Centro de Inovação de Jaraguá do Sul é oficialmente constituído
O Centro de Inovação de Jaraguá do Sul foi oficialmente constituído na manhã desta sexta-feira (23), durante assembleia com representantes das entidades que integravam, até então, o grupo de trabalho formado para a estruturação da entidade.
A assembleia realizada no Centro Empresarial definiu aspectos da operacionalização do Centro de Inovação, com a aprovação do estatuto com as diretrizes que nortearão o empreendimento, e elegeu o engenheiro Moacyr Rogério Sens para a presidência pelo período de 90 dias, devendo após ser definida a composição da primeira diretoria.
O Centro de Inovação é uma iniciativa do Governo do Estado, está situado no Bairro Três Rios do Sul e faz parte do futuro Distrito de Inovação do município. Além do Centro de Inovação, o Distrito de Inovação vai concentrar outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias e de estímulo à inovação como o Centro UP e Instituto Senai de Tecnologia, aproximando também instituições de ensino e o JaraguaTec já instalados no seu entorno.
Moacyr Sens destacou a importância do momento para o município, que segundo ele consolida um modelo de gestão apoiado em três eixos: poder público, iniciativa privada e academia. “A formatação do Centro de Inovação, com a sua constituição efetiva, vai permitir aglutinar forças e representar as aspirações dos segmentos que contribuem para que este projeto se torne realidade”, resumiu.
O deputado estadual Carlos Chiodini, que na condição de secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável participou do projeto de implantação do Centro de Inovação, disse que a expectativa é de que até o final de maio a estrutura esteja concluída e pronta para ser inaugurada. “Damos agora mais um passo no sentido de termos um modelo de governança eficaz e com isso desenvolvermos ainda mais o conceito de inovação que já faz parte da cultura empreendedora da região”, assinalou.
Para a estruturação do Centro de Inovação ficou definida a contratação da Fundação Certi, processo assegurado com recursos do Governo do Estado. Segundo Chiodini, na vinda a Jaraguá do Sul na quinta-feira, o governador Eduardo Pinho Moreira sinalizou a liberação de recursos para esta finalidade. “A Fundação Certi tem reconhecida experiência nesta área e vai contribuir muito nesta fase de viabilização do empreendimento”.
O prefeito Antídio Lunelli destacou a participação das entidades envolvidas com o projeto e disse que a cidade avança em direção a uma nova fase no desenvolvimento do município. “É um direcionamento para esta nova economia que se apresenta no futuro do Brasil e Jaraguá faz parte deste movimento”, afirmou.
O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Anselmo Ramos, diz que a consolidação do Centro de Inovação atende um pleito que teve início com o projeto Jaraguá 2010, no sentido de, já à época, buscar caminhos para o desenvolvimento sustentável. “Se tinha em mente desde então que precisaríamos criar alternativas viáveis que aliassem à uma matriz econômica bem-sucedida, como a de Jaraguá e outros municípios da região, outros conceitos mais avançados não só de tecnologia como principalmente de inovação”.
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional
Jaraguá do Sul ganhará novas delegacias e ampliação da DIC, anuncia delegado-geral da Polícia Civil
Ulisses Gabriel apresentou um panorama da atuação da Polícia Civil em Santa Catarina e destacou avanços em infraestrutura, aquisição de viaturas, uso de tecnologia e aprimoramento da inteligência na atuação das forças de segurança
Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG
Nesta quarta-feira (5), Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de investimentos alinhados às práticas ESG — ambientais, sociais e de […]
Força econômica industrial, Jaraguá do Sul busca novo protagonismo com turismo vocacionado
Estratégias para o desenvolvimento do setor passam pelo engajamento regional e pela afirmação de políticas públicas consistentes, defendem lideranças e especialistas no 7º Seminário de Turismo realizado pelo Núcleo de Hospitalidade da ACIJS
Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil
Em novo ranking, cidade cai uma posição, mas se mantém com destaque em anuário brasileiro de segurança pública
