Na quarta-feira, dia 22, o DNIT de Santa Catarina atualizou informações sobre a obra de duplicação da BR-280, no trecho que corresponde ao lote 2.2 que abrange o contorno de Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder.
De acordo com a engenheira Cláudia Pirath, supervisora do DNIT na região Norte do estado, os trabalhos seguem o cronograma, com cerca de 60% dos serviços em realização e com recursos assegurados até o mês de agosto.
No relato apresentado ao vice-presidente de Articulação Institucional da ACIJS Francisco Tavares, e ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação Thiago Sarmanho, representando a Prefeitura de Jaraguá do Sul, foi detalhado o andamento do projeto pela equipe da Cetenco Engenharia, responsável pela obra, e da Concremat Engenharia e Tecnologia, supervisora do contrato.
Conforme os engenheiros Carlos Fontana e Gílson Albuquerque (Cetenco), e Paulo Velasque (Concremat), a obra vem avançando dentro do planejado. Nesta semana, informaram, o segundo túnel do Morro Vieira, no bairro João Pessoa, foi completamente ‘vazado’, bem como estão sendo intensificadas frentes de trabalho para a execução de travessias elevadas, pontes e outras obras de arte. Também estão sendo aplicadas pavimentações e a finalização de novos trechos já duplicados para que possam ser liberados ao tráfego nos próximos meses, como na interseção no começo do contorno com a Rodovia do Arroz nas proximidades da WEG Química. De acordo com o contrato, o prazo de conclusão do lote com extensão de 23,84 quilômetros (do km 50,74 ao km 74,58) é dezembro de 2025.
>>> No relato à diretoria da ACIJS e Prefeitura, o DNIT e a Cetenco atualizaram as informações sobre o estágio das obras de duplicação da BR-280 no trecho do contorno por Jaraguá, Guaramirim e Schroeder – fotos de Caroline Stinghen
O vice-presidente Francisco Tavares reiterou ao DNIT o desejo da ACIJS de manter um calendário de encontros de atualização das informações sobre o andamento do projeto de duplicação, no trecho de responsabilidade do Governo Federal, a exemplo do que vem ocorrendo em relação ao trecho estadualizado.
O objetivo, salientou, é contar com dados reais para orientação da classe empresarial e comunidade, tendo em vista a relevância da obra para a região. O secretário Thiago Sarmanho também salientou a importância do monitoramento para a administração municipal, já que a duplicação alcança áreas onde estão contemplados planos de expansão econômica nos eixos industrial e turístico, bem como considerando a melhor qualidade na mobilidade vária, e na segurança e conforto aos usuários da rodovia e das populações no entorno da BR-280.
Ficou acertado que novos encontros serão agendados, para acompanhamento também dos demais lotes do projeto de duplicação no trecho entre a BR-101 até a ligação com Corupá. Além dos túneis que somam 2.170 metros de extensão, o lote compreende 19 obras de arte – 2 pontes, 2 elevados, 8 passagens superiores e 1 inferior, e outras 6 interseções viárias.
LEIA TAMBÉM >> BR-280: Atualização da obra de duplicação do trecho estadualizado