Criatividade, inovação, senso de coletividade e colaboração por um mundo com mais sustentabilidade econômica e social. Com este propósito, mais de 750 pessoas participaram da agenda do World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) na quarta edição do evento, de 21 a 23 de abril, em Jaraguá do Sul.
No município, foram 31 atividades que, segundo a organização, impactaram direta e indiretamente mais de duas mil pessoas. Ao redor do mundo, o WCD movimentou acima de 40 mil pessoas em mais de 70 cidades.
Para Alexandre dos Santos, um dos líderes do movimento em Jaraguá do Sul, a edição de 2025 consolida a cidade como referência em ações ligadas à economia criativa e à inovação social.
“Foi emocionante ver a energia das pessoas, o engajamento da comunidade e a troca entre gerações e áreas diferentes. A criatividade está em tudo, e aqui conseguimos provar isso na prática”, afirma Alexandre, destacando os três dias de atividades no Novale Hub Centro de Inovação, no Parque de Inovação, Museu WEG, Academia Equilíbrio e no Centro Empresarial (Cejas).
Téssia Mendes, também líder do evento, reforça o impacto coletivo da iniciativa. “A beleza do World Creativity Day está na colaboração. São ideias, talentos e propósitos diferentes que se encontram com um objetivo comum: transformar a realidade por meio da criatividade. Ver tantos espaços da cidade se abrindo para esse movimento é emocionante e inspirador”, reforça.

Painel realizado no Centro Empresarial trouxe as percepções de líderes quanto aos impactos da criatividade e da inovação em diferentes campos da sociedade, da educação ao mundo corporativo
[Foto: Ronaldo Corrêa]
Para os organizadores do evento, o sucesso da edição de 2025 gera expectativas positivas para consolidar a agenda WCD na região, especialmente porque uma lei municipal institui 21 de abril como o Dia da Criatividade em Jaraguá do Sul, passando a integrar o calendário oficial de eventos da cidade.
Nesta edição, a programa teve como tema central o encontro dos vários públicos, mostrando a região como terreno fértil para a inovação e o empreendedorismo criativo. “Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impacto”, temática do Dia Mundial de Criatividade, reuniu uma programação que contou com palestras, workshops, painéis, oficinas e experiências interativas voltadas a empresas, empreendedores e comunidade em geral.
No dia 23, encerrando a agenda, o destaque foi o painel “Criatividade e inovação no mundo corporativo”, no CEJAS. O painel mediado pelo professor da Sociesc Fernando Luiz Freitas, teve as participações do ex-diretor superintendente da WEG Reiner Modro; Steven Rumsey, ex-diretor de Inovação e Tecnologia da Duas Rodas; André Quintela, diretor de Marketing da rede Maple Bear; e Giuliano Donini, CEO da Marisol e Conselheiro da ACIJS).
O painel mostrou, através da experiência de líderes em diferentes áreas, como a criatividade e a inovação impactam a sociedade, ditando mudanças de atitudes e de comportamento nas diferentes gerações.