O secretário da Fazenda, Paulo Eli, participará na plenária da ACIJS-APEVI no próximo dia 16 (segunda-feira), quando fará um relato da situação financeira de Santa Catarina e falará sobre as ações do Governo do Estado para o equilíbrio econômico.
Recentemente, o secretário apresentou na Assembleia Legislativa dados da situação do Estado, referente ao terceiro quadrimestre de 2017 e ao primeiro quadrimestre de 2018. O secretário disse na audiência que no ano passado a receita bruta arrecadada ficou cerca de R$ 800 milhões abaixo do projetado.
No comando da Secretaria da Fazenda desde fevereiro, o secretário tem alertado sobre a situação financeira do Estado, ressaltando a busca de arrecadação como forma de reequilibrar as contas públicas. Conforme o secretário, a economia catarinense em 2017 é inferior a de 2014, em função da recessão econômica que atinge o Brasil nos anos 2015, 2016 e 2017.
Por outro lado, enquanto a receita cai em comparação à inflação, as despesas têm aumentado, exigindo esforço para a busca de mais recursos capazes de conter o déficit e colocar as contas em dia.
Recentemente, o governador Eduardo Pinho Moreira sancionou lei que autoriza o empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de US$ 50 milhões para o Projeto de Modernização da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial da Administração Estadual (Profisco 2). O investimento será utilizado, ao longo de cinco anos, em ações voltadas à melhoria da gestão fiscal e qualificação do gasto público.
A reunião semanal da ACIJS e APEVI ocorre no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, às 18 horas, e é aberta à participação de empresários, executivos, profissionais de todas as áreas e ao público em geral, com acesso gratuito. Informações pelo telefone (47) 3275-7027 e pelo e-mail [email protected].