Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 24/07/2024
Compartilhe:

Efetivo maior continua sendo o principal pedido de entidades empresariais na área de segurança pública

O secretário da Segurança Pública Flávio Rogério Graff ouviu de lideranças empresariais reunidas nesta terça-feira em Itapoá, no litoral Norte do Estado, que a principal demanda do setor produtivo, nesta área da administração estadual, continua sendo por mais policiamento nas ruas, o que implica em aumento do efetivo.

No encontro organizado pela Facisc – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, acompanhado dos comandos do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil, Militar e Científica, o secretário fez uma explanação ampla do trabalho das forças de segurança do estado.

Disse que no primeiro semestre já foram investidos cerca de R$ 40 milhões em equipamentos, armamentos e viaturas, principalmente, para o trabalho de inteligência policial e para buscar ainda mais eficiência operacional. Sobre aumentar o policiamento propriamente dito, uma turma com mais 618 soldados e 60 oficiais deve concluir o curso de formação em dezembro. A distribuição deste pessoal nos municípios, contudo, passará por critérios como densidade população, índices de criminalidade e necessidades de reposição do efetivo nas localidades.

“Há estudos que mostram que o número expressivo de policiais não representa exatamente resultados como a diminuição dos índices de criminalidade. Santa Catarina tem o menor índice na comparação entre policial e habitantes, mas temos o reconhecimento como polícia mais eficiente do País e os melhores resultados como um dos estados mais seguros do Brasil”, reforçou.

O secretário comentou ainda que são feitas inovações não só para melhorar a percepção de segurança da população, como também resultando em mais soldados e oficiais no enfrentamento à criminalidade, como a unificação das centrais de atendimento de bombeiros e policiais, com a possibilidade de policiais em processos de aposentadoria optarem por continuarem atuando em áreas administrativas, liberando soldados e oficiais para a atividade-fim da corporação, e com o incremento no uso de novas tecnologias.

Uma delas foi apresentada pelo coronel Márcio Leandro Reisdorfer, do 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), que prevê para os próximos meses a utilização de drones nas operações policiais. Simultaneamente, explicou, as imagens serão acessadas pelos policiais em tabletes nas viaturas ou smartfones e pelo comando nas unidades, o que dará mais segurança no atendimento a ocorrências e redução do tempo-resposta. “Com isso, melhoramos a eficiência e qualificamos tecnicamente o trabalho policial”.

Paulo César Chiodini, vice-presidente regional da Facisc, disse que mesmo com os bons indicadores, o aumento do quadro policial é uma das principais urgências que os municípios apresentam para que o estado continue sendo um lugar seguro para todos. O empresário assinala que o setor produtivo reconhece o trabalho de qualidade das forças de segurança e apoia a modernização, com mais tecnologia aplicada no dia a dia das polícias, mas que há sempre o pedido das comunidades por mais segurança.

O empresário destaca ainda a importância dos esclarecimentos da área técnica do Corpo de Bombeiros quanto às mudanças no trabalho de vistorias e análises de projetos para aprovação de alvarás de funcionamento e outros licenciamentos com base nas normas de segurança contra incêndios, o que segundo ele traz tranquilidade para que estes processos sejam analisados e liberados em menor prazo, assegurando tranquilidade ao setor produtivo.

Paulo Chiodini entregou ao secretário o documento Voz Única, uma iniciativa que a Federação elabora em períodos eleitorais com atualizações sobre as demandas em todo o estado. Estão reunidos nos documentos necessidades apontadas por cada município em áreas como infraestrutura, saúde, educação e a segurança pública, entre outras.

A presidente da ACIJS, Caroline Obenaus Cani, também fez a entrega de ofício solicitando o aumento de policiais nos 5 municípios do Vale do Itapocu, onde atua o 14º Batalhão, e pelo apoio financeiro do Governo do Estado para projeto de estruturação da 12ª Região, que integra a região e ainda os municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, no Planalto Norte.

>>> Confira imagens da plenária regional da FACISC, realizada nas dependências do Porto de Itapoá, reunindo lideranças e representantes da área de segurança pública no estado

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Programa que transforma vidas: Qualifica Jaraguá conclui edição 2025
Associativismo

Programa que transforma vidas: Qualifica Jaraguá conclui edição 2025

Formatura no Centro Empresarial movimentou lideranças e demonstrou importância da iniciativa para a empregabilidade e inclusão social

Leia mais
Confira o horário de atendimento de fim de ano na ACIJS
Administrativo

Confira o horário de atendimento de fim de ano na ACIJS

Associado: programe-se e fique atento aos horários de plantão de fim de ano na ACIJS. Em caso de dúvidas, entre em contato com a ACIJS pelo WhatsApp: (47) 98835-8568.

Leia mais
ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos
Destaques

ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos

Evento reuniu lideranças da comunidade, parceiros do programa e jovens acolhidos, marcando mais um ano de realizações

Leia mais
BR-280: DNIT alerta para alteração no trânsito em obras na duplicação
Notícias

BR-280: DNIT alerta para alteração no trânsito em obras na duplicação

Órgão federal informa alteração no tráfego na rodovia no trecho em obras na região de Guaramirim

Leia mais
BR-280: informações atualizadas sobre duplicação do lote 2.2
Destaques

BR-280: informações atualizadas sobre duplicação do lote 2.2

Trecho que compreende o contorno rodoviário representa importante investimento na melhoria da infraestrutura regional

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.