Atuação do Conselho Penitenciário é destaque na plenária ACIJS-APEVI
Um relato da atuação do Conselho Comunitário Penitenciário junto ao Presídio Regional de Jaraguá do Sul foi destaque na plenária semanal da ACIJS e APEVI, no Centro Empresarial.
Detalhes do envolvimento da comunidade em projetos de ressocialização de apenas foram enfatizados durante a exposição para a diretoria, associados e público em geral que participou da reunião. Josiane Gonzaga dos Santos, assistente social e presidente do Conselho Comunitário, lembrou que as ações no presídio começaram por meio do Projeto Âncora, liderado pelo empresário Nilton Roque Zen, com apoio da diretoria da ACIJS.
Segundo Josiane, o presídio abriga apenas reclusos masculinos. São 349 vagas, mas conta atualmente com 565. Do total, 178 estão trabalhando nas oficinas, 47 na cozinha e manutenção, 72 estudam, 39 reclusos estão no Projeto Pronatec e 130 participam do projeto remissão por leitura. Neste projeto, o recluso no prazo de 30 dias lê um livro, faz e apresenta uma resenha e recebe quatro dias de remissão de pena. Dos que estudam no presídio de Jaraguá do Sul, 44 estão no ensino fundamental e 28 no ensino médio.
A presidente do CCP comentou que oito empresas oferecem por meio de convênio trabalho para os reclusos. Eles recebem por isso, o que ajuda nas suas despesas e também da família. Josiane apresentou benfeitorias feitas no presídio nos últimos tempos e anunciou outras, como a construção da nova cozinha e do parlatório para visitantes, que estão iniciando.
Associação Civil, sem fins lucrativos, o Conselho Comunitário Penitenciário tem por finalidade dar assistência aos apenados; Realizar visitas no presídio municipal (reuniões descentralizadas); Diligenciar a obtenção de recursos materiais e humanos para melhor assistência aos presos, em consonância com a direção do estabelecimento; Buscar junto aos órgãos competentes, meios que viabilizem o planejamento e execução dos projetos comunitários; e Apresentar relatórios e responder ofícios ao MP e ao juiz da Execução.
Jaraguá do Sul reafirma posição como polo industrial e referência em diversificação econômica
Município volta a aparecer em levantamentos sobre desempenho da indústria e em reportagem nacional sobre desenvolvimento econômico com qualidade de vida
Sustentabilidade é desafio permanente da sociedade, afirmam especialistas no V Seminário Cidades Mais Saudáveis
Evento foi realizado em parceria com a Prefeitura e ACIJS, que é mantenedora do programa Jaraguá Mais Saudável
ACIJS e CDL são reconhecidas em solenidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Homenagem reconhece parceria da classe empresarial com as instituições de segurança
Seminário fortalece ações de promoção da saúde nas cidades
Em 2025, evento marca um novo momento: o de reconhecer o que já foi construído e refletir sobre os próximos passos do programa Jaraguá Mais Saudável
Mutirão de Limpeza mobiliza voluntários em Jaraguá do Sul
Aberta à participação de toda a comunidade, ação busca valorizar os espaços públicos e fortalecer o orgulho de viver em Jaraguá do Sul.
Noite de reconhecimento aos Núcleos Empresariais da ACIJS
Moção de Aplausos representa o reconhecimento do Poder Legislativo à atuação dos Núcleos Empresariais em prol do desenvolvimento econômico e social do município