A campanha “Vote em quem é de casa. Eleja quem você conhece da região”, idealizada pelas entidades empresariais de Jaraguá do Sul com o objetivo de fortalecer a representação política dos municípios do Vale do Itapocu junto à Assembleia Legislativa e Câmara Federal, vem repercutindo positivamente na comunidade.
É o que mostra reportagem do jornal O Correio do Povo, e de divulgações em diversos meios de comunicação. “A exemplo de eleições passadas, este ano as entidades empresariais de Jaraguá do Sul também estão trabalhando para conscientizar os eleitores sobre a importância de votar em candidatos que representam a região nas eleições de 2 de outubro”, destaca matéria no OCP ao citar a campanha realizada durante todo o mês de setembro, por meio de diversas plataformas de mídias, incluindo outdoors espalhados pelas cidades, para atingir todos os públicos.
Criada pela agência Woop Comunicação, a campanha faz referência ao sentido de confiança que o voto a nomes conhecidos representa na relação entre candidato e a sua comunidade, inspirando valores como a proximidade com o eleitor para o acompanhamento do trabalho parlamentar na defesa de pleitos importantes ao desenvolvimento do município e região. Por meio da expressão popular “É de casa”, a ideia sugere que os candidatos que moram perto e conhecem a realidade do eleitorado, podem tornar a representatividade mais efetiva, de fidelidade e de respeito ao voto regionalizado.
A campanha é uma iniciativa da ACIJS, com apoio das demais entidades do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul – Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação das Pequenas Empresas do Vale do Itapocu e os Sindicatos das Indústrias do Vestuário, Fiação e Tecelagem; Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos; e de Alimentação.
“Todos entendem como fundamental que Jaraguá do Sul e os municípios da região cada vez mais tenham retorno à altura de sua importância para o estado e o país”, afirma a presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Ana Clara Franzner Chiodini na reportagem ao OCP.
O jornal destaca a campanha, também, em seu editorial da edição desta sexta-feira (30) – veja a imagem abaixo:
Junto com o incentivo ao voto regional, a campanha também tem como propósito orientar eleitores para a prevenção às notícias falsas (fakenews), e traz informações sobre o processo eleitoral, funções que competem aos candidatos ao Executivo (Presidência da República e Governo do Estado) e Legislativo (Assembleia, Câmara e Senado), através de um guia do voto consciente que pode ser acessado em https://bit.ly/3RV5mLh.
Com isso, a campanha também busca motivar os eleitores para que participem do processo eleitoral. “Somente por meio do voto podemos qualificar a atividade política, um dever cívico e exercício de cidadania ao qual não podemos ficar isentos”, destaca Ana Clara. Ela ressalta o esforço das entidades na direção de uma representação política cada vez mais qualificada, que se identifique com a realidade regional, com as demandas locais e com melhores condições de mobilização na resposta em setores importantes para o desenvolvimento econômico e social dos municípios da região, como a infraestrutura, saúde e educação, entre outras.
Na reportagem o vice-presidente regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Célio Bayer, também reforça o apelo ao voto regional. “Porque nós sabemos da importância de termos representantes, tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara dos Deputados. Muitas vezes temos dificuldade de reivindicar o atendimento das demandas da nossa região pela falta de representação estadual e federal”, pondera. O empresário enfatiza que não se trata somente de emendas parlamentares, mas de projetos importantes, de logística, de desenvolvimento, por exemplo. “Acredito que a nossa região do Vale do Itapocu deve fazer um esforço grande para eleger candidatos que são daqui, porque se não tivermos ninguém nos representando em nível estadual e nível federal, não poderemos reclamar depois”, destaca. (Com informações do jornal O Correio do Povo)