A diretoria da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS) recebeu nesta terça-feira (25) a visita do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon. Acompanhado de Daniella Abreu, secretária executiva de Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Luciano Buligon fez um relato sobre as ações que a administração estadual realiza e projetou cenário otimista para os próximos meses.
Segundo ele, apesar das dificuldades que Santa Catarina enfrenta por conta da pandemia, as expectativas são favoráveis em relação a investimentos em áreas como infraestrutura com o objetivo de alavancar o desenvolvimento. Destacou indicadores como geração de empregos (53 mil novas vagas, em 2020, ou cerca de 45% do total nacional), menor índice de desempregados do País (5%), o aquecimento de setores como comércio e serviços, e a redução da taxa de endividamento dos catarinenses como aspectos que demonstram a capacidade do Estado de superar os períodos mais críticos da pandemia.
“A economia de Santa Catarina está preparada para crescer muito”, salientou Buligon. O secretário disse que graças a uma gestão eficiente, o Governo do Estado tem recursos da ordem de R$ 1,5 bilhão de receita própria para obras importantes na retomada econômica pós-pandemia, e informou que em outubro o governador Carlos Moisés apresentará um plano detalhado de desenvolvimento para os próximos 15 anos que envolvem recursos de R$ 4 bilhões de capital privado, além de buscar parcerias com o governo federal.
A secretária Daniella Abreu falou soba o compromisso do Invest SC, programa de atração de investimentos para Santa Catarina, na articulação de relacionamentos externos visando melhorar o desempenho do estado no mercado global.
Para o presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, a agenda foi importante no sentido de reafirmar o compromisso histórico do município e da região com o desenvolvimento de Santa Catarina. “A entidade mantém uma pauta permanente de pleitos junto ao poder público em todas as esferas, mas suas reivindicações são apoiadas no propósito de contribuir para a elevação dos indicadores econômicos e sociais”, reafirmou Luis Leigue.
Neste sentido, enfatizou a importância dos investimentos em obras como a duplicação da BR-280 seja no trecho estadual como no federal, o incentivo à inovação e na qualificação de mão de obra nos novos ambientes gerados por uma economia cada vez mais digitalizada e na preparação de gestores e profissionais em manufatura com ênfase na Indústria 4.0.
A diretoria da ACIJS reforçou ainda o pedido para que o Governo do Estado avance nas tratativas com a união para investimentos com recursos próprios no trecho federal da BR-280 e que na execução de obras de arte do trecho entre Guaramirim e Jaraguá seja priorizado o viaduto sobre a linha férrea e a antiga Mannes, por considerar a complexidade e urgência desse equipamento num dos principais gargalos do trecho.
Participaram da reunião, também, os vice-presidentes Daniel Godinho (Articulação Institucional), Diego Bogo (Empreendedorismo e Inovação), Samuel Piazera Taranto (Núcleos Empresariais), Luiz Carlos Buzzarello (Segurança), Daniel Maffezzolli (Marketing) e o diretor executivo Paulo Onildo Matos.