As diretorias da ACIJS e da ACIAG reforçaram na tarde desta quinta-feira (30) a necessidade de maior celeridade no projeto de duplicação do trecho estadualizado da BR-280, durante visita que o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, à região.
O secretário cumpriu roteiro que incluiu passagens pela SC- 108, em Massaranduba, e nos pontos onde estão sendo executados serviços na BR-280 em Guaramirim (viaduto de acesso à localidade de Guamiranga) e à ‘Ponte do Portal’, na divisa com Jaraguá do Sul. No local, o secretário constatou a intensidade de fluxo e o gargalo que representa para os usuários da rodovia. Jerry Comper ouviu o apelo de lideranças da região sobre a importância do investimento na duplicação.
Falando em nome da classe empresarial, o vice-presidente de Articulação Institucional da ACIJS e diretor de Marketing da WEG, Daniel Marteleto Godinho, enfatizou a urgência no cumprimento das etapas que complementam a obra para a economia regional.
Segundo ele, o que se vê no local demonstra o quanto a obra representa para a circulação de veículos e movimentação da indústria, com o comprometimento no escoamento da produção das empresas, como a WEG, no transporte de equipamentos de grande porte como motores, ocasionando por vezes situações de bloqueio total da ponte.
Acompanhando a agenda do secretário, os deputados Antídio Lunelli e Vicente Caropreso, que representam a região na Assembleia Legislativa, e o prefeito Jair Franzner, enfatizaram a necessidade de intensificação da obra.
Jerry Comper disse que a vistoria teve como objetivo ouvir as lideranças e reafirmou o compromisso de conclusão de obras iniciadas. Com o cronograma em mãos, lembrou que a demanda justifica a urgência em atender a demanda. No caso do trecho, vencidas dificuldades que havia com o projeto da ponte e nos processos de desapropriação, os serviços podem ser priorizados, considerando o movimento intenso no local.
A engenheira Débora Patti, responsável pela obra, informou que o prazo de entrega do projeto de duplicação em sua integralidade está previsto para abril de 2024, na seguinte ordem de entregas: a travessia elevada do Guamiranga, já nos próximos meses, a ‘Ponte do Portal’, com a conclusão em 9 meses, o Viaduto do Mannes e, simultaneamente, a implantação das passarelas de pedestres previstas no trecho.