Notícias 13 dez, 24

Curso é uma iniciativa do Núcleo de Panificação e Confeitaria, com metodologia técnica e educacional do SENAI, com o objetivo de preparar profissionais para o mercado

Escola de Panificação e Confeitaria forma primeira turma em Jaraguá do Sul

Iniciativa do Núcleo de Panificação e Confeitaria da ACIJS em parceria com o SENAI, o curso de formação de profissionais para o segmento formou sua primeira turma nesta quinta-feira (12).

Com a entrega de certificados, os 19 alunos estão preparados para a atividade junto de empresas ou empreendendo seu próprio negócio. Após a solenidade, foi servido um coquetel de degustação com produtos fabricados pela turma de formandos.

O curso iniciou no dia 22 de outubro e somou 104 horas de treinamento, divididos entre aulas de higiene na manipulação de alimentos, orientação e preparação para o mercado de trabalho e aulas práticas de panificação e confeitaria.

A Escola de Panificação é um projeto que nasceu dentro do Núcleo de Panificação e Confeitaria da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, a ACIJS, com o objetivo de qualificar os trabalhadores do setor.

Capacitação atende demanda de mercado, em expansão

Líder do Núcleo de Panificação e Confeitaria da ACIJS, Valdemir Michels, o Miro, lembra que há algum tempo se percebe a necessidade de preparar novos profissionais. Quadro, assinala, que reflete uma demanda do mercado no segmento, que tem mostrado um crescimento significativo e dinâmico em todo o País.

Dados do setor mostram que em 2023, houve um aumento de 14,4% no faturamento, alcançando R$ 121,09 bilhões. Esse crescimento é resultado de uma recuperação contínua após a pandemia de COVID-19, que impactou negativamente o setor em 2020 e 2021.

O curso, reforça Miro, foi pensado para atender este momento de recuperação das vendas, mas também de ir ao encontro de novas oportunidades que surgiram com a diversificação dos produtos, que continua sendo uma tendência importante com a maior procura por opções saudáveis, sustentáveis e personalizadas.

>>> Confira imagens da formatura da primeira turma da Escola de Panificação e Confeitaria
>> Fotos Caroline Stinghen, Ronaldo Corrêa, e SENAI

Há 25 anos no setor, como empresário e instrutor na área, João Batista dos Santos explica que o curso foi pensado para atender esta nova realidade. “Receitas mais artesanais, que remetem para o tempo das nossas avós, e o incentivo para que utilizem ingredientes regionais e tradicionais, faz com que as padarias e confeitarias, e seus profissionais, tenham mais oportunidades de oferecer algo diferente”, comenta o professor, satisfeito com o empenho da primeira turma.

Egresso da primeira turma do curso que o SENAI mantém há alguns anos em Joinville, e com experiência de ter atuado como representante técnico de empresa do setor, ele vê um campo aberto a novas capacitações. Em 2025, a ideia é oferecer uma nova turma de iniciantes e outras opções de qualificação para quem já está no mercado e deseja se aperfeiçoar.

“Existem muitas possibilidades para quem faz diferente, depois da pandemia o cliente já não fica satisfeito com a mesmice de padarias e confeitarias que não inovaram. O consumidor busca cada vez mais novidades e o atendimento personalizado, a entrega em casa, mas com a pegada de produtos elaborados artesanalmente e mais saudáveis”, afirma. Padarias e profissionais que continuem “competindo” com o que os supermercados oferecem, não sobreviverão, alerta o profissional.

Luiz Carlos Buzzarello, vice-presidente da ACIJS, também destacou a importância do projeto, como forma de melhorar a qualificação de profissionais do setor para atender as exigências de um segmento muito atrativo como o da alimentação.

“O Núcleo de Panificação e Confeitaria identificou esta necessidade e viabilizou a capacitação, oportunizando aos alunos a condição de buscarem o crescimento profissional. O investimento em capacitação permite melhorar a competitividade do setor, reduz custos e traz melhorias significativas aos clientes, ou seja, um ciclo positivo de desenvolvimento”, diz Buzzarello.

Daren Basso Souza, gerente executiva do SENAI-SESI no Vale do Itapocu e Planalto Norte, ressalta que o curso é mais uma ação integrada com a classe empresarial, para fortalecer uma cadeia produtiva de tradição na região.

“O curso dá oportunidade a trabalhadores que já estão nas empresas do setor, mas que querem se aperfeiçoar, mas também de entender que podem seguir um futuro diferente, com o seu próprio negócio. O conhecimento é algo que fica e permite que façam as suas escolhas”, afirmou.

