Jaraguá do Sul e região contam com duas importantes conquistas, anunciadas há alguns dias, que ampliam ainda mais os recursos que visam estruturar e permitir novas melhorias das condições de segurança pública na área de abrangência do 14º BPM – Batalhão de Polícia Militar.
Como resultado do convênio de trânsito, no dia 10, a Prefeitura anunciou investimentos de R$ 1, 111 milhão com empresa especializada na blindagem de viaturas da PM. Inédito em Santa Catarina, o projeto de proteção balística recebera naquele ano dois outros veículos dedicados ao Pelotão de Patrulhamento Tático da unidade militar.
Ainda na semana que passou, aconteceu a no dia 15 a entrega de quatro novas miras holográficas e de dois magnificadores, recursos considerados estratégicos na ação policial. As miras holográficas Horus tipo “red dot” (ponto vermelho) proporcionam mais qualidade à visada rápida, oportunizando mais precisão ao chamado “tiro instintivo”, enquanto os magnificadores do tipo MXT3 têm a capacidade de estender o alcance e precisão dos disparos, sendo utilizados em conjunto com as miras holográficas e sem a necessidade de remover o conjunto de pontaria padrão da arma.
Da ordem de R$ 36,8 mil, o investimento foi realizado pela Associação Amigos da Segurança Pública de Jaraguá do Sul e Região, iniciativa que tem o apoio da ACIJS e do Centro Empresarial. De forma articulada com o poder público e com outros segmentos da sociedade civil, a entidade vem contribuindo de maneira sistemática em projetos que envolvem a Polícia Civil e a Polícia Militar. Estas frentes refletem diretamente na estruturação do sistema de segurança pública e na efetividade de ações que têm levado Jaraguá do Sul e região à melhoria nos seus indicadores no enfrentamento à criminalidade.
A Associação Amigos da Segurança Pública atua de forma voluntária e sem fins lucrativos, com o objetivo de dar assistência aos órgãos de segurança, mobilizando a comunidade e viabilizando recursos como compra de equipamentos como viaturas, itens de proteção individual e armamentos, em ampliações físicas nas unidades policiais e até mesmo na capacitação de profissionais.
Criada em 2015, a entidade é mais uma referência da importância do associativismo, ativo também na participação no Conselho Penitenciário Municipal, no apoio à gestão do Presídio Regional e em projetos de ressocialização de apenados, ou mesmo no envolvimento em campanhas de trânsito, de conscientização à violência doméstica, entre outras iniciativas. (Com informações da Prefeitura e Portal OCP News)