O principal indicador de crescimento econômico divulgado pelo órgão aponta que o Produto Interno Bruto (PIB) catarinense é de R$ 426,8 bilhões. Já o PIB per capita é de R$ 58.400,55, o terceiro maior entre as 27 unidades da federação.
Os dados mostram a evolução da economia em 2021, e demonstram que o desempenho de Santa Catarina está acima da média nacional do PIB, com 6,8% maior em comparação a 2020. De acordo com o IBGE, Santa Catarina teve a quarta maior variação em volume do PIB, motivado principalmente pelo desempenho de setores como o da indústria de transformação.
Ana Clara Franzner Chiodini, presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, destaca a resiliência do setor produtivo como fator decisivo para o impulso da economia no estado. “Esta característica, aliada a uma matriz econômica muito diversificada apoiada pela indústria de transformação, os setores têxtil e de confecções, e de alimentos, é nossa principal fortaleza. São setores com participação relevante e com um crescimento acima da média nacional”, assinala Ana Clara.
O quadro regional, aponta a presidente da ACIJS, não difere do nacional, evidenciado no desempenho dos setores eletro metalmecânico, têxtil e vestuário, entre outros, que colocam a região entre as dez principais economias do estado. Jaraguá do Sul, em particular, se mantém como o terceiro maior PIB industrial, com expectativa de avanço deste desempenho graças à atenção cada vez maior em áreas de inovação e de tecnologia.
“O cenário futuro é promissor e com potencial para um crescimento sustentável, conectado em áreas relevantes alinhadas à inovação e com a economia criativa, cada vez mais em pauta para a maior atratividade de novos investimentos ou mesmo fortalecendo empreendimentos já estão consolidados, que podem se tornar ainda mais competitivos”, completa Ana Clara.