A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade atualizou nesta segunda-feira (6) informações sobre o andamento dos serviços de duplicação do trecho estadualizado da BR-280 para a diretoria da ACIJS, no acompanhamento mensal que a entidade vem fazendo do projeto ao longo do percurso de pouco mais de 9 quilômetros entre a Rodovia do Arroz e a Ponte do Portal, na divisa de Guaramirim e Jaraguá do Sul.
Junto ao canteiro de obras na Ponte do Portal, a engenheira Débora Manukian Patti falou dos serviços que estão sendo realizados e disse que o cronograma de entrega da travessia na parte nova e de recuperação da parte existente está mantido para novembro, em condições climáticas favoráveis ao trabalho. Participaram da conversa o vice-presidente de Articulação Institucional Francisco Tavares e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação Thiago Sarmanho, representando a Prefeitura de Jaraguá do Sul. Também esteve presente o engenheiro de obras da Cetenco, Gílson Albuquerque.
Conforme a engenheira, responsável pela fiscalização do contrato de duplicação no trecho de responsabilidade do Governo do Estado, com o término dos trabalhos no viaduto do Guamiranga, a Ponte do Portal passará a concentrar maior esforço da equipe de trabalhadores da empreiteira vencedora da licitação.
Até o final de maio, explicou, os seis pilares e duas cortinas de contenção para a sustentação das travessas que receberão as vigas da nova ponte estarão concluídas. São 28 vigas pré-fabricadas que já estão prontas e que em junho serão deslocadas para o local. O passo seguinte será a colocação de uma primeira laje, também pré-fabricada e com peças que também já estão prontas, e depois uma laje definitiva concretada no próprio local, até setembro, para receber o pavimento definitivo da via. Na sequência, o reforço estrutural e recuperação do pavimento da ‘ponte velha’ complementarão a obra.
Em relação às demais obras de arte do projeto, a engenheira explicou que a secretaria recebeu autorização da empresa Rumo Logística e os trabalhos junto à área de domínio devem ser iniciados nas próximas semanas para a implantação do viaduto da Estofados Mannes, sobre a via férrea.
Segundo o engenheiro da Cetenco, como os serviços envolvem a segurança dos trabalhadores, haverá integração da equipe com técnicos da Rumo, definindo protocolos no local, principalmente durante os horários de movimentação de trens.
As duas travessias de pedestres localizadas nas proximidades do Komprão e da Uniaselvi também devem receber atenção da empresa.
>>> Confira imagens do andamento dos trabalhos na Ponte do Portal
Fotos de Caroline Stinghen