Leandro Schmöckel (Novo) e Carlos Chiodini (MDB), candidatos à Câmara Federal nas eleições deste ano, participaram da plenária da ACIJS e APEVI nesta segunda-feira (24) e assumiram compromissos com pautas de interesse da região.
Este foi o terceiro encontro da série Eleições 20018, iniciativa da ACIJS com o objetivo de abrir espaço à apresentação de candidatos no pleito eleitoral de 7 de outubro. A série de encontros com postulantes à Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Governo do Estado será concluída na próxima segunda-feira, dia 1º de outubro, com a presença do candidato de Gelson Merísio (PSD).
No encontro desta segunda-feira, Carlos Chiodini e Leandro Schmöckel Goncalves responderam a questões formuladas pela diretoria da entidade e perguntas do público que acompanhou a plenária no Centro Empresarial.
Os dois candidatos ressaltaram a importância da representação regional em Brasília, como forma de buscar recursos para obras fundamentais ao desenvolvimento de Jaraguá do Sul e municípios do Vale do Itapocu. Contar com uma base parlamentar que articule junto aos governos estadual e federal, assinalaram Carlos Chiodini e Leandro Schmöckel Gonçalves, pode mudar um quadro atual em que a região se ressente de investimentos na atenção a demandas em infraestrutura, saúde e educação, principalmente.
Carlos Chiodini lembrou que na condição de deputado estadual ou como secretário de estado buscou mais retorno ao município. Citou realizações, por meio de recursos obtidos com o mandato na Assembleia Legislativa, ou na função de secretário de Desenvolvimento Econômico. Segundo ele, o trabalho foi centrado na busca de mais facilidades ao empreendedorismo e no estímulo à inovação, visando a desburocratização de processos para a implantação de novas empresas, e na manutenção de negócios já existentes. Como deputado federal, ele quer ser interlocutor para viabilizar recursos para a região seja com as emendas parlamentares, ou junto a ministérios e no acompanhamento a projetos dos municípios junto ao governo federal. Uma das prioridades será a aceleração do projeto duplicação da BR-280, que segundo Chiodini demandará uma assessoria no gabinete do parlamentar especificamente para tratar deste assunto. Também defendeu como imprescindíveis à aprovação de reformas como a tributária e da Previdência, principalmente.
Leandro Schmöckel Gonçalves lembrou da trajetória no movimento associativista empresarial e disse que estreia na política para tentar mudar um quadro que segundo ele só tem prejudicado o País. Ex-presidente da APEVI e membro da Câmara de Assuntos de Logística da FIESC, Leandro disse que a gestão fiscal e a ampliação do Simples Nacional, além da desburocratização e da aprovação de reformas como a tributária e previdenciária. Lembrou que o partido enfatiza como principal proposta o enxugamento da máquina pública e a revisão do pacto federativo, assegurando que os recursos arrecadados permanecem em maior volume nos municípios em demandas na mobilidade, saneamento, segurança pública, saúde e educação. A duplicação da BR-280 também será uma prioridade do trabalho parlamentar, caso eleito, com acompanhamento direto nos órgãos federais, disse Leandro.
Ao final da apresentação dos candidatos, a diretoria da ACIJS fez a entrega de documento com pleitos da região.
>>> Confira a apresentação na íntegra no canal da ACIJS no Youtube acessando https://youtu.be/539UoT1s5lU