Economista e analista político avaliam cenários no CEJAS, nesta segunda-feira (20)
O risco de uma nova crise global em função de problemas com instituições financeiras internacionais e os reflexos de um primeiro trimestre nos governos estadual e federal, e como isto pode impactar nas tomadas de decisão na política e na economia de Santa Catarina e do Brasil.
Este deve ser o tom de painel que abre a agenda de Encontros Empresariais da ACIJS, nesta segunda-feira (20). Primeira agenda presencial do ano, o evento vai contar com as participações do economista-chefe da FIESC Pablo Bittencourt, e do jornalista Upiara Boschi, analista político com atuação na imprensa catarinense. A mediação será da presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Ana Clara Franzner Chiodini.
O evento ocorre às 19 horas, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul – CEJAS, e tem caráter solidário. Inscrições podem ser feitas acessando https://bit.ly/3J7CDl0, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, que deve ser entregue no dia do evento. Os donativos serão repassados à Secretaria de Assistência Social e Habitação de Jaraguá do Sul.
O evento é realizado em parceria da ACIJS e FIESC, com apoio da Levmed e SicoobCejasCred.
>>> Informações
Telefone (47) 98835-1316
E-mail [email protected]
Mercado mantém olhar de atenção à risco de crise financeira
Na semana passada, ao comentar sobre eventuais desdobramentos após a repercussão da crise em instituições internacionais do sistema financeiro, Pablo Bittencourt disse que o agravamento da situação, e possíveis impactos no Brasil e no mundo dependerá das ações que forem tomadas. Um dos reflexos, contudo, pode ser a elevação das taxas de juros e o combate à inflação, como é o caso do Brasil.
A situação global, a partir da crise no banco Credit Suisse, divulgada no dia 15, vem sendo monitorada pela equipe econômica, avaliando desdobramentos que podem afetar com menor ou maior intensidade o mercado financeiro de todo o planeta. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, avaliam possíveis impactos sobre o Brasil depois que a instituição financeira suíça revelou ter identificado “debilidades significativas” em seus procedimentos de contabilidade e de controle nos últimos dois anos, o que levou à queda das ações. Segundo as agências de notícias, as bolsas europeias tiveram o pior dia em um ano.
As turbulências no Credit Suisse ocorreram dias após dois bancos da Califórnia, ligados a startups do setor tecnológico falirem, o que tem gerado instabilidade no mercado financeiro desde o fim da semana passada.
Segundo Pablo, situações como a que envolve instituições financeiras renomadas, como é o caso do centenário banco, podem deflagrar uma crise sistêmica capaz de impactar no volume de investimentos, afetando mercados com economias emergentes como o Brasil. O especialista assinala que as ações da instituição despencaram na Bolsa de Nova Iorque na quarta, chegando ao patamar de 60% e afetando bolsas em outros países.
“Isto faz com que investidores passem a olhar com mais atenção para os balanços dos bancos”, observa o economista da FIESC. Um dos efeitos é a migração de depositantes para outros bancos, principalmente devido às repercussões nas redes sociais e as especulações quanto à capacidade destas instituições em manter seus pagamentos e honrar depósitos. (Com informações da Agência Brasil)
Duas Rodas celebra centenário e reafirma o orgulho de Jaraguá do Sul
Empresa comemora neste dia 1º de dezembro uma trajetória que a levou a ter operações em 8 países e exportar para mais de 70 países
Executivo e Legislativo apresentarão, dia 1º, resultados do ano no Encontro Empresarial da ACIJS
Evento tradicional de fim de ano no Centro Empresarial permite que a comunidade conheça as principais ações da Prefeitura e da Câmara de Vereadores
ACIJS elege nova diretoria para o período 2026-2027
Entre as diretrizes da nova gestão, ressaltados pelo presidente Francisco Tavares Junior, estão o compromisso da nova gestão com temas historicamente acompanhados pela entidade, como o crescimento regional sustentável e o fortalecimento da educação como caminho para o desenvolvimento das empresas e da comunidade
Sustentabilidade é desafio permanente da sociedade, afirmam especialistas no V Seminário Cidades Mais Saudáveis
Evento foi realizado em parceria com a Prefeitura e ACIJS, que é mantenedora do programa Jaraguá Mais Saudável
ACIJS e CDL são reconhecidas em solenidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Homenagem reconhece parceria da classe empresarial com as instituições de segurança
Seminário fortalece ações de promoção da saúde nas cidades
Em 2025, evento marca um novo momento: o de reconhecer o que já foi construído e refletir sobre os próximos passos do programa Jaraguá Mais Saudável