>>> Confira fotos de atividades do curso de panificação e confeitaria
>> Fotos Ronaldo Corrêa

Sonho do próprio negócio inspira participantes

Da primeira turma da Escola de Panificação e Confeitaria fazem parte alunos que nunca tiveram qualquer experiência na área, outros que já atuam em empresas na região, e ainda trabalhadores de áreas como a têxtil, de design e de recursos humanos.

A costureira Nadia Demathe Voltolini, concilia a atividade em uma indústria do setor com a produção de doces em casa. Perto de se aposentar, resolveu fazer o curso com planos de incrementar um negócio que possa ajudar no orçamento doméstico. Filha de agricultores, ela conta que desde criança observava a mãe produzir cucas e pães, e a curiosidade de criar suas receitas de bolos e doces fez aumentar o gosto pela arte da panificação e da confeitaria. “O curso me deu esta chance de tornar essa vontade real”, confessa Nadia.

O mesmo desejo é compartilhado por Elisabete Rodrigues da Silva Mendonça, cozinheira de restaurante que sempre se encantou por sobremesas e pães, agora formada na área. “Foi muito bom conhecer todo o processo que envolve a panificação e os detalhes da confeitaria. Na cozinha a gente acaba aprendendo um pouco vendo os colegas, mas com a orientação do professor é muito melhor”, diz. O apoio do marido e filhos, comenta, foi fundamental para encarar as horas a mais de estudo, além do trabalho em um restaurante da cidade.

Os brigadeiros que fazia para ajudar a pagar a faculdade despertaram na analista de RH Deise Marquardt a vontade de um dia ser dona do seu próprio negócio. Mesmo depois da universidade, Deise conta que a guloseima continua sendo um produto que ela comercializa para melhorar a renda, através do perfil no Instagram [@brigadeirosdadeise], só que agora planeja voos maiores. “Quero montar no futuro minha própria confeitaria, e com esta oportunidade que o curso me ofereceu tenho a chance de me aperfeiçoar cada vez mais até poder realizar meu sonho”.

A Escola de Panificação e Confeitaria tem a importante participação do SENAI, responsável pela metodologia de ensino, e conta com a adesão das empresas nucleadas – Pront Pani, Alvorada, Mercado Mees, Aliança, Cantinho Doce, Mercado da Barra, Prestígio, Tecno Pan, Rancho Bom e Doce Segredo. O projeto conta ainda com a parceria das empresas Duas Rodas, AV Embalagens, Moinho Oxford, Grupo Mime/Agricopel, Base Mais e Jaraguá Equipamentos, representante da Venâncio Metal – empresa gaúcha fabricante de máquinas para panificação e confeitaria.



Confira as

Últimas notícias

Ação solidária do Núcleo da Indústria Moveleira doa kits de cozinha a famílias gaúchas

Ação foi uma das iniciativas que mobilizaram diversos segmentos de Jaraguá do Sul na corrente de solidariedade que mobilizou várias regiões do Brasil em prol do RS

Ações de Natal de Núcleos ACIJS levam alegria à comunidade de Jaraguá

Foram mais dois momentos especiais de integração com a comunidade e reforçando a presença social de empresas nucleadas

DNIT atualiza situação de obras de duplicação da BR-280

Obra, estratégica para a melhoria da mobilidade e da logística regional, vem tendo o monitoramento da ACIJS

Escola de Panificação e Confeitaria forma primeira turma em Jaraguá do Sul

Curso é uma iniciativa do Núcleo de Panificação e Confeitaria, com metodologia técnica e educacional do SENAI, com o objetivo de preparar profissionais para o mercado

Jaraguá do Sul recupera posição em retorno de ICMS

Município teve melhora no desempenho, conforme os resultados apurados pela Fazenda estadual, mas permanece atrás de Itajaí, Joinville e Blumenau

Jaraguá tem Dia D contra a dengue, no sábado (14)

Ação no município integra iniciativa que ocorre simultaneamente em todo o Brasil para conter avanço da doença

Prefeitura e Câmara relatam as atividades do ano no Encontro Empresarial ACIJS

Encontro reforça importância da participação de forma integrada e colaborativa do setor produtivo com o poder público municipal

Jaraguá do Sul divulga terceira edição do Feirão de Empregos para fevereiro

Organizado pela Prefeitura e entidades parceiras, o evento ocorrerá na Arena Jaraguá, no dia 15 de fevereiro

Pacto Regional de Inovação realiza assembleia e fortalece integração de entidades

Encontro realizado no Complexo Novale reuniu representantes das entidades que integram o Pacto Regional

ACIJS recebe, dia 2, prefeito e presidente da Câmara para balanço do ano e projeções para 2025

Momento tradicional da entidade, aberto a associados e comunidade, apresenta balanço de atividades dos poderes Executivo e Legislativo do município

whatsapp
You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar