Possibilidades de desenvolvimento do setor de turismo em Jaraguá do Sul são reais, mas o município precisa estar atento, tirando proveito do potencial natural e arquitetônico da região. A avaliação é do secretário Domingos Zancanaro, ao falar na plenária da ACIJS e APEVI nesta segunda-feira (12) sobre suas experiências na área quando atuou na Prefeitura de Florianópolis.
Titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo da administração municipal de Jaraguá do Sul, o engenheiro agrônomo falou da experiência de ter participado de importantes projetos na capital catarinense. Embora em funções nas secretarias de Obras e de Habitação e Saneamento, relatou a participação dem projetos que impactaram a comunidade de Florianópolis, como na criação de parques públicos e no desenvolvimento de maricultura.
Engenheiro agrônomo de formação, Zancanaro especializou-se em desenvolvimento, gestão de projetos e captação de recursos. Ao fazer um relato de iniciativas implantadas junto ao setor público de Florianópolis, que apoiaram projetos como a Fenaostra, explica, salienta que as ações visam melhorar a qualidade de vida, contribuindo com a geração de renda e a sustentabilidade econômica do município.
“A atuação sempre foi integrada com o setor turístico, com entidades da sociedade e com as comunidades atingidas pelas mudanças, destacando junto aos moradores a importância destas ações para que o município pudesse potencializar a sua economia de maneira equilibrada”, assinalou. Para ele, a situação pode servir de motivação para Jaraguá do Sul. “Quem vem de fora enxerga as possibilidades que Jaraguá do Sul tem quando ao potencial a ser explorado para o desenvolvimento do turismo. É possível mudar a economia com investimentos em áreas que ajudam o turismo”, completa.
Cita como possíveis projetos a revitalização da região central e regiões do interior que reúnem oportunidades de transformações que vão agregar ao perfil econômico do município e região.