Redução da Taxa Selic indica manutenção de expectativas positivas para a economia, avalia presidente da ACIJS

“Há sinalizações de que estes índices de desempenho da economia a partir do próximo ano sejam mais lineares apontando para cima”, afirma o presidente Anselmo Ramos
A decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central de cortar a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual, de 5,5% para 5% ao ano, em meio, é indicativo de confiança da classe empresarial quanto à retomada do crescimento econômico.
O presidente da ACIJS, Anselmo Luiz Jorge Ramos, avalia que a redução da taxa já era esperada, tendo como parâmetro que a inflação vem apresentando baixas e impondo juros baixos como forma de retomada do consumo.
Segundo ele, a manutenção da taxa Selic apontava para menos de 5% para este ano, o que confirma as expectativas que já vinham sendo traçadas por especialistas para o período, mas não causaria estranheza se chegasse a um índice ainda menor de até 4,5% ao final do ano, uma vez que os índices inflacionários também estão abaixo dos previstos.
“Por outro lado, índices de retomada de produção ainda estão abaixo das expectativas porque havia a perspectiva de um novo momento da economia, mas sem fatos concretos eles ainda não se confirmaram na velocidade desejada em relação ao cenário macroeconômico”, reitera Ramos.
O empresário lembra que a indústria começa a retomada de contratações, com o setor de serviços, mas o comércio ainda está apresentando resistências quanto a novas contratações. “Há sinalizações que estes índices de desempenho da economia a partir do próximo ano sejam mais lineares apontando para cima”, assinala, destacando que a recém aprovada reforma da previdência é outro fator indicativo de mudança dos cenários. Outra evidência é que o índice Bovespa que há um ano registrava um patamar de 25 mil pontos a menos do que se verifica hoje, e continua seguindo com uma expectativa de alta.
Taxa histórica
Com o novo anúncio de redução, a Selic atinge uma nova mínima histórica desde a criação do Copom em 1996. Este foi o terceiro corte seguido de 05,5 ponto e, conforme seu comunicado o comitê indicou que deverá fazer novo corte de igual tamanho em sua próxima reunião, a última deste ano, em 10 e 11 de dezembro. Com isto, os juros devem terminar 2019 em 4,5% ao ano.
ACIJS é campeã do Prêmio InovA+ como destaque do associativismo empresarial de SC
Entidade também recebeu o Selo Digital FACISC em reconhecimento à conquista
Confira o horário de atendimento de fim de ano na ACIJS
Associado: programe-se e fique atento aos horários de plantão de fim de ano na ACIJS. Em caso de dúvidas, entre em contato com a ACIJS pelo WhatsApp: (47) 98835-8568.
ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos
Evento reuniu lideranças da comunidade, parceiros do programa e jovens acolhidos, marcando mais um ano de realizações
BR-280: DNIT alerta para alteração no trânsito em obras na duplicação
Órgão federal informa alteração no tráfego na rodovia no trecho em obras na região de Guaramirim
BR-280: informações atualizadas sobre duplicação do lote 2.2
Trecho que compreende o contorno rodoviário representa importante investimento na melhoria da infraestrutura regional
ACIJS reafirma parceria com poder público em balanço de final de ano
Evento tradicional da ACIJS no final do ano permite que a Prefeitura e Câmara de Vereadores apresentem um relato das ações em prol da comunidade