ACIJS destaca bons indicadores do Atlas de Violência e desafio para manter índices de segurança
Jaraguá do Sul aparece com destaque no Atlas da Violência, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nesta terça-feira (18).
O município está entre as três das cinco cidades com as menores taxas de homicídios no País, ao lado de Tubarão e Brusque. O relatório analisa os dados de 2022, que mostra que as três cidades alcançaram taxa inferior a 10 homicídios estimados por cada 100 mil habitantes – foram registrados 3 casos em Jaraguá, 4 em Tubarão e 6 em Brusque.
A presidente da ACIJS e do CEJAS – Centro Empresarial, Caroline Obenaus Cani, entende que o resultado é reflexo da atenção que o município, de forma integrada, dá aos assuntos de segurança pública. “É um compromisso que a cada ano se renova de buscarmos um ambiente seguro para a comunidade, e se deve verdadeiramente ao engajamento da sociedade civil, do poder público, em colaboração com as forças de segurança. É um desafio permanente, mas que se fortalece graças à sinergia e cooperação”, pondera.
Os bons indicadores, contudo, não podem, avalia, a presidente da ACIJS, indicar que o município se acomode. Uma das preocupações da classe empresarial continua sendo a defasagem do efetivo policial no município e região. Ao lado dos investimentos em equipamentos e viaturas, e de recursos para apoio à inteligência operacional seja no policiamento ostensivo da PM ou de investigações que compete à Polícia Civil, a entidade tem se posicionado de forma incisiva para que o Governo do Estado amplie o contingente policial nas ruas.

Uma das cobranças é para que a distribuição de policias aprovados no concurso realizado pelo Governo do Estado e que passam por formação, até o final do ano, leve em conta a necessidade de Jaraguá do Sul e municípios da região. “Precisamos de uma resposta mais assertiva do Governo do Estado, o aumento do efetivo não vai corrigir a defasagem que temos de policiais em relação a outras cidades do Estado com população superior a 100 mil habitantes, mas é uma contrapartida que entendemos ser justa pela contribuição que nossa região dá para a economia de Santa Catarina”, diz Caroline, citando que o esforço da entidade conta com a mobilização de lideranças políticas e de outros segmentos da comunidade.
Nesta linha, vale lembrar que a classe empresarial tem atuado para que as forças de segurança, e órgãos como os bombeiros, se estruturem no apoio à comunidade. São várias iniciativas em que a entidade tem estado ao lado da Associação de Segurança Pública, do Conselho Comunitário Penitenciário e do Corpo de Bombeiros em projetos de melhorias que colaboram para que os indicadores continuem positivos.
Confira o ranking de municípios de SC com mais de 100 mil habitantes com as menores taxas de homicídios
- Jaraguá do Sul – 2,2;
- Tubarão – 3,6;
- Brusque – 4,2;
- Criciúma – 6,1;
- Lages – 6,7;
- Blumenau – 6,9;
- Florianópolis – 8,9;
- Itajaí – 9,1;
- São José – 9,6;
- Camboriú – 9,7;
- Joinville – 9,7;
- Palhoça – 10,8;
- Chapecó – 12,6;
- Balneário Camboriú – 12,9.
ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos
Evento reuniu lideranças da comunidade, parceiros do programa e jovens acolhidos, marcando mais um ano de realizações
BR-280: DNIT alerta para alteração no trânsito em obras na duplicação
Órgão federal informa alteração no tráfego na rodovia no trecho em obras na região de Guaramirim
BR-280: informações atualizadas sobre duplicação do lote 2.2
Trecho que compreende o contorno rodoviário representa importante investimento na melhoria da infraestrutura regional
ACIJS reafirma parceria com poder público em balanço de final de ano
Evento tradicional da ACIJS no final do ano permite que a Prefeitura e Câmara de Vereadores apresentem um relato das ações em prol da comunidade
Duas Rodas celebra centenário e reafirma o orgulho de Jaraguá do Sul
Empresa comemora neste dia 1º de dezembro uma trajetória que a levou a ter operações em 8 países e exportar para mais de 70 países
Executivo e Legislativo apresentarão, dia 1º, resultados do ano no Encontro Empresarial da ACIJS
Evento tradicional de fim de ano no Centro Empresarial permite que a comunidade conheça as principais ações da Prefeitura e da Câmara de Vereadores