Mesmo sem a divulgação oficial quanto aos números obtidos durante o 1º Festival de Cerveja de Jaraguá do Sul, que em breve serão apresentados, os organizadores do evento avaliam que a primeira edição alcançou sucesso.
Conforme o coordenador do Núcleo de Cervejarias da ACIJS, Rodrigo Boscaini, um dos principais objetivos da iniciativa foi alcançada, com a divulgação do potencial da cerveja de Jaraguá do Sul, especialmente junto ao público, nos dias de realização do evento. O Festival da Cerveja ocorreu de 20 a 22 de fevereiro, no Parque Municipal de Eventos, e contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedein).
O evento reuniu oito cervejarias, que comercializaram mais de 40 sabores de cervejas, e a expectativa é de que o festival cresça ainda mais no próximo ano. O diretor de turismo do município, Marcelo Nasato, considera que o Festival de Cerveja alcançou seu objetivo.
“Percebemos que o público entendeu o motivo do evento e a gente pode ver a grande movimentação nos estandes das cervejarias, com o pessoal fazendo bastante degustação”, relata, explicando que o visitante podia pedir apenas uma dose, sem necessidade de comprar um copo cheio. “Desta forma, ele teve a oportunidade de experimentar diversos estilos e optar por aquele que mais agradasse o seu paladar”, acrescenta.
Ele explica que o mês de fevereiro foi escolhido com o propósito de atrair um público que está em férias passeando pelo litoral catarinense. “A ideia é oferecer a esses visitantes uma alternativa à praia, para que também possam conhecer o festival e outros atrativos da cidade. “Queremos fortalecer cada vez mais esse evento para que tenha abrangência estadual e nacional”, planeja, argumentando ter percebido que a primeira edição “deixou um gostinho de quero mais”.
O presidente da ACIJS, Anselmo Luiz Jorge Ramos, também destacou a iniciativa como uma forma de valorizar o empreendedorismo regional, que registra desempenho positivo no segmento de cervejarias artesanais, com um evento que agregou também setores como o da gastronomia e a área cultural. O empresário salientou a importância da parceria do setor produtivo com o poder público, estimulando ações que beneficiam o desenvolvimento econômico regional.
Selo cria identidade para o produto regional
O fomento da atividade cervejeira no município passa também pela instituição do selo Cerveja de Jaraguá do Sul a ser utilizado exclusivamente por cervejarias da cidade em seus rótulos e materiais gráficos. Para conquistar o selo, as cervejarias devem passar por um critério de avaliação.
“O intuito não é classificar qual a melhor cerveja, mas certificar se sua produção utiliza um processo sustentável, se é ecologicamente correta, se a cervejaria é aberta à visitação – que é um dos nossos interesses turísticos nesse meio –, além da capacitação dos colaboradores, por exemplo”, enumera Marcelo Nasato. Segundo ele, a exigência desses critérios para a obtenção do selo incentiva as cervejarias a buscar cada vez mais aprimoramento de seus processos.
Apresentado no primeiro dia do Festival de Cerveja, o selo resultou do Concurso de Escolha da Logomarca do “Selo da Cerveja de Jaraguá do Sul” promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, que recebeu inscrições de 29 propostas apresentadas por 24 proponentes. Desse total, nove trabalhos foram desclassificados por não atenderem aos requisitos do edital do concurso e 20 passaram para análise da comissão julgadora, que considerou os seguintes aspectos: cultura, geografia, arquitetura e desporto, relacionados à produção cervejeira da cidade. Também foram avaliados os quesitos de criatividade, originalidade, comunicabilidade e finalidade. O concurso teve como vencedora a designer de marcas Laura Amboni Euzébio Naves. [Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul]