Notícias 22 nov, 23

Iniciativa une esforços da sociedade civil, entidades e organizações sociais na atenção a jovens em situação de vulnerabilidade e acolhidos pelo estado

ACIJS é homenageada por parceria com o programa Novos Caminhos

A ACIJS é uma das entidades homenageadas pelo programa Novos Caminhos, iniciativa da FIESC em parceria com o Tribunal de Justiça e Associação dos Magistrados Catarinenses, que une esforços de setores da sociedade civil e organizações sociais na atenção a jovens em situação de vulnerabilidade acolhidos pelo estado.

O programa Novos Caminhos realizou na terça-feira (21) o encerramento de atividades neste ano com a entrega de certificados em cursos de educação básica e profissional a jovens em situação de vulnerabilidade e colhidos pelo estado até alcançarem a maioridade. Na solenidade realizada no Fórum da Comarca de Jaraguá do Sul, também foram homenageados empresas, entidades e voluntários da região do Vale do Itapocu que apoiam o programa, que está completando em 2023 dez anos de existência.

Neste período, o programa já oportunizou mais de 13 mil matrículas nos cursos de formação e gerou empregos para cerca de 1.200 jovens, além de oportunidades de estágio em 519 empresas em todo o estado. Junto com a qualificação, os adolescentes recebem atendimento odontológico, apoio psicológico e participam de oficinas de capacitação, contando com o apoio de voluntários que atuam nas mais diversas frentes para dar suporte aos 221 serviços de acolhimento atuantes em Santa Catarina.

Na solenidade, foram homenageados 75 adolescentes que concluíram os cursos e ingressaram no mercado de trabalho, 42 empresas apoiadoras, 23 profissionais das equipes que atuam no programa e 25 voluntários.

A juíza Daniela Fernandes Dias Morelli, da Vara da Infância e da Juventude destacou que o programa tem sido fundamental como rede apoio a jovens que são privados de direitos básicos para que possam exercer a plena cidadania. Segundo ele, se trata de um trabalho de reconstrução social em que a educação e a empregabilidade são importantes para a inclusão dos jovens. a magistrada destaca a importância do apoio da iniciativa privada ocupando papel de protagonismo na geração de oportunidades aos adolescentes. Graças ao engajamento da sociedade civil, ao lado do Judiciário e de entidades, o programa se tornou referência e vem se estendendo a outras regiões do Brasil.

Célio Bayer, vice-presidente regional da FIESC no Vale do Itapocu, também ressalta a relevância do programa para a região. “Os resultados são extremamente positivos, e com o suporte do Tribunal de Justiça, da Associação de Magistrados atuando ao lado das parcerias do setor empresarial para que o programa continue avançado muito em todo o estado e, de modo particular, em nossa região”.

Célio Bayer diz que para o próximo ano o desafio é ampliar as oportunidades de ingresso dos jovens acolhidos no mundo do trabalho. “Eles estão sendo preparados e capacitados, mas precisam da primeira oportunidade para que, ao completarem a maioridade, tenham a perspectiva de um emprego com carteira assinada e estejam qualificados para se tornarem profissionais reconhecidos em suas áreas de interesse”, assinala. Para isso, reforça, cada vez mais é importante a adesão de empresas da região, no sentido de ofertarem mais oportunidades seja na forma de estágio ou como jovens aprendizes. “Contamos cada vez mais com esse apoio e com o senso de responsabilidade social tão presente nos nossos empresários”, completa.

Convidado para falar aos jovens na solenidade de encerramento, o palestrante Álvaro Fernando ressaltou a necessidade de os jovens continuarem se aprimorando. Advogado e empreendedor, falou sobre confiança, disciplina e crença como fatores que ajudarão os adolescentes a trilharem um caminho de sucesso e serem exemplo para outros jovens. “Estejam abertos para as oportunidades que surgirem, mas tenham o controle da direção que seguirem, encontrem o lugar de vocês e motivem outros a seguirem o mesmo caminho”, disse.

Além do TJSC, da FIESC (por meio do SESI, do SENAI e do IEL) e da AMC, integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina, a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) – Administração Regional de Santa Catarina, o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e o Serviço Social do Comércio – SESC/Fecomércio.