O Centro de Inovação de Jaraguá do Sul foi oficialmente constituído na manhã desta sexta-feira (23), durante assembleia com representantes das entidades que integravam, até então, o grupo de trabalho formado para a estruturação da entidade.
A assembleia realizada no Centro Empresarial definiu aspectos da operacionalização do Centro de Inovação, com a aprovação do estatuto com as diretrizes que nortearão o empreendimento, e elegeu o engenheiro Moacyr Rogério Sens para a presidência pelo período de 90 dias, devendo após ser definida a composição da primeira diretoria.
O Centro de Inovação é uma iniciativa do Governo do Estado, está situado no Bairro Três Rios do Sul e faz parte do futuro Distrito de Inovação do município. Além do Centro de Inovação, o Distrito de Inovação vai concentrar outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias e de estímulo à inovação como o Centro UP e Instituto Senai de Tecnologia, aproximando também instituições de ensino e o JaraguaTec já instalados no seu entorno.
Moacyr Sens destacou a importância do momento para o município, que segundo ele consolida um modelo de gestão apoiado em três eixos: poder público, iniciativa privada e academia. “A formatação do Centro de Inovação, com a sua constituição efetiva, vai permitir aglutinar forças e representar as aspirações dos segmentos que contribuem para que este projeto se torne realidade”, resumiu.
O deputado estadual Carlos Chiodini, que na condição de secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável participou do projeto de implantação do Centro de Inovação, disse que a expectativa é de que até o final de maio a estrutura esteja concluída e pronta para ser inaugurada. “Damos agora mais um passo no sentido de termos um modelo de governança eficaz e com isso desenvolvermos ainda mais o conceito de inovação que já faz parte da cultura empreendedora da região”, assinalou.
Para a estruturação do Centro de Inovação ficou definida a contratação da Fundação Certi, processo assegurado com recursos do Governo do Estado. Segundo Chiodini, na vinda a Jaraguá do Sul na quinta-feira, o governador Eduardo Pinho Moreira sinalizou a liberação de recursos para esta finalidade. “A Fundação Certi tem reconhecida experiência nesta área e vai contribuir muito nesta fase de viabilização do empreendimento”.
O prefeito Antídio Lunelli destacou a participação das entidades envolvidas com o projeto e disse que a cidade avança em direção a uma nova fase no desenvolvimento do município. “É um direcionamento para esta nova economia que se apresenta no futuro do Brasil e Jaraguá faz parte deste movimento”, afirmou.
O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Anselmo Ramos, diz que a consolidação do Centro de Inovação atende um pleito que teve início com o projeto Jaraguá 2010, no sentido de, já à época, buscar caminhos para o desenvolvimento sustentável. “Se tinha em mente desde então que precisaríamos criar alternativas viáveis que aliassem à uma matriz econômica bem-sucedida, como a de Jaraguá e outros municípios da região, outros conceitos mais avançados não só de tecnologia como principalmente de inovação”.