade do eleitorado, podem tornar a representatividade mais efetiva, de fidelidade e de respeito ao voto regionalizado.

A campanha é uma iniciativa da ACIJS, com apoio das demais entidades do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul – Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação das Pequenas Empresas do Vale do Itapocu e os Sindicatos das Indústrias do Vestuário, Fiação e Tecelagem; Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos; e de Alimentação.

“Todos entendem como fundamental que Jaraguá do Sul e os municípios da região cada vez mais tenham retorno à altura de sua importância para o estado e o país”, afirma a presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Ana Clara Franzner Chiodini na reportagem ao OCP.

O jornal destaca a campanha, também, em seu editorial da edição desta sexta-feira (30) – veja a imagem abaixo:

“É preciso considerar que qualquer mudança que se busque numa sociedade, ela se inicia, essencialmente, pelo voto do eleitor, que repercutirá na sua casa, depois na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, no seu estado e, por fim, no país”, enfatiza o editorial veiculado na edição do jornal O Correio do Povo, nesta sexta-feira (30)

Junto com o incentivo ao voto regional, a campanha também tem como propósito orientar eleitores para a prevenção às notícias falsas (fakenews), e traz informações sobre o processo eleitoral, funções que competem aos candidatos ao Executivo (Presidência da República e Governo do Estado) e Legislativo (Assembleia, Câmara e Senado), através de um guia do voto consciente que pode ser acessado em https://bit.ly/3RV5mLh.

Com isso, a campanha também busca motivar os eleitores para que participem do processo eleitoral. “Somente por meio do voto podemos qualificar a atividade política, um dever cívico e exercício de cidadania ao qual não podemos ficar isentos”, destaca Ana Clara. Ela ressalta o esforço das entidades na direção de uma representação política cada vez mais qualificada, que se identifique com a realidade regional, com as demandas locais e com melhores condições de mobilização na resposta em setores importantes para o desenvolvimento econômico e social dos municípios da região, como a infraestrutura, saúde e educação, entre outras.

Na reportagem o vice-presidente regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Célio Bayer, também reforça o apelo ao voto regional. “Porque nós sabemos da importância de termos representantes, tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara dos Deputados. Muitas vezes temos dificuldade de reivindicar o atendimento das demandas da nossa região pela falta de representação estadual e federal”, pondera. O empresário enfatiza que não se trata somente de emendas parlamentares, mas de projetos importantes, de logística, de desenvolvimento, por exemplo. “Acredito que a nossa região do Vale do Itapocu deve fazer um esforço grande para eleger candidatos que são daqui, porque se não tivermos ninguém nos representando em nível estadual e nível federal, não poderemos reclamar depois”, destaca. (Com informações do jornal O Correio do Povo)

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