A qualificação de operadores, a integração entre o poder público e a iniciativa privada, associada com a oferta de atrativos que oportunizem experiências capazes de motivar o visitante a retornar ao destino turístico é o caminho para o desenvolvimento do setor.
Em sua quarta edição, o Seminário do Turismo de Jaraguá do Sul, realizado nesta terça-feira (4) mostrou mais uma vez a importância de um trabalho integrado do trade formado pelas estruturas que atuam na organização da atividade como um negócio para a promoção de geração de empregos e renda, de forma sustentável econômica, social e ambientalmente.
Iniciativa do Núcleo de Hospitalidade ACIJS, em parceria com a Prefeitura de Jaraguá do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e da Diretoria de Turismo, e o SENAC/SC, o evento reuniu no Centro Cultural da SCAR uma programação com o objetivo de valorizar cada vez mais o turismo como um produto da região reconhecida como Vale dos Encantos.
Confira no álbum de fotografias, alguns momentos do IV Seminário de Turismo:
Com o tema central “Explorando os 5 sentidos”, o seminário contou com painéis sobre cicloturismo, sobre as sensações em apreciar as áreas de lazer e de turismo, e experiências pessoais de convidados que enfatizaram conceitos que têm relação com a oferta e a estrutura para atratividade de visitantes. Voltada a esse propósito de melhoria da gestão do setor, durante o evento a Prefeitura apresentou o projeto de capacitação Viver Jaraguá, iniciativa em parceria com o SENAC para a profissionalização de cerca de 300 trabalhadores da área de turismo.
Everton Pacheco, líder do Núcleo de Hospitalidade ACIJS, lembrou que a realização do evento em seus quatro anos traduz a confiança do setor em relação ao potencial que a região oferece para o crescimento do turismo regional. “Com o programa de capacitação haverá um fortalecimento ainda maior, porque os profissionais diretamente envolvidos desde a chegada do visitante, ao receptivo na hospedagem e no apoio aos roteiros estarão mais qualificados para que tenham uma boa experiência, divulguem e retornem aos nossos destinos turísticos”, aposta.
Leila Modro, diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Jaraguá do Sul, ressalta que o projeto de capacitação faz parte de um conjunto de ações do Viver Jaraguá, uma iniciativa da Prefeitura que busca por meio de várias ações articuladas dar mais visibilidade e estrutura ao turismo no município.
Presente no evento, o prefeito Jair Franzner lembrou que a cidade conta com boa infraestrutura e atrativos turísticos, condições que dão ao setor potencial para o desenvolvimento econômico na região.
Ana Clara Franzner Chiodini, presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, também enfatizou a importância da soma de esforços da área privada, poder público e entidades que atuam mais diretamente no turismo. “Esse evento mostra mais uma vez o diferencial de Jaraguá de pensar e agira de forma integrada e colaborativa, mostrando como o turismo tem potencial para se desenvolver ainda mais”, reiterou. Ana Clara lembrou que os núcleos setoriais ligados aos setores diretamente envolvidos com o turismo, como os de Gastronomia, Hospitalidade e Cervejarias, principalmente, trabalham fortemente o tema na entidade. “Essa é uma pauta sólida da diretoria”, pontuou.
Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio de Santa Catarina, reconheceu a importância de eventos como o Seminário de Turismo, e disse que Santa Catarina deve se tornar um destino ainda mais atrativo para visitantes de outras regiões do País e do exterior, citando Portugal como um provável emissor já na próxima temporada. Segundo ele, o turismo já representa 13% do PIB catarinense e com ações articuladas do setor pode crescer ainda mais.
Temática do evento destacou estrutura do setor e importância das experiências
Os três painéis da programação do 4º Seminário de Turismo demonstraram a importância de pensar o turismo sob pontos de vista diferentes, mas complementares: os reflexos da atividade em relação aos 5 sentidos, a gestão do turismo como negócio e como experiências bem-sucedidas impactam na fidelização de destinos.
No painel “Experiência Sensorial em Ambiente Turístico”, a terapeuta ocupacional Gabriela Pellin e a psicóloga Karine Pereira Noal do Hospital São José mostraram a relação de vivências em áreas de lazer como parques, praças, pontos turísticos e como a prática de esportes pode melhorar a qualidade de vida dos moradores, tanto na saúde física como mental.
Outro painel abordou o “Cicloturismo e suas Experiências”, apresentando como a atividade pode ser fortalecida como atrativo turístico, destacando iniciativas na região do Vale Europeu e no Vale dos Encantos – participaram do painel a turismóloga Arlete Regilene Scoz, o empreendedor Celso Narciso Pacheco, e o ciclista Juliano Camacho; o painel trouxe ainda as experiências de quem pedala, com Mari Inês Ronchi e o advogado Paulo Luiz da Silva Mattos.
O terceiro painel “Harmoniza Jaraguá” contou com as participações dos líderes do Núcleo de Hospitalidade, Everton Pacheco, do líder do Núcleo de Gastronomia, Marcio Correa Santos e do Núcleo de Cervejarias, Fabiano Cristiano Santos, falaram sobre como esses segmentos atuam integrados em Jaraguá do Sul.