Dia Mundial da Criatividade celebra sucesso com palestra de líderes no CEJAS
Criatividade, inovação, senso de coletividade e colaboração por um mundo com mais sustentabilidade econômica e social. Com este propósito, mais de 750 pessoas participaram da agenda do World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) na quarta edição do evento, de 21 a 23 de abril, em Jaraguá do Sul.
No município, foram 31 atividades que, segundo a organização, impactaram direta e indiretamente mais de duas mil pessoas. Ao redor do mundo, o WCD movimentou acima de 40 mil pessoas em mais de 70 cidades.
Para Alexandre dos Santos, um dos líderes do movimento em Jaraguá do Sul, a edição de 2025 consolida a cidade como referência em ações ligadas à economia criativa e à inovação social.
“Foi emocionante ver a energia das pessoas, o engajamento da comunidade e a troca entre gerações e áreas diferentes. A criatividade está em tudo, e aqui conseguimos provar isso na prática”, afirma Alexandre, destacando os três dias de atividades no Novale Hub Centro de Inovação, no Parque de Inovação, Museu WEG, Academia Equilíbrio e no Centro Empresarial (Cejas).
Téssia Mendes, também líder do evento, reforça o impacto coletivo da iniciativa. “A beleza do World Creativity Day está na colaboração. São ideias, talentos e propósitos diferentes que se encontram com um objetivo comum: transformar a realidade por meio da criatividade. Ver tantos espaços da cidade se abrindo para esse movimento é emocionante e inspirador”, reforça.

Painel realizado no Centro Empresarial trouxe as percepções de líderes quanto aos impactos da criatividade e da inovação em diferentes campos da sociedade, da educação ao mundo corporativo
[Foto: Ronaldo Corrêa]
Para os organizadores do evento, o sucesso da edição de 2025 gera expectativas positivas para consolidar a agenda WCD na região, especialmente porque uma lei municipal institui 21 de abril como o Dia da Criatividade em Jaraguá do Sul, passando a integrar o calendário oficial de eventos da cidade.
Nesta edição, a programa teve como tema central o encontro dos vários públicos, mostrando a região como terreno fértil para a inovação e o empreendedorismo criativo. “Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impacto”, temática do Dia Mundial de Criatividade, reuniu uma programação que contou com palestras, workshops, painéis, oficinas e experiências interativas voltadas a empresas, empreendedores e comunidade em geral.
No dia 23, encerrando a agenda, o destaque foi o painel “Criatividade e inovação no mundo corporativo”, no CEJAS. O painel mediado pelo professor da Sociesc Fernando Luiz Freitas, teve as participações do ex-diretor superintendente da WEG Reiner Modro; Steven Rumsey, ex-diretor de Inovação e Tecnologia da Duas Rodas; André Quintela, diretor de Marketing da rede Maple Bear; e Giuliano Donini, CEO da Marisol e Conselheiro da ACIJS).
O painel mostrou, através da experiência de líderes em diferentes áreas, como a criatividade e a inovação impactam a sociedade, ditando mudanças de atitudes e de comportamento nas diferentes gerações.
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional
Jaraguá do Sul ganhará novas delegacias e ampliação da DIC, anuncia delegado-geral da Polícia Civil
Ulisses Gabriel apresentou um panorama da atuação da Polícia Civil em Santa Catarina e destacou avanços em infraestrutura, aquisição de viaturas, uso de tecnologia e aprimoramento da inteligência na atuação das forças de segurança
Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG
Nesta quarta-feira (5), Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de investimentos alinhados às práticas ESG — ambientais, sociais e de […]
Força econômica industrial, Jaraguá do Sul busca novo protagonismo com turismo vocacionado
Estratégias para o desenvolvimento do setor passam pelo engajamento regional e pela afirmação de políticas públicas consistentes, defendem lideranças e especialistas no 7º Seminário de Turismo realizado pelo Núcleo de Hospitalidade da ACIJS
Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil
Em novo ranking, cidade cai uma posição, mas se mantém com destaque em anuário brasileiro de segurança pública
Voz Única: Facisc reforça pleitos prioritários para a região Norte
Projetos estruturantes, necessários para o desenvolvimento regional, formam o eixo central na mobilização do setor produtivo junto ao poder público