DNIT atualiza informações sobre obras da BR-280 em Jaraguá do Sul
As obras de duplicação da BR-280, nos lotes 2.1 entre a BR-101 e Guaramirim, e 2,2 entre Guaramirim, Jaraguá do Sul e Schroeder.
No lote 2.2, trecho que inclui o túnel duplo do Morro do Vieira, os serviços já atingiram 82% de execução. As informações são do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em divulgações do órgão e veiculadas na imprensa regional.
Com aproximadamente 1 quilômetro de extensão, o túnel está sendo construído com pavimento de concreto e contará com duas galerias, uma para cada sentido da via, aumentando a segurança e a fluidez do tráfego na região. Atualmente, as frentes de trabalho se concentram nos emboques oeste, onde ocorrem escavações e a preparação da base para aplicação das próximas camadas de concreto.
A escavação é feita em duas etapas — superior e inferior —, utilizando estruturas de suporte que garantem a segurança dos operários durante todo o processo. Para reforçar a estabilidade e a durabilidade da estrutura, o túnel receberá duas camadas de concreto. A primeira tem função de sustentação, enquanto a segunda, mais espessa e com armaduras de aço, garantirá resistência adicional e maior vida útil à obra.
>>> Confira imagens da obra no interior do túnel
[Fotos DNIT/Divulgação]






Importância da duplicação da rodovia para a região
A duplicação da BR-280, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, representa um avanço estratégico para a infraestrutura de Santa Catarina.
A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS), no seu papel como representante do setor produtivo do município, acompanha a evolução da obra desde o início dos trabalhos. Pleito histórico da região, defendida por entidades empresariais e sociedade civil, a duplicação da rodovia é vital para a melhor conexão do litoral ao planalto norte, integrando polos industriais, portuários e logísticos do estado.
Com o aumento do fluxo de veículos, especialmente de cargas, a duplicação garante maior fluidez no trânsito e reduz significativamente os tempos de deslocamento. Do ponto de vista econômico, fortalece a competitividade das empresas locais, facilita o escoamento da produção e atrai novos investimentos.
Além disso, a melhor infraestrutura viária contribui para a segurança dos usuários, diminuindo os riscos de acidentes em trechos historicamente críticos. Outro ponto positivo que a mobilidade regional traz são os impactos positivos no turismo e na qualidade de vida das comunidades.
Para a ACIJS, a duplicação é condição imprescindível ao crescimento econômico e um impulso ao desenvolvimento sustentável da região. (Via OCP News, com informações do DNIT)
Jornada Empreendedora ACIJS/SEBRAE quer mostrar importância de ESG para as micro e pequenas empresas
Palestra gratuita no Centro Empresarial, exclusiva para empresas associadas, quer mostrar que ações focadas na construção de um mundo melhor, limpo e economicamente equilibrado não representam mais apenas uma tendência e sim exigência do mercado
FACISC lança campanha para reforçar representatividade do setor produtivo catarinense
ACIJS está integrada à campanha Aí me representa, que mostra o valor do associativismo em prol do desenvolvimento empresarial
Deputado Antídio Lunelli apresenta balanço de atuação e recebe pleito da ACIJS
Diretoria da ACIJS destacou o apoio do parlamentar em projetos importantes para o desenvolvimento regional e reforçou pleitos como o Contorno Oeste e recursos para o Hospital São José
Educação empresarial forma líderes engajados, diz especialista em gestão de pessoas
Palestra no Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE) abordou a importância das organizações contarem com lideranças preparadas diante do apagão de mão de obra no País
ACIJS e SEBRAE promovem, em novembro, nova Sessão de Negócios entre associados
Confira a agenda de atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do empreendedorismo regional
ACIJS mobiliza áreas de Finanças e Controladoria em novo Núcleo Empresarial
Entidade conta atualmente com 20 Núcleos Empresariais que cumprem papel estratégico para ampliação do networking entre associados e no fortalecimento do associativismo empresarial do município