Jaraguá do Sul recepcionou, na última semana, comitiva de empresários chineses, oportunidade em que foram apresentados indicadores do município e o ambiente favorável a negócios. Por intermédio do Governo do Estado, a delegação asiática veio à cidade e foi recebida no Centro Empresarial (CEJAS) pelo prefeito Jair Franzner, diretoria da ACIJS, secretários da administração municipal, o vice-presidente regional da FIESC Célio Bayer, e empreendedores locais.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho, apresentou uma radiografia do município aos visitantes e destacou aspectos como potencial econômico, social e turístico. Ele aponta a diversidade da matriz econômica como um diferencial do município que chamou a atenção dos visitantes.
“Jaraguá do Sul é conhecida mundialmente pela força de nossas indústrias. Aqui temos indústrias de alta performance nos mais variados segmentos, como equipamentos elétricos, metal mecânico, têxtil, alimentício e tecnológico, até materiais especiais. Nossa base são indústrias de alto valor agregado”, destacou Sarmanho.
O prefeito Jair Franzner também fez uma avaliação positiva do encontro com os chineses. “Acredito que temos a chance muito grande de virem se instalar em Jaraguá do Sul”, projetou, otimista, quanto a capacidade do município despertar interesse de investidores.
Segundo Franzner, os empresários asiáticos pretendem começar sua produção em solo brasileiro com a montagem de uma unidade com o tamanho entre 10 a 13 mil metros quadrados de área construída, gerando entre 500 a 1.000 novos postos de trabalho para Jaraguá do Sul e região. Franzner é otimista com a possibilidade da cidade despertar a atenção de uma gigante asiática da área de tecnologia que analisa a possibilidade de instalar um parque fabril na maior cidade da Região da Amvali.
A presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Ana Clara Franzner Chiodini, que juntamente com o prefeito e lideranças recepcionaram os visitantes, destacou que a sinergia do setor produtivo com o poder público tem sido um fator decisivo para que o município potencialize a atratividade a investimentos.
“Atuamos em convergência porque entendemos que juntos, classe empresarial, entidades de todos os segmentos e a representação política, tornam o município e região mais fortes e há um ganho coletivo. É uma das características mais presentes da nossa comunidade, em torno de uma matriz econômica com setores tradicionais consolidados, mas com o papel de ser indutora de um desenvolvimento apoiado na inovação e na tecnologia, o que agrega ainda mais valor na busca de um crescimento com sustentabilidade”, reforça Ana Clara, ao destacar a importância de encontros com delegações de outras regiões do País e do exterior.
>>> Recepção à comitiva da China aconteceu no Centro Empresarial – fotos de Caroline Stinghen
Município vem se estruturando para ampliar base econômica
Para o secretário Thiago Sarmanho, o modelo de áreas para produção industrial sustentável dá a Jaraguá do Sul um diferencial no que se refere a atração de grandes investimentos para o município. Foi com este objetivo que a atual gestão municipal criou em maio, por meio de lei, os Setores Especiais de Industrialização Sustentável (Seis) destinados numa área total de 13 km², próxima aos bairros Santa Luzia, Nereu Ramos e Rio Cerro II com espaço suficiente para a instalação de aproximadamente novas 600 indústrias.
Ele explica que este modelo, associado com a qualidade de vida que Jaraguá do Sul oferece, permite que bons profissionais permaneçam na região. “Há um esforço muito grande das empresas e do próprio poder público para a qualificação dos profissionais que aqui estão. Com isso estamos mostrando que a cidade está preparada e tem muito interesse na atração de grandes empresas”, completa o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação. (Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)