O Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS) comemora na terça-feira, dia 10, o vigésimo nono ano de atuação e de representatividade à participação feminina na economia do município e região.
Para marcar a data, um evento especial aberto à comunidade vai contar com palestra da empresária e conselheira Monika Hufenüssler Conrads, e da vice-presidente de Núcleos Empresariais da ACIJS, Simone da Rosa, sobre o tema “Desenvolvimento da Mulher Empreendedora”, às 19 horas, no Centro Empresarial – CEJAS.
As duas convidadas abordarão temas relevantes para o sucesso e a evolução dos negócios, celebrando 29 anos do Núcleo e uma trajetória repleta de conquistas e aprendizado e conectando mulheres que desempenham papéis relevantes nas corporações ou no dia a dia na sociedade.
Para as lideranças femininas, será uma oportunidade para reflexão sobre a jornada empreendedora, troca de experiências e fortalecimento de um segmento da liderança feminina. As palestrantes abordarão temas cruciais para o sucesso e a evolução dos negócios.
>>> Inscrições pelo link https://acijs.com.br/agenda/especial-29-anos-do-nme-desenvolvimento-da-mulher-empreendedora/.
>>> Informações pelo telefone (47) 99692-0117 / [email protected]
Participação crescente no cenário mundial e brasileiro
De acordo com o SEBRAE, a participação das mulheres no empreendedorismo brasileiro tem crescido significativamente nos últimos anos e já representa quase metade dos empreendedores no país. Estudos mostram que, muitas vezes, as mulheres empreendem por necessidade, buscando maior independência financeira e flexibilidade para conciliar trabalho e vida pessoal, mas logo se destacam pela capacidade de resiliência e inovação em setores como comércio, serviços e tecnologia.
Quando se trata de ocupar funções de liderança à frente das organizações, as mulheres também se destacam, embora muitos obstáculos ainda precisam ser vencidos em termos globais.
A pesquisa “Mulheres no conselho: uma perspectiva global”, da Deloitte, empresa internacional de consultoria, auditoria e gestão de riscos, mostra que elas estão presentes em menos de um quarto dos assentos de conselhos administrativos em empresas de todo o mundo – em 2023, elas eram 23,3%.
Quando se fala de cargo de CEOs, o número é ainda menor: são apenas 6%. Os números representam um avanço discreto em relação a 2021: as conselheiras aumentaram 3,6% e as CEOs, 1%.
No Brasil, entre as 160 empresas analisadas, há participação de 170 mulheres em conselhos administrativos. O número de mulheres em conselhos no país cresceu de 10% para 16% de 2021 para 2023. Além disso, houve aumento de 30% na porcentagem de mulheres CFOs (chefes de setores financeiros). O crescimento em relação a CEOs, porém, foi mais tímido. O número foi de 1,2% em 2021 para 2,4% em 2023.
Já a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo IBGE, mostra que as mulheres estão presentes no mundo corporativo ocupando diferentes funções de liderança em mais de 9 milhões de negócios.
Santa Catarina aparece com destaque, com a participação de mulheres em diversos setores da economia.