A diretoria da ACIJS esteve presente ao encontro que a FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina promoveu com a secretária de Saúde do estado, Carmen Zanotto, nesta terça-feira (9) na sede da entidade, em Florianópolis.
Em busca de melhorias para a saúde dos catarinenses, as lideranças de entidades representadas pela FACISC expuseram para a secretária estadual as demandas do setor apontadas como prioridades no documento Voz Única, elaborado ainda durante o pleito eleitoral.
“A saúde é um direito fundamental do ser humano e por isso nós empresários também nos preocupamos e queremos contribuir. Esperamos que as ações que vêm sendo realizadas se multipliquem e se consolidem”, destacou o presidente da FACISC, Sérgio Rodrigues Alves.
Entre as demandas estaduais foi ressaltada a atualização da Tabela SUS, solicitando o apoio do Governo do Estado para a aprovação da PL 468/2018, que estabelece que os valores para a remuneração de serviços prestados ao SUS deverão ser revistos anualmente, de modo a cobrir os custos e assegurar a qualidade dos procedimentos. Os empresários propõem a inclusão de um percentual de reajustes que sejam condizentes com os valores praticados pelo mercado.
“Precisamos tirar de baixo da pilha de providências o reajuste da tabela SUS, pois a saúde é prioridade para o desenvolvimento de qualquer lugar. O poder público precisa acompanhar a iniciativa privada e ter planejamento para eliminar os problemas na raiz”, destacou o presidente.
A secretária afirmou que conta com o apoio dos empresários para defender a demanda na esfera federal. “O papel do voluntariado é importante para olharmos a melhor forma de aplicar o recurso público e a FACISC pode e deve ser a nossa parceira nesta luta, pois temos orçamento limitado e precisamos melhorar”, ressaltou, compartilhando um resumo das condições estruturais dos hospitais e as melhorias realizadas.
No encontro, a ACIJS reiterou a importância do credenciamento do Hospital São José como Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular para ampliar o atendimento na região. Além da autorização para o atendimento eletivo e emergencial a Jaraguá do Sul e municípios da região, custeados pelo estado, a ACIJS tem atuado ao lado da diretoria do Hospital São José para a sensibilização da Secretaria de Saúde na busca de credenciamento junto ao Ministério da Saúde que viabilizará outros procedimentos via SUS. (Com informações da FACISC